Você confia em blogueira ?? - O tacho da Pepa

28 de junho de 2015

Você confia em blogueira ??



A semana que passou foi turbulenta em vários aspectos e na internet o bicho pegou literalmente... estava vendo a hora de alguém lançar um míssil e acabar com toda a população da terra, porque quem sabe assim todo mundo ficaria feliz, ou não... 

Mas quem acompanha redes sociais deve ter visto o burburinho em torno de blogueiras que usam seus espaços para divulgar produtos, marcas, remédios e afins ...

É certo, é errado ? 

Vamos por partes :

Eu particularmente gosto que publieditoriais sejam sinalizados, primeiro porque se eu ganho para falar bem de um produto, aquela pode não ser uma opinião totalmente isenta, concorda ?

Mas como assim ? Você ganha  ?

Sim,  muita gente ganha e quanto mais seguidores aquela blogueira tem, mais empresas vão se interessar por ela.

É errado ela ganhar para falar de um produto ?

Eu não acho, afinal se ela se esmera, faz um blog com qualidade, muitas pessoas gostam do que ela escreve, qual o mal  ela  receber pelo seu trabalho ?

Ai entra o título do post !

Você confia em blogueira ?

Se uma blogueira indicar um produto, você seria capaz de compra-lo sem pelo menos dar uma busca no Google para ver se aquele produto é tudo isso mesmo ?

Muita gente reclama :

- Aiii eu comprei um produto que a fulana indicou e estragou meu cabelo, ou usei a tinta que a beltrana falou e é uma porcaria...

Ai entra uma coisa que quase ninguém dá atenção : Credibilidade .

Houve um tempo que seriedade, credibilidade, reputação, nome eram garantias . A pessoa não tinha um tostão no bolso, mas tinha um nome respeitado, sua conduta era ilibada e isso lhe garantia crédito. 

Para muitas pessoas a quantidade de seguidores que um blogueiro tem, determina que tudo que ele disser é verdade absoluta. Ele é tipo um guru internético, se ele falou eu assino em baixo... 

Daí é lógico que a porcaria tá feita né ?

E justificar a minha preguiça de pensar, jogando a culpa na blogueira é quase assinar um atestado:

- Qualquer um me guia !

Blogueiras hoje são garotas propagandas. Ela recebe para falar de um produto (ou não, se você é assíduo em algum blog vai saber se aquilo é uma dica ou se é uma propaganda) e não há crime ai.

Ou será que alguém acha que Fátima Bernardes foi falar da salsicha Seara porque ela adoraaa e quis vir dar uma dicahh de amiga ?

Ai as pessoas dizem :

Mas e desde quando blogueiro é profissão ?

Desde quando as pessoas alçam ela a esse posto. 

Mas temos a nosso favor um cérebro ! E também uma conta bancária que não é igual a da blogueira que tem 1000 pares de sapato.

Você precisa ter tudo que a blogueira tem ? Se sim, seu problema não é a propaganda que ela faz... seu problema é compulsão.

Porque do jeito que as coisas caminham, vai chegar um dia que as propagandas terão que ser proibidas, porque as pessoas com transtornos sempre existirão.

Então, me conta você confia em blogueira ? Ou você coloca tudo na balança e analisa se você precisa mesmo daquele produto...

Bjus 1000 e uma semana linda prá todos !!




22 comentários

  1. Boa tarde pessoal concordo com você adorei o texto mas eu tenho minha opinião formada e qualquer propaganda eu testo primeiro beijos uma ótima semana Eliane Lima

    ResponderExcluir
  2. Sou blogueira por paixão e ganhar dinheiro com meu blogue é meu sonho, mas não falaria bem de um produto que não gosto por dinheiro nenhum, mas com a idade também vem a experiência, e sei que tem muitos blogs que infelizmente não podemos confiar, por isso quando vejo um publi que gosto minha primeira atitude é conferir no santo e professor Google, mas precisamos ter a consciência de pesquisar bastante antes e não confiar na primeira opinião, não é verdade?
    E analiso se realmente preciso daquele produto, pois dinheiro não dá em árvore, né????? kkk. bjs e até a próxima.
    Dicas, Truques e Segredinhos!

    ResponderExcluir
  3. Pepa,
    Os produtos que compro sao sempre artesanais. E, ate hoje nao tive problemas. Claro que a credibilidade conta, antes de comprar sempre pesquiso o trabalho que a blogueira artesa faz.
    Mas, nunca comprei produtos divulgados pelas blogueiras. Eu nao acho que tenha problema , elas ganharem com isso! Hoje, em dia tudo se questiona, nao eh verdade? Mas,no caso, que vc cita, eu analisaria se realmente precisaria daquele produto que me chamou atencao.
    Otimo post. Bjs e uma semana de paz!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Sou blogueira de coração e não de profissão, não vendo nada e não ganho dindin, só amizades!

    Leio muitas novidades, gosto de saber do que está rolando, pessoas, moda, maquiagem, culinária, sou uma observadora. Eu valorizo o artesanato, aprecio quem sabe fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Pessoalmente, não considere incorreto que se faça publicidade nos blogs, desde que tal seja expressamente indicado. No entanto, confesso que não tenho muita paciência para esses blogs que fazem muita publicidade.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi, bom dia! Adoro o blog e teus textos... não acho errado divulgar produtos em blogs... compra quem quer... eu sou uma observadora... gosto de ler as opiniões sobre os produtos; mas precisa saber filtrar as informações e ma maioria das vezes dá pra perceber quando a pessoa só divulga e quando acredita mesmo no produto... Acho chato quando isso vira o foco principal do blog...

    Bjokas....


    Pati
    Guaporé/RS

    ResponderExcluir
  7. Isso é muito complicado. Não vou por indicação (cada uma tem sua maneira de olhar/usar um produto).
    Não sou contra venda por blog, mas tem alguns que tem tanta propaganda que cansa.
    Dificilmente compro algo pela Internet. Estou na fase de "economizar" ao máximo (quero viajar rsrs).
    Tem muita gente que coloca produtos que nunca testou e diz maravilhas só para ganhar (em que sentido for).
    Sigo e amo muitas blogueiras que vendem produtos ou serviços e confio plenamente.
    Mas a febre de "mentiras" está forte demais.
    E olho vivo é preciso.
    Boa semana.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Pois é... meio que maria vai com as outras, né? Q coisa... e o pior é colocar a culpa nas blogueiras. Eu leio e analiso, sim. Muitas vezes fico só na vontade de adquirir as coisas, mas a maior parte eu faço testes, procuro diversas opiniões e por aí vai. Não dá pra confiar numa pessoa q está recebendo pra falar bem daquele produto... rs Daria se soubéssemos que a pessoa já recusou algum produto que não gostou. Ou que publicou informações tipo "o produto promete tal, tal e tal, mas meu tipo de cabelo/pele/blablabla não é compativel" Isso acontece? rs
    Já li sobre pessoas q recusaram falar de algum produto. Nessas da pra confiar! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Na realidade o que é bom para uns pode não ser tão bom para outros.
    Sempre procuro diversas opiniões nos blogs e sinceramente, gosto muito de ver a experiência das pessoas sobre alguns aspectos.
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito bem colocado o tema do post. Vejo muitas blogueiras falando "maravilhas" de produtos que aparentemente são bem comuns... Quando vejo alguma coisa que me interessa sempre consulto outras opiniões. Acho válido sim a pessoa ganhar para divulgar marcas, mas a credibilidade vem justamente quando se mostra a realidade. Conheço blogs que fazem a resenha ao pé da letra. Se gostou ou não do produto, e porquê. Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Não sou contra publieditoriais ou post pago. Existem blogueiras que os fazem aproveitando a boa fama do seu blog, mas nem sempre o produto foi testado adequadamente. Procuro sempre fazer algumas consultas sobre o produto, é relevante e mais adequado. Mas considero que as indicações são legais, pois dessa forma passamos a conhecer novos produtos. Se eu fizer uso de algum produto que me agrada muito posso indicá-lo, porque não? É isso que é legal. Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
  12. Oi Pepa, acho que perdi esse burburinho aí, mas o que não falta são burburinhos e turbilhões pelas redes sociais. Sou desconfiada por natureza, então observo muito porque esse lance de colocar a culpa nos outros é muito infantil para meu gosto.
    Acho válido a publicidade nos blogs, quem não gosta de dindim? Mas blogueira/o tem que ficar esperto na dosagem e qualidade...Quando se perde a mão e a essência do blog, a coisa fica chata e as pessoas vão saindo de fininho educadamente.
    Tem gente oportunista, sem caráter? Certamente, mas temos que ter os mesmos cuidados que temos no nosso dia a dia real, o virtual é só uma extensão...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. oi Pepa! Olha , eu estou como algumas amigas aqui, nem escutei o burburinho, mas eu sou um pouco receosa quanto a publicidade, seja em tv, rádio, blogs...Analiso muito e o que é bom pra alguém , não é necessariamente bom pra mim.
    Eu não raramente falo de algum produto e quando falo é de algo que gostei muito e pra mim foi o máximo de bom! Na verdade , eu sou desconfiada! rsrsrsrs
    Então tem que ser bem analisado e pensado .
    bjsssss meninas! Boa semana!
    Nina

    ResponderExcluir
  14. Pepa querida,
    Sou a favor da propagando de quem vende seu produto,mas quando se divulga produtos de terceiro,o
    cuidado se faz necessário e sempre pensando no ditado popular,quando se fala muito em algo se diz
    que sempre o santo desconfia rsrsrs!
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  15. Sou totalmente a favor das propagandas, se dissesse o contrario não poderia nem pensar em ser publicitária, porém como tudo na vida tem que ter equilíbrio e tem que ser feito com critérios. Acredito que sim, todos os posts devem ser sinalizados como propaganda, o leitor deve saber, seria como o intervalo comercial das novelas. Até mesmo as redes de TV tem critérios para falar de produtos, convenhamos que não são os mesmos, mas tem que ter alguma credibilidade para ter um comercial exibido. Jamais falaria de um produto que não gosto no blog, jamais indicaria algo por dinheiro, para eu falar sobre só se eu realmente usar ou gostar. Todas as blogueiras deveriam seguir por essa linha. Até porque que eu só compro se realmente estiver precisando e depois de muito pesquisar e quanto mais vejo a blogueira indicando, menos eu confio na indicação.
    Esse assunto de publicidade em blogs é muito recente e pouco estudado. Logo vão aparecer regras tanto para as empresas quanto para os blogs, já que atirar para todo lado não é lá uma estratégia muito digna.

    ResponderExcluir
  16. Oi Lia! Gosto quando o post já anuncia de cara que é um publieditorial. Leio as opiniões das blogueiras, mas confiar mesmo eu confio em poucas. Posso dizer que confio nas opiniões de vocês (Lia e Vi) e de mais umas oito ou nove blogueiras, pois sei que só falam do que testaram e conhecem para dar opiniões sinceras. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Nada contra!!!! Aliás sou a favor, pois marketing tem que ser feito mesmo, e porque não em algum blog? Mas eu só acho ruim quando a blogueira fica desmotivada com o blog e começa a colocar só os publieditoriais, ou seja, vamos supor que o blog dela é de faça você mesmo, com dicas e PAP's de artesanato, daí ela fica desmotivada, pára de fazer o que sempre fez daí começa a colocar só propaganda!!!! Ou outra coisa que acho chato é o blog é de decoração daí os publieditoriais são de outra coisa totalmente fora do contexto, tipo de produtos de maquiagem. Nada há ver!!! Os Publieditoriais como qualquer tipo de propaganda nunca me fizeram comprar, sou daquelas que só compro o que preciso, não compro por impulso ou pq outra pessoa usa e disse que é bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Pepa! Boa pergunta... não tenho nada contra as blogueiras marqueteiras, cada um se vira como pode, mas testo antes de comprar, pergunto a uma amiga e confio mais nas blogueiras "comuns" que postam coisas mais pessoais, tipo: fiz uma receita e usei o produto x e gostei... exemplo: Passei a comprar Nutella, depois de ver a Rosana (blog camomila rosa e alecrim) falar sobre do produto e não me arrependi, é uma delícia mesmo e vicia (kkkk)... Um lindo e abençoado início de Mês pra você.

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eita, tai um assunto interessante.
    Lá atrás, em 2007 quando comecei o blog, era só pra mostrar meu trabalho com bijouterias.... depois gostei tanto do assunto que criei outro só pra falar a vontade de assuntos diversos,e sempre que via algo interessante correia pra compartilhar... e foi assim que a Polishop me achou. Mas nunca ganhei nada pelas dicas, com exceção da propaganda que foi pra TV, neh???. Mas uma coisa que me deixa chateada e postarem receitas que não dão tao certo. Com a chegada do Facebook, ate ja deve ter compartilhado alguma dica (culinaria) que não funcionava direito, mas só vai pra blog receitas que eu mesma fiz e fotografei.
    Um beijo meninas....

    Marcia Gullo

    ResponderExcluir
  20. Vixe, assunto polêmico mesmo ! Confio naquelas que deixam claro que trata-se de propaganda, mesmo que o produto tenha sido testado e aprovado por ela, agora me irrita profundamente aquelas que se disfarçam de "amigas" para divulgar algum produto, tempos atras acompanhava diariamente um determinado blog, ajudando a divulgar e tudo mais, pois gostava da blogueira em questão, ate que relatei uma experiência desagradável,o prejuízo financeiro que tive, logo depois de ler ela recomendar um determinado produto (um site de vendas) e meu comentário ficou no vácuo, apenas os que estavam elogiando o produto eram imediatamente publicados, me senti traída pois não constava que era uma propaganda, corri o blog dela com os olhos mais atentos e cheguei a conclusão que era um cavalo de troia, um grande catalogo de produtos disfarçado de blog, me senti desrespeitada, nunca mais voltei a acessar e contei para todos que já havia recomendado o blog. E desculpe quem pensa em contrario mas para mim blogueiras e vlogueiros nunca foi e nunca sera profissão, entendo o poder das redes sociais, mas acho tudo muito efêmero, altamente descartável, nascem e morrem blogs e vlogs todos os dias, e com algumas exceções, acredito ser um grande engano pensar que aquilo ali substitui uma profissão.

    ResponderExcluir
  21. Vou sempre pela minha cabeça, mas confio plenamente nas receitas da Pepa, rsrs...Credibilidade, vocês tem!
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.