Eu cresci comendo curau, canjica, paçoca, bolo de bagaço de milho, tudo que minha mãe fazia em casa.
Algumas delas consigo fazer, outras, só a recordação do sabor é que ficou. Nunca consigo acertar a receita e nunca fica com o mesmo sabor .
Mas o curau eu sempre acerto. A questão é que fazer curau para poucas pessoas é um pouco complicado, porque dá um certo trabalho. Mas se a safra de milho estiver boa, vale a pena o esforço.
Para essa receita precisamos de milhos mais maduros, ou seja que estejam um pouco mais duros, aqueles bem novinhos não servem porque não tem muito amido. E sem amido, não dá ponto.
Para quatro potinhos desse tamanho eu uso 2 espigas de milho médias, descascadas, limpas,
( sem nenhum cabelinho) e tiradas da espiga, minha mãe ralava no ralo grosso, depois espremia num pano alvejado e tirava apenas o leite do milho ( acho que isso também faz do curau dela o curau perfeito)
Mas ''nóis'' é moderna e nem tem braço para ralar milho, srsrrsrs (talvez se ralássemos milho, não precisaríamos fazer exercícios para os braços) então coloco os grãos no liquidificador com meio litro de leite e 4 colheres de sopa de açúcar (açúcar à gosto)
Bato e depois coou com uma peneira fina, levo ao fogo baixo, numa panela de fundo grosso, e vou mexendo constantemente até que fique bem espesso e sem gosto de cru.
Pode ser servido quente ou gelado, mas não tem nada mais "comfort food'' que um curau fumegante num dia friozinho, ai, ai..., ah, e o meu, sem canela.
E você , gosta de curau ?
Bjus 1000
Lia
Eu adoro curau. O melhor das minhas lembranças é o de uma vizinha no Rio de Janeiro. Sempre que fazia mandava pra nós! beijos, tudo de bom,chica
ResponderExcluirAspeto delicioso
ResponderExcluir.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Eu também cresci comendo curau, canjica, paçoca, bolo de bagaço de milho, tudo que minha mãe e pai faziam.
ResponderExcluirO curau faço até hoje!
Delícias!!!!
bj