Você é invejoso... e eu também... - O tacho da Pepa

10 de maio de 2016

Você é invejoso... e eu também...


Sempre que a gente olha o Instagram, Face , Snap fica imaginando que a vida daquelas pessoas é perfeita.

Claro que sempre olhamos para aquelas fotos lindas, aqueles textos inspiradores e ficamos achando a nossa vida um tremendo tédio ...



Principalmente quando insistimos em seguir pessoas que são totalmente diferentes da gente.

Antes eu achava que seria um incentivo pra eu mudar coisas que eu realmente acho que precisam ser mudadas.

Mas percebi que aquilo estava fazendo um efeito contrário... ao invés de admirar e tentar ficar "parecido" ou me inspirar naquela pessoa, estava brotando dentro de mim um sentimento de inveja...

Tinha dias que eu abria o IG e a ramela ainda estava quentinha no meu olho e a "miga" já tinha feito a faxina completa na casa... ( e isso antes das 7 da manhã -só pra efeito de justificativa, rsrsr)

Outra já tinha feito sua corrida matinal, e estava batendo um bolinho para o café da 
manhã ... justo naquele dia que eu ficaria de pijama o dia todinho se isso me fosse possível...

E além de sentir uma pontada de inveja, ainda me sentia deprimida. Porque pensava :

- Caramba,  tudo na vida da fulana é tão perfeito... como pode a minha vida ser tão chata ?



Até que um dia recebi um inbox que dizia : (vou escrever mais ou menos, porque lembro do conteúdo, mas não tenho mais o inbox)

 "Querida Pepa, sempre que abro seu IG ou o face fico aqui pensando em como você consegue fazer tanta coisa , tudo num dia... eu mal consigo levantar da cama, colocar as crianças na perua e dar um tapa na casa... ás vezes sinto uma invejinha da sua disposição, mas não se preocupe é inveja boa."

Daí eu percebi que esse sentimento não era só meu ( a inveja) e que não era preciso que a pessoa invejada em questão fosse alguém famoso . (porque quem sou eu na fila do pão ?)

Mas que era um sentimento destrutivo e baseado em fatos irreais. Sim eu posto coisas do meu dia a dia (e quem me acompanha de perto, deve ter percebido que diminuí bastante a frequência...) das coisas que faço, mas aquilo não é a minha vida !

Sabe as 24 horas ? A rede social se resume a quanto dessas 24 horas ? 

Sim eu faço muita coisa, mas tem dia que ele se resume a apenas o trabalho básico. Tem dia que sinto essa mesma " invejinha boa" da amiga do inbox...

Mas que no fim do dia se traduz numa inveja amarga. Inveja de meu dia ter passado e eu apenas vi ele passar... enquanto a amiga do IG/Face/ snap fez tanta coisa diferente.

Por isso tomei a decisão de deixar esses perfis de lado. Não estavam me inspirando, muito pelo contrário. Eu estava me tornando uma pessoa amargurada.

Pois enquanto perdia meu tempo "invejando" eu não dava curso á minha vida.

Pode parecer coisa daqueles livrinhos de autoajuda mas gente, funcionou !

Hoje eu dou valor ao que faço. Ainda que seja o the basic. Tudo bem, eu tenho um ritmo. Não preciso competir com ninguém. Já basta a pressão do trabalho, dos problemas diários. Pra que eu preciso deitar na minha cama e me sentir péssima porque não malhei/fiz as unhas/ hidratei os cachos/ aprendi uma nova receita/ dei banho no cachorro/ pintei a casa/ escalei uma montanha ?

Realmente é desnecessário. Todo mundo tem muitos problemas. Todo mundo rala muito pra conseguir as coisas, todo mundo tem seus dias de desânimo. E não dá pra viver sentindo inveja branca... nem preta, nem azul, nem amarela... inveja corrói, inveja faz mal...

Muito mais a quem sente ! Posso te garantir !

Ufa desabafei ! srsrrs... fazia tempo que queria escrever esse post, mas como ainda não estava curada desse sentimento "invejistico" achei melhor não arriscar, afinal é bem fácil escrever um post quando a realidade é outra.

Mas deixar de seguir "perfis inspiradores" realmente fez toda a diferença !



Agora me contaaaaaaaaa !!!! O que você faz para se livrar desse sentimento encardido ?

Bjus 1000 e uma ótima semana

24 comentários

  1. Oi Lia!
    Desde muito cedo eu aprendi que cada um tem seu limite e que não adianta um querer alcançar ou criticar o limite do outro. Isso também meu pai me passou em todos os sentidos da vida. Talvez por isso eu não tenha esse sentimento em um grau mais profundo, mas aquela invejinha que dizem ser do bem (só que não kkk) eu acho que é própria do ser humano. Acho também que essa não vai contar na balança na hora do ajuste de contas lá em cima ne não? kkk
    Bjsss amiga e bjssss p/VI

    ResponderExcluir
  2. Oi boa tarde Pepa e Vi estava agora no meio da confecção de uma cortina e resolvi parar e ler alguma coisa. Hoje é um daqueles dias que tem tudo para dar errado minha nora não veio porque meu netinho está com febre ( a nora trabalha comigo na confecção das cortinas) meu filho que anda comigo e instala as cortinas foi resolver um problema numa cortina externa e está lá a manhã toda e vai ficar a tarde toda.
    Resumo da história o telefone tocou a manhã toda e agora estou aqui terminando a cortina que era para ser entrego hoje à tarde.
    Com o tempo consegui não me culpar por não conseguir fazer tudo que tenho planejado e por não poder parar e fazer aquele bolo para tomar com chá. Aprendi ao final do dia explicar aos clientes que não consegui terminar e remarcar as entregas e de parar no meio da tarde como hoje simplesmente para ler um post das amigas e está parada faz com que quando volto a trabalhar tudo ande mais rápido e funciona melhor. Por este motivo parei de ter está inveginha por não estar tudo como vitrine ou cena de novela.
    Beijos amigas do coração Eliane Lima

    ResponderExcluir
  3. Oi boa tarde Pepa e Vi estava agora no meio da confecção de uma cortina e resolvi parar e ler alguma coisa. Hoje é um daqueles dias que tem tudo para dar errado minha nora não veio porque meu netinho está com febre ( a nora trabalha comigo na confecção das cortinas) meu filho que anda comigo e instala as cortinas foi resolver um problema numa cortina externa e está lá a manhã toda e vai ficar a tarde toda.
    Resumo da história o telefone tocou a manhã toda e agora estou aqui terminando a cortina que era para ser entrego hoje à tarde.
    Com o tempo consegui não me culpar por não conseguir fazer tudo que tenho planejado e por não poder parar e fazer aquele bolo para tomar com chá. Aprendi ao final do dia explicar aos clientes que não consegui terminar e remarcar as entregas e de parar no meio da tarde como hoje simplesmente para ler um post das amigas e está parada faz com que quando volto a trabalhar tudo ande mais rápido e funciona melhor. Por este motivo parei de ter está inveginha por não estar tudo como vitrine ou cena de novela.
    Beijos amigas do coração Eliane Lima

    ResponderExcluir
  4. É triste admitir, mas eu sinto essa coisa horrivel. Pior que não é só nas redes sociais, porque lá quase nem vejo nada de "inspirador" de verdade, mas as vezes os colegas, pessoas da família, enfim, quando vejo relatos das vidas das pessoas parece que todo mundo consegue ser mais produtivo, ter mais visão de futuro. Mas sei quem nem sempre isso é verdade, porém ainda não consegui me livrar disso. Muito bom seu post. beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Pepa !

    Ufa, tirei um "pesinho dos ombros" ! Gente eu pensei que só eu tivesse esse sentimento de frustração por não conseguir fazer 501 coisas num dia só e ainda estar bela e cheirosa para fazer um post! rsrsrs
    Olha, não sei se era inveja, ainda que boa, mas nunca consegui entender porque que o meu tempo não rendia igual...a pessoa leva filho na escola, faz compras, faz almoço, leva cão pra passear, faz aula de artesanato, toma chopinho com as amigas, tudo isso ainda passando um batom e fazendo as unhas...ui e eu não chegava nem perto! Me sentia tão lerda! A pausa que andei dando não foi por causa disso, fui diminuindo meu ritmo "no geral", porque a rede social "me pega" e come meu tempo todo...já comentei antes...e olha que não tenho instagram, snap e outras, senão...já viu!
    Mas existe o lado bom de ver as pessoas com aquele "pique' de fazer bastante coisas (tipo as irmãs Agio, conhece?), dá um gás na gente, E dá fome também, porque é cada coisa gostosa...

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  6. Olha amiga ,vou te contar e não vás acreditar eu sinto inveja de mim mesma ,sério!!!
    Mas a tempos atrás ,menina quando meus filhos eram menores eu fazia meu dia render ,era faxina ,fazia bolo ,pão ,almoço ,as amiguinhas vinham aqui em casa a tarde e sempre tinha aquele café legal ,a roupa não rolava para ser passada ,uiiii rendia muito
    Agora fuein fuein fuein ,nem inveja sinto desse povo que faz o dia parecer o céu kkkkk tudo prontinho ,lindinho e ainda fotografado ,que nada foi-se o tempo ,agora só observo ,vou limpando o caminho da procissão e já tá muito bom rsrsrs
    Mas te digo eu era uma máquina ,agora sou só uma pessoa normal
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Acredite que a única inveja é mesmo dos encontros de pertinho, dos abraços sem fim e das risadas que deram juntas. Amiga, inveja não me pega de jeito nenhum, rsrs...Tem aquele ditado : por dentro pão bolorento, rsrs Tem muita gente assim, que vive de aparência...Sou mais velhinha, então já passei a peneira faz tempo!
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  8. Depende o dia bate inveja sim, mas até nisso a idade ajuda a superar. Como nas redes sociais tudo é lindo e maravilhoso até o momento que você descobre que não é bem assim na vida real. Na sua vida e na dos outros. E assim, o que serve pra mim, não serve para o outro e vice-versa. Portanto, se começarmos a pensar que cada um é um, vivemos mais sossegada. Bjs meninas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Pepa
    Sensacional seu texto, olha você acertou na mosca, é isto mesmo.
    A título de ilustração vou te contar uma- acompanho uma blogueira daqui de Minas, socialite, chique, educada, simpática, sou fã dela. Um certo dia, eu estava meio deprê, fazendo almoço, de avental e touca na cabeça, resolvi dar uma paradinha e visitar o blog dela. Lá estava ela, linda, maravilhosa, de arrasar quarteirão, num evento muito chique, numa casa de novela. Eu me senti tão basiquinha, feinha, mal arrumada, e coloquei todo este meu sentimento negativo no comentário. Olha, a reação dela foi tão espetacular, bacana, de me botar pra cima, que não era pra me sentir deste jeito, disse que no blog ela só mostra o lado bom e bonito de sua vida, os perrengues, a parte difícil, ela prefere nunca falar neles com suas leitoras.
    Não sei se este fato tem muita relação com o que você desabafou, mas é o mais perto que me aconteceu, não chegava propriamente ser uma inveja, mas especificamente neste dia, que eu não estava bem, me pegou de jeito.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Na minha infância fui ensinada a dar valor ao que fazia e tinha, sem ter "inveja" de ninguém.
    E isso funciona até hoje.
    Não tenho inveja de nenhuma cor, eu sou eu, faço o que dá.
    Um dia estou elétrica e tudo funciona, noutro fico na preguiça e deixo para amanhã.
    E com o passar dos anos, enxergo mais ainda o que posso e o que não posso, sem me espelhar em ninguém.
    E assim vou vivendo, e feliz!
    Tem um sorteio no meu Blog (geralmente faço um por ano), você não quer dar uma olhadinha lá? Será no dia do meu niver ......
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi meninas, todo mundo tem inveja, sem exceção... Levará muito tempo para que esse sentimento seja transformado dentro de nós. A melhor forma para que essa lenta e gradativa transformação ocorra é admitindo que temos a inveja sim e buscando a humildade através de nossas atitudes.
    Cada um viver o que lhe cabe dando o devido e valioso valor é uma maneira sábia e muito coerente para transformar a inveja em altruísmo, generosidade, desapego.
    As redes sociais nunca são reais, as pessoas escrevem e postam o que querem e o que ilusoriamente idealizam, cabe a cada um saber distinguir o que verdadeiramente é necessário trazer para nossa vida e o que é fantasia e deve ser descartado.
    Você teve uma atitude muito humilde, admirável e correta... Admitir esse sentimento não é tarefa fácil e existem pessoas que passam uma vida inteira dizendo que não sentem inveja ou aquele absurdo básico: inveja branca, inveja boa. Inveja nunca é boa, como você disse, ela corrói e nos deixa amargurados. A caminhada é longa e as passadas são curtas, mas o primeiro passo foi dado, vamos viver e cuidar das nossas vidas, trazendo para dentro de nossos lares apenas o que for bom e proveitoso.
    Adoro vocês meninas, e olha, se te visse na fila da padaria, com certeza daria uma grito de alegria dizendo: Num credito!!!! Pepaaaa... Rsrsrsrsrs
    Beijinhos de carinho, fiquem com Deus. Lindo e verdadeiro dia para vocês.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Pepa querida! Adorei seu texto! Engraçado é que pensei que eu fosse a única a me sentir mal por ser tão lerda, tão imperfeita, tão desorganizada no meu dia-a-dia. Cheguei até a deixar de seguir um "ser perfeitíssimo" porque foi demais pra mim! É claro que ri muito quando fiz isso e, quer saber? A tal "perfeita" não fez falta nenhuma. Hoje só quero olhar o que é bonito e me inspire! Não consigo fazer aquele acabamento perfeito na costura? Não tem importância! Abençoada seja a amiga que consegue! Não consigo cozinhar como você nem fazer as coisas que a Vi faz? Não tem importância! Fico feliz por vocês serem como são e fazerem o que fazem! E, ainda por cima, nos inspiram e deixam nossos dias mais felizes! Adoro ver o que vocês fazem, ler o que vocês escrevem! Acho que consegui abolir a inveja do meu cardápio! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Aprendi cedo que td nas redes sociais é lindo ou quase tudo. Como porta de escola, os filhos são maravilhosos, notas boas são gritadas para todas ouvirem e as baixas escondidas de baixo do tapete. Assim vejo as redes sociais. Muito bom seu texto. Parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Pepinha...realmente tem umas pessoas que são super humanas...RS...tem outras que né irritam nas cobranças... Tipo vc tem que se posicionar (oi? E devo isso pra quem? Rs) outras só falam de Deus (não que eu não acredite...RS) outras só dos filhos, outras dos gatos, outras do cachorro...outras viajam tanto que eu invejo...e me sinto muito pobre...RS....enfim ... Tem muita coisa que eu invejo, acho chato. Crítico, julgo...e acho que vc tem toda razão... Deve-se mesmo deletar aquilo que ainda não controlamos e que nos traga qualquer tipo de sentimento destrutivo pra nós... Li e acho que faz muito sentido que pessoas que não tem Face são muito mais felizes...acho que por que elas não tem espelhos distorcidos...RS... Na verdade por em quanto acho que o ganho do Face é maior que as perdas (veja conheci VC e tanta gente querida que acrescentaram tanta coisa boa em minha vida...o que dizer da Eneida que me mandou meias... Amo vcs)....mas que eu tenho pensado no quanto o face e demais são uma bobeira ahhh estou...e tive vontade de deletar todo dia quase...rs....é uma vitrine e nela colocamos o que achamos de melhor. Mas nem sempre é... Viver aqui é complicado como viver a real...acho que até mais viu...bjs e fez a coisa certa ...deleto e deixo de seguir quem não me faz bem seja de que forma for...bjs amore

    ResponderExcluir
  15. Pepinha...realmente tem umas pessoas que são super humanas...RS...tem outras que né irritam nas cobranças... Tipo vc tem que se posicionar (oi? E devo isso pra quem? Rs) outras só falam de Deus (não que eu não acredite...RS) outras só dos filhos, outras dos gatos, outras do cachorro...outras viajam tanto que eu invejo...e me sinto muito pobre...RS....enfim ... Tem muita coisa que eu invejo, acho chato. Crítico, julgo...e acho que vc tem toda razão... Deve-se mesmo deletar aquilo que ainda não controlamos e que nos traga qualquer tipo de sentimento destrutivo pra nós... Li e acho que faz muito sentido que pessoas que não tem Face são muito mais felizes...acho que por que elas não tem espelhos distorcidos...RS... Na verdade por em quanto acho que o ganho do Face é maior que as perdas (veja conheci VC e tanta gente querida que acrescentaram tanta coisa boa em minha vida...o que dizer da Eneida que me mandou meias... Amo vcs)....mas que eu tenho pensado no quanto o face e demais são uma bobeira ahhh estou...e tive vontade de deletar todo dia quase...rs....é uma vitrine e nela colocamos o que achamos de melhor. Mas nem sempre é... Viver aqui é complicado como viver a real...acho que até mais viu...bjs e fez a coisa certa ...deleto e deixo de seguir quem não me faz bem seja de que forma for...bjs amore

    ResponderExcluir
  16. nossa super me identifiquei com seu post hahahahha, mas o que mais me deprime virtualmente falando Pepa é meu lado pobre mesmo, todos viajam, saem pra jantar fora, compram tudo de novidade pra suas casinhas me sinto tao pra baixo, sera que so eu to em crise??? é isso..algumas papudas ja deixei de seguir tbm me fez um bem danado amiga..bjosss adoro suas artes.

    ResponderExcluir
  17. Sabe que eu acho, todos tem ou já tiveram essa tal de inveja branca, preta, azul e etc, mas qdo se vai conhecendo melhor o blog ou a pessoa vai vendo que nem todas fazem o que postam , não são transparentes e isso tu notas de cara,sabe aquele ditado que família feliz só em porta retrato , é mais ou menos isso.
    Já fui caluniada por expor minha vida ou minha cirurgia no blog, mas é assim que sou tipo livro aberto ...quem gostar que me siga, já que meu blog é só para diversão e não para ganhar fama e nem dim-dim.
    Graças a Deus fiquei com uma turminha da paz por aqui! e adoro todas.

    e vamos vivendo sem dar bola para coisas e pessoas que não nos faz bem!

    abraços e adorei sua postagem

    ResponderExcluir
  18. ai como eu amooooo ler vcs viu , hj tô bem assim ,de pijama até agora(14:30) abafa kkkk e com uma invejaaa de quem acordou linda ,loura e maquiada kkkkkk só que não!!!
    inveja é uó né pepinha , sou muito traquila nesse sentido,mas confesso que queria ser rikaaa pra só ficar viajando e poder visitar vcs sempre !!! bjuss

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho inveja de fazer essas plaquinhas que a vcs fazem e eu não consigo kkkkkkkkkkk.... mas falando sério, taí uma coisa que meu pai sempre me ensinou, a inveja as vezes surge da comparação destrutiva com o outro, deixamos de enxergar nosso próprio eu e qualidade quando buscamos em demasia inspirações externas que acabam po aniquilar a inspiração natural que há em nós...li esse seu artigo hoje e me senti conversando com ele...rsrsrs ...adorei, é sempre muito bom passar por aqui...abraços!!

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho inveja de fazer essas plaquinhas que a vcs fazem e eu não consigo kkkkkkkkkkk.... mas falando sério, taí uma coisa que meu pai sempre me ensinou, a inveja as vezes surge da comparação destrutiva com o outro, deixamos de enxergar nosso próprio eu e qualidade quando buscamos em demasia inspirações externas que acabam po aniquilar a inspiração natural que há em nós...li esse seu artigo hoje e me senti conversando com ele...rsrsrs ...adorei, é sempre muito bom passar por aqui...abraços!!

    ResponderExcluir
  21. Pepa,

    Eu achava que não tinha esse sentimento horrível dentro de mim, até ler esse post.
    Nossa, como isso mexeu comigo. Acho que estou passando por essa fase.
    A parte que mexeu comigo foi logo no início, quando você comentou sobre as fotos.
    Fico babando com tanta foto perfeita e gostaria de fazer igual. Menina, eu sinto inveja também. Mas, vou tirar isso de mim rapidinho. Não é legal.
    É isso, ninguém é perfeito. Não sou perfeita. Vou me dar ao luxo de postar fotos com erros, desde que elas estejam transmitindo algo bom.
    Amei esse post. Abraços

    ResponderExcluir
  22. Nossa ,acho que esse sentimento rola com muita gente principalmente com esse mundo virtual,com o excesso de informações ,com as rotulações de padrões emfim é muita coisa pra digerir e muita cobrança.eu procuro me desconectar um pouco,isso me faz muito bem!Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Pepa! Invejar na Net é além de tudo uma furada, afinal não se sabe nem ao certo da veracidade do que poderia ser invejável. Não sei se é exatamente inveja, mas a competitividade está assustadora nas redes sociais. Penso que temos que nos sentirmos felizes é com nossas coisinhas no dia a dia, no ver o dia amanhecer, passar, deitar na cama quentinha, dormir...e acordar para mais um dia se tudo der certo. Temos que ser mais bicho pra sermos felizes, bicho não fica pensando no outros bichos, só é bicho.
    Adorei a reflexão, beijos!

    ResponderExcluir
  24. Eu nunca fui de sentir inveja, meus olhos não batem em nenhum lugar com esta sensação que faz diminuir. Contudo, eu tenho me afastado das redes por alguns motivos e um deles é quando vejo amigos que conheço de verdade, brinco "carne e osso", que se esqueceram de outros amigos, amigos estes que precisam muito de se distraírem, de contato humano. Então sabe, para o "faz de contas" estou dando lugar às leituras, musicas, caminhadas, o eu comigo mesma. Uma vida menos hipócrita.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.