Curau de milho verde - O tacho da Pepa

3 de maio de 2022

Curau de milho verde


Eu cresci comendo curau, canjica, paçoca, bolo de bagaço de milho, tudo que minha mãe fazia em casa.

Algumas delas consigo fazer, outras, só a recordação do sabor é que ficou. Nunca consigo acertar a receita e nunca fica com o mesmo sabor .

Mas o curau eu sempre acerto. A questão é que fazer curau para poucas pessoas é um pouco complicado, porque dá um certo trabalho. Mas se a safra de milho estiver boa, vale a pena o esforço.

Para essa receita precisamos de milhos mais maduros, ou seja que estejam um pouco mais duros, aqueles bem novinhos não servem porque não tem muito amido. E sem amido, não dá ponto.

Para quatro potinhos desse tamanho eu uso 2 espigas de milho médias, descascadas, limpas, 
( sem nenhum cabelinho)  e tiradas da espiga, minha mãe ralava no ralo grosso, depois espremia  num pano alvejado e tirava apenas o leite do milho ( acho que isso também faz do curau dela o curau perfeito)

Mas ''nóis'' é moderna e nem tem braço para ralar milho, srsrrsrs (talvez se ralássemos milho, não precisaríamos fazer exercícios para os braços) então coloco os grãos no liquidificador com meio litro de leite e 4 colheres de sopa de açúcar (açúcar à gosto)

Bato e depois coou com uma peneira fina, levo ao fogo baixo, numa panela de fundo grosso, e vou mexendo constantemente até que fique bem espesso e sem gosto de cru.

Pode ser servido quente ou gelado, mas não tem nada mais "comfort food'' que um curau fumegante num dia friozinho, ai, ai..., ah, e o meu, sem canela.

E você , gosta de curau ?

Bjus 1000

Lia


3 comentários

  1. Eu adoro curau. O melhor das minhas lembranças é o de uma vizinha no Rio de Janeiro. Sempre que fazia mandava pra nós! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Eu também cresci comendo curau, canjica, paçoca, bolo de bagaço de milho, tudo que minha mãe e pai faziam.
    O curau faço até hoje!
    Delícias!!!!


    bj

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.