Croissant...até o nome dá água na boca - O tacho da Pepa

18 de novembro de 2014

Croissant...até o nome dá água na boca


Croissant é um dos meus pães prediletos... depois vem a baguete de chocolate, o panetone, a rosquinha...rssrs, bom vocês sabem que fermento é minha perdição  né ?

Agora que estou na moda do levain  e que tomei um "coro" dele no último finde, porque deu tudo errado e fiz tijolos ao invés de pães... e esses não deram nem para comer, de tão duros que ficaram...tive que enterrar duas fornadas de pão... é, porque pão eu não ponho no lixo, nem comida de nenhum tipo, aqui fazemos compostagem do nosso lixo orgânico... menos mal né ?

Mas voltando ao levain... ele é tinhoso, e eu achei que tava arrebentando quando acertei de primeira no panetone... daí fiquei cheia de marra e falei, pode vir levain de cana e de iogurte... fiz tudo no mesmo dia e só podia dar caca...acho que adiantei processos e pulei outros, enfim... 

Mas esse croissant é feito com fermento de padaria, que a gente compra no super... eu uso manteiga para folhar essa massa... primeiro porque manteiga deriva do leite e segundo porque margarina não é manteiga ponto final.

E nesse ponto super concordo com a Diacuy :


(clica no texto e veja a mais deliciosa torta de maçã forever )


Ele não fica igual ao de padaria, eu digo as folhas , porque geralmente se usa uma gordura para folhar, qua acaba não se incorporando à massa, por isso elas ficam tão separadinhas, mas garanto , o meu é muitoooooo melhor (eu, modesta, srsrrs)

Aprendi essa receita com o mestre Benjamim Abrahão, e foi por causa dele que me apaixonei pelos pães... e o Felipe, neto dele está no mesmo caminho comandando a rede... coisa léééénda de se ver !!!

A massa é neutra, e você pode colocar o recheio que quiser, eu coloco chocolate, porque né ? Se vamos enfiar o pé na jaca, que seja com gosto !!! srsrsr


Croissants - Benjamim Abrahão

        
500 g de farinha de trigo       
40 g de fermento para pão
1 colher de chá de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga
2 ovos
1 pitada de sal
½ copo de água (mais ou menos)

      Ingrediente para folhar

200 g de manteiga dividida em 2 partes

Modo de preparo: 

Coloque numa vasilha 50 g de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água, faça uma esponja e deixe-a descansar por uns 15 minutos coberta com um pano, após este descanso adicione o resto dos ingredientes da primeira parte e faça uma massa bem macia, deixe-a descansar por uns 20 minutos coberta com um pano. após este descanso polvilhe a mesa com farinha de trigo e coloque a massa. pegue um rolo estique a massa numa espessura de 1 centímetro aproximadamente, espalhe uma parte da manteiga sobre a massa e dobre-a em formato de um livro torne a laminá-la, passe a outra parte da manteiga e volte a dobrar em formato de livro. após tudo pronto, estique o 0 mais fino possível, corte a massa em formato de triângulos numa medida aproximadamente de 15 cm de largura por 21 cm de comprimento e enrole os croissants, coloque os em assadeira untada , pincele com ovos batidos e espere novamente o crescimento até quase atingir o seu dobro, após tudo pronto torne a pincelar com ovos e leve para assar em forno pré-aquecido. 

A receita é fácil, não tem como errar e fica perfeito...

Faz ai, e depois me conta se não é a oitava maravilha do mundo ?? (do seu mundo né ??)

Bjus 1000 e uma semana linda para todos 



19 comentários

  1. Manteiga é um milhão de vezes melhor que margarina e segundo pesquisas nosso organismo não consegue eliminar a gordura vegetal que ingerimos e gordura nada mais é que gordura vegetal. Faz temo que não compro margarina em casa, aqui é só manteiga, a receita fica com outro sabor, outra textura, tudo diferente.
    Eu tinha anotada essa receita do programa da Namaria Braga, adorava os pães do Benjamim, certeza que vou fazer, é só encontrar o chocolate pra rechear, sabe como é casa de boleira gorda, não tem chocolate que baste.
    Beijão pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Hoje fui na padaria e vi baguete ao levain. Lembrei na hora de vc, mas 46,00 o quilo do pão ao levain, acho caro, mas tb ó o trabalho que dá né? Compro de vez em quando.

    beijo e obrigada pelo link. Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Humm...que maravilha!! Crossaint é uma delícia e com essa imagem confesso que fiquei com vontade!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Aaai amiga.. deve ficar delicioso mesmo.
    Vou copiar a receita.
    Beijos.
    Rosana.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou louca por croissant que realmente tem nome provocante (para comer). No mercado Pão de Açucar do Leblon vende algo parecido feito por eles que é muito bom quando está fresquinho.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Pepa gosto d egente que não é modésquando realmente pode, como é o teu caso, dicaram lindos, olha tu é chic mesmo erra o levain como diz tu, mas é com catiguriaaaaa kkkk faz compostagem, muito bem...

    Olha tb sou louca por massas em geral é minha perdição, mas estou tão zoião, que desci o post parafazer o comentário e vi a foto acho que da receita anterior e não vejo a hora de ir la ver...aliás fui, quero doce as 07 da manhã.

    bj

    ResponderExcluir
  7. Pepa o que é isso que estou vendo logo cedo na tela do meu computador, depois de comer uma fatia de pão integral?? Nada contra os integrais... são saudáveis e tra lá lá... mas este croissant me fez suspirar profundamente, preciso fazer!! E quanto a manteiga, bem tenho uma bisavó francesa, não preciso falar mais nada né?
    Um lindo dia pra você!
    bjos
    Denise

    ResponderExcluir
  8. Jamais eu faria...acho muito difícil!Quando eu quero compro na lanchonete do Tuca, aqui na escola em que trabalho...é maravilhoso!bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Hummmmmmmmmmmmmm....nesse horário vendo isso, Meu Deus.... q. delícia...eu amo Pães!!!!
    E infelizmente não tenho mão para isso, aliás graças a Deus, senão o q. seria de mim?!?!?! hehehehe


    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  10. Hum que coisa mais fofa!!!!!! acho que vou tentar!! Um beijo da Eliane.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu AMO crossaints e fiquei com água na boca!!! bjs

    ResponderExcluir
  12. Pepa, eu também adoro tudo que é massa.... e tenho várias receitas do Benjamim Abraão.Esses croissant estão demais. Bjus no coração de vocês!

    ResponderExcluir
  13. Pepa querida
    Você tem razão,eu só de ver,minha boca ficou cheia de água!Isso que é mulher guerreira,não
    perde a batalha,pois soluciona qualquer erro,parabéns!!!Amiga lindona,amamos sua ida lá em
    casa,o seu espirito nos enche de alegria e amor.Obrigada de coração!!!
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  14. oi meninas vim matar a saudade e ficar babando com este post obrigada por compartilhar bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Pepa, concordo com você em relação a manteiga, principalmente em relação as massas, o sabor resultante é incomparável. Grande mestre Benjamim, dava gosto vê-lo "cuidando" da massa...
    Seus croissants estão lindos e com chocolate então...deve estar maravilhoso!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Ai, Pepa! Adoro teus pães! Já fiz algumas receitas tuas aqui do blog, vou copiar (e fazer) mais esta! Amo croissant!!! Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  17. Meu Jesus....o que fazer com suas comidas? Ainda bem que moro longe, bem longe....Mas já que o assunto é esse (COMIDA), não consigo engolir margarina de jeito algum. Sei que a tal manteiga é horrível para o colesterol, mas não tem jeito, é ela mesma que uso no dia a dia. (Entenda-se: passar no pão e não ficar inventando mil e uma receitas).
    Aliás, só para vc saber: amo pão também. Até o francês me diverte....kkk
    Bjs linda

    ResponderExcluir
  18. Aihnnn... comeria uns 10 agora mesmo!
    Que delícia deve ter ficado.
    E acompanhei a sua saga do levain no Insta... kkkkkkkkkk!
    Bjns
    ^^

    ResponderExcluir
  19. Isso deve tá muito bom! Sou fã de croissants!
    bjs Nina

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.