Pãozinho de inhame, sem glúten, sem lactose - O tacho da Pepa

24 de fevereiro de 2019

Pãozinho de inhame, sem glúten, sem lactose


Eu poderia ser safadínea e chamar esse pãozinho de "falso pão de queijo" ou "pão de queijo sem queijo" ? Poderia !

Mas é irritante você chegar cheia das expectativas e pá... se decepcionar né ?

Por isso já chego dando a real. É pão de inhame , que parece pão de queijo, mas não vai queijo nem leite. E que fica uma delicinha.

Porque ando numa moda sem glúten e sem lactose ?

Sei lá, acho que com a idade os gostos vão mudando. ''Antigamenty'', eu era louca por café com leite. Amava mesmo. Hoje em dia não tomo mais leite. Ás vezes tomo café com chantilly, mas leite, puro não tomo mais.

Do café ainda não abri mão, ainda gosto muitoooo. Quanto ao pão, se você olhar postagens mais antigas vai ver que já fiz pão de todo jeito, sou inclusive formada em panificação, mas hoje em dia, é bem raro sair pão do meu forninho.

Acho que fiquei ainda mais imediatista, tenho pressa... não me agrada a espera do crescimento do  pão... quero pra já, se for possível pra ontem ! rrsrsrsrrs

E esse pãozinho obedece a esse novo estilo, é fazer, colocar no forno e pronto. Pãozinho crocante, delicinha e zero esforço... sei lá, acho que tô ficando mesmo avessa á cozinha... pelo menos ás longas preparações ...

Pão de Inhame Sem glúten e sem lactose

250 g de inhame cru picado
125 g de polvilho azedo
125 g de polvilho doce
1 colher (chá) de sal
3 colheres (chá) de açúcar
2 ovos
1/4 de xícara de óleo

Misture os polvilhos, o sal e o açúcar. Cozinhe o inhame até ficar bem macio, esprema sobre o polvilho e misture formando uma farofinha, deixe esfriar um pouquinho e adicione os ovos e o óleo. Misture bem, modele os pãezinhos e  coloque em assadeira forrada com papel manteiga. Leve para assar até dourar e pronto .

Pode ser congelado.

Fácil né ? Se você quiser, pode acrescentar um pouco de queijo ralado, daí pode chamar seu pão de inhame de pão de queijo !!! rrsrsrrsrsrs


Bjus 1000

5 comentários

  1. Delicinha! Ia dizer que pode colocar um "tiquin" de queijo, mas vc já disse. Eu fico "dmbirrada" com receitas de "pão de queijo" ou de "macarrão" que não são nada daquilo. "Macarrão" de abobrinha", por exemplo, seria "abobrinha ao molho" e só. rs Vou fazer esse pãozinho e vou trocar o óleo por manteiga derretida. "Garrei" ranço de óleo tb. Daqui a pouco,vamos ter que reinventar receitas antigas com ingredientes mais saudáveis.Mas tá chato isso, a cada dia descobrir que o que se comeu a vida inteira agora é "veneno". (Saí do assunto, né? rsrs). Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Só de olhar a imagem, já me dá água na boca!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz está receita, é muito fácil, e fica uma delícia 😋😋. Amei 💖😍

    ResponderExcluir
  4. Olá boa tarde !
    Vou salvar a receita e fazer , mas por favor pode passar as medidas em xícaras ou colher .

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.