Por que as amizades acabam ? - O tacho da Pepa

8 de abril de 2018

Por que as amizades acabam ?


Outro dia a Lúcia Soares, postou esse quadrinho no face ! E ele me fez pensar !

Eu adoro quando alguma postagem me faz pensar. Adoro quando fico matutando sobre algum assunto muitos dias. Eu aprendo ! E aprendizado não ocupa espaço.

Mas, acho que é simplista jogar a carga em Deus. Se fosse assim, casamentos fadados ao sucesso absoluto não acabariam ! E não existe maior amizade do que de um casal, afinal, muito provavelmente esse casal antes de se relacionar sexualmente , eram bons amigos !

A gente tem mania de achar que tudo tem que ser eterno . Claro, se for uma coisa boa. Ninguém quer que uma coisa ruim dure para sempre, rsrsrsrs

Mas não existe nada eterno. 

Muito menos uma amizade .

Sim, existem amizades que perduram por uma vida, mas em quantos dedos da mão você pode contar quantas são ?

E por que ? Por que as amizades acabam ? Se era tão próxima, com tantas afinidades ?

Porque amizade é um trem difícil de manter.

Porque cada ser humano é diferente, porque temos nossos gostos e prioridades, porque em determinado momento da vida, aquela pessoa era mesmo alguém insubstituível. 

Mas o tempo passa, as prioridades mudam e pá ! O que aconteceu com aquela amizade, o que aconteceu com a afinidade ? O que aconteceu com aquelas horas de conversas ? De uma hora pra outra, sem nenhum motivo aparente, acaba... primeiro há um distanciamento e depois, puf  ! Acaba de vez.

Amizades para serem mantidas precisam de cuidados mútuos. Não existe isso de só um 
" regar a plantinha", porque se um dia ele esquecer, a planta vai morrer.

E quem principalmente em tempos internéticos quer se dedicar a uma plantinha só ?
Com tantas "mudinhas" novas brotando o tempo todo ? E são tão interessantes, tão cheias de seiva nova, com tanto pra ensinar... 

Ahhhhhhhhh, mas dá pra ter um milhão de amigos e se dedicar a todos igualmente ! Tsc, Tsc, tsc... você não acredita nisso sinceramente, até porque não é uma verdade.
Pra se manter um relacionamento é preciso convivência, é preciso respeito, é preciso paciência, e é preciso diálogo. E convenhamos ? Quem tem disposição pra bater papo, manter intimidade com um milhão de pessoas ? rsrsrsrsr

Quantas vezes a gente pisa na bola com o "amigo" e acha que ele "precisa'' entender nosso ponto de vista, mesmo que a gente não dê a menor explicação ? 

Antigamente, a gente pensava pra falar. Tomava cuidado com as "indiretas" respeitava a opinião alheia, hoje em dia, quase ninguém se preocupa quando faz uma postagem nas redes sociais. Será que se eu postar isso, meu amigo não se chatearia ?

Não... ele vai me entender. E se for meu amigo mesmo, sabe que eu tenho razão.

A gente pode até ter razão. Mas como será que aquele "compartilhamento" vai encontrar meu amigo. Será que naquele dia ele está bem, será que ele não vai levar pro lado pessoal ?

Amizade é cuidado mútuo. Cuidar dos sentimentos do outro . 

Ainnnnnnnnnnnnn, só faltava essa !! Mimimi até pelo que eu escrevo ?

Talvez. E talvez, pra você aquele amigo não era assim tão importante. Você nem pensou nele antes de postar a "sua" verdade !

Hoje em dia, amizade é uma coisa muito banalizada. A gente encontra com alguém, tem algumas afinidades e pronto ! Best Friend Forever ! Pense antes das redes sociais ( e aqui não estou falando com adolescentes que nem sabem que existia vida antes da internet, srrsrsrs) quantos amigos você tinha ? Amigo, amigo, amigooooo... eu posso contar nos dedos de uma mão só. Agora, conhecido... vixe ! Eu tenho um milhão, mas não espero que ele esteja disposto quando eu precisar, não espero que ele me entenda quando estiver num dia mal. Não espero que ele me procure quando eu não for até ele. É meu conhecido, posso gostar muito da pessoa, mas tenho que saber diferenciar amizade de afinidade.

As afinidades passam, porque a gente muda o tempo todo. Hoje eu penso de um jeito e simpatizo muito com quem pensa parecido. Mas amanhã, eu posso pensar diferente e aquela afinidade também vai acabar.

Antes eu achava que tinha algo errado comigo, afinal, tenho tão poucos amigos... poxa vida... hoje em dia vejo que tenho a quantidade que consigo manter, na rega diária da plantinha.
Amigos que quando eu falto na rega estão presentes para cobrir, que quando eu esqueço de adubar estão ali, pra dar aquele trato.

Amizade acaba ? Sim, quando só tem uma pessoa pra cuidar !

E não pense que estou me colocando na posição de "regadora" competente. Aposto que deixei muita plantinha morrer, porque faltei com meu compromisso de manter a "plantinha" viva !


Bom, isso é o que eu acho ! Mas me conta, o que você acha ?

Por que as amizades acabam ?

11 comentários

  1. Verdade! Amizade exige dedicação. Acho que quando a visão de mundo vai mudando as pessoas acabam se afastando mesmo. De repente não curtimos as mesmas coisas...não valorizamos as mesmas coisas e a amizade vai se apagando. Mas fico feliz em dizer que tenho aquelas amigas da época da adolescência e podemos ficar até anos sem nos ver e quando nos reencontramos é aquela grande festa e retomamos a conversa como se nada tivesse acontecido.

    ResponderExcluir
  2. Te entendo bem... Por vezes, acredito que na vida real, se morrer, nem terei os amigos necessários pro caixão carregar,rs... Exagero, mas é por ai a coisa! A amizade é uma via de duas mãos...Mas quando ela é de verdade, podemos passar um tempão e tudo segue igual...bjs, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  3. Acaba pq fisicamente nos mudamos pra longe, pq eu mudo, o outro as vezes nso muda e vice-versa. Sao tanto os motivos...e por conta daquilo que vc disse: ambos precisam regar a amizade. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Post ótimo, põe a gente para pensar! Eu tenho poucos amigos.
    Ao longo do tempo a gente vai mudando, muitas vezes as circunstâncias da vida nos afastam. A amizade precisa ser regada. E a máxima de Jesus ajuda muito na manutenção dessa amizade: Não faça para os outros, aquilo que você não quer para você. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ahh, amizades...Já tive muitas, que desapareceram. Outras chegam na hora certa. Para cada relacionamento, somos únicos. Jamais seremos iguais para todos, como também cada pessoa é única para nós. Buscamos coisas diferentes, para cada momento da vida e achamos nossos iguais. Há também muita decepção, se você começar a cair, a maioria some...Me mantenho grata pelas pessoas que cruzaram meu caminho e deixo ir quem não quer mais ficar... É como um casamento de ideias, de pensamentos, de preferências, depende de envolvimento mútuo, para continuar dando certo.
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  6. Oi Pepa! Tentando resumir, penso que além das mudanças decorrentes do amadurecimento e de cada caminho seguido, diria que é a informação que temos um do outro nas redes sociais. Antes nos encontrávamos e falávamos de amores, dos passeios, do trabalho, da escola...Hoje fala-se de tudo o tempo todo e não tem como agradar a todos a não ser que a pessoa escolha ser passiva e não se expressar.
    Como a maioria julga e adjetiva ao invés de argumentar acabamos nos sentindo ofendidos, acho que não é muito maturo, parece aquela coisa de criança: bobão, burro, imbecil, vou contar pra sua mãe, to de mal, eu tenho vc não tem, baleia, quatro olhos e por aí vai, só que em "boca" adultas.
    Passei por isso esses dias com esse lance da prisão do Lula, de certa forma umas distâncias se tornaram reais, mesmo vindo de amigos de coração eu me senti ofendida.
    As piadinhas de mal gosto também me incomodam e causa um desgosto na "amizade".
    Diga-se cada um a sua verdade, mas com argumentos e não xingamentos.
    Boa semana, abraço!

    ResponderExcluir
  7. Meu problema, Lia, é que me doo de verdade. De querer encontrar, de receber como hóspede, de aproveitar uma viagem num lugar e "dar uma chegadinha" mais perto para me encontrar. Claro que não são todas as "amizades" do Facebook ou do blog. Mas quando acontece de "perder" a amizade de alguém que era importante, dói de verdade.Há pessoas que você sabe que são apenas seguidoras, simpatizantes, digamos. Maa há outras que você recebe com o coração. E, como na vida real, sente quando acaba. Amizade, amizade mesmo, é uma forma do amor. Se é de verdade, nenhuma tempestade acaba com ela. Beijo. (Posso nunca conhecê-la pessoalmente, nem a Virgínia, mas sempre estarão no meu coração. Eu faço asssm: se algo me incomoda, no que li, vou in box e pergunto. Mas simplesmente sair, "sumir" da pessoa, ainda não o fiz).

    ResponderExcluir
  8. este firefox que trava tudo, engoliu meu comentario... sniffff

    Queridas amigas, tenho amigos desde os 5 anos e é um eterno querer bem.
    Lamentavelmente, as amizades feitas entre 2002/2007, período do inicio da infancia de minha filha, mostraram como muitas pessoas são de fato (interesseiras) mas apesar disso, o destino me reacendeu dezenas de amigos de minha propria infancia, adolescencia e inicio de vida adulta. Estas foram feitas de fraternidade, admiração, não de vidro nem areia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Lia, bt!
    Se amizade na vida real já é difícil de encontrar, imagina na virtual. Quem tem uma boa amizade tem que guardar como um verdadeiro tesouro. Quem não conserva uma boa amizade na minha opinião não faz falta nenhuma. Amizade verdadeira tem que ser bilateral e na maioria das vezes falsos amigos acham que o vínculo é unilateral. Xô falsos amigos! kk
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  10. Tb não coloco a culpa em Deus... acho que vc está certa... é preciso cuidado e continuidade na rega... e os dois lados têm que se preocupar com isso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Um dia, uma psicóloga muito boa; Maria Rafart, disse q um estudo em algum lugar do mundo(não lembro) que as amizades mudam a cada sete anos. Pensei pensei... Na verdade mudamos nosso padrão de "ser" o tempo todo, nossos amigas tbm. Kkkk

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.