Tudo tem seu tempo determinado. - O tacho da Pepa

21 de agosto de 2014

Tudo tem seu tempo determinado.

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..

Queridas e queridos lá no livro de Eclesiastes tem uma passagem que muitos devem conhecer:


Pois então, quando chega inverno é tempo de podar as plantas (que necessitam de poda) para que elas venham crescer mais saudáveis , florir e frutificar.

E dizem que a melhor época para poda é na lua minguante.


E é isso que tenho feito nesses dias, dando uma geral nas plantinhas.

Gosto demais de manter esse contato com a natureza, o tempo passa rapidinho, fico meditando enquanto dou uma enxadada aqui, outra acolá.

Esse amor foi plantado dentro de mim por minha mãe, porque ela também era muito apaixonada pela natureza.

Minha mãe ensinou a gente a respeitar a natureza, tanto que aqueles trabalhos de escola que os professores mandavam  a gente fazer com borboletas e besouros (espeta-los no alfinete),


minha mãe nunca deixava a gente fazer, ela ia lá na escola falar com o professor , com o diretor e dizia, pode dar zero para meus filhos, mas eles não vão fazer esse tipo de experiência.

Mas enquanto uns se dedicam para preservar a natureza, outros destroem e por conta disso, a natureza esta mudando.

Por exemplo, há alguns anos a população de abelhas tem diminuído..


Talvez você pense, a Vi preocupada com abelhas, quando milhares de pessoas morrem de fome ou com alguma doença decorrente da miséria.

Pois é, esse pequeno inseto ajuda a aumentar a produção de alimentos, sua extinção, ou a diminuição da sua população causará problemas gravíssimos na produção de  alimentos no mundo.

Outro dia comprei um pé de manacá, acho as flores lindas.
Veio uma lagarta e começou a comer as folhas, em outra ocasião eu tiraria a lagarta do pé..


Mas eu pensei, quase não tenho visto lagartas e poucas borboletas e se a população de borboletas também esta diminuindo?

Conclusão: a lagarta comeu todas folhas e o pé de manacá morreu.

Fiquei triste quando algumas aranhas Néfilas que construíram suas teias na pitangueira foram alvo de algum pássaro predador.


Mas o pássaro também precisa se alimentar e com o desmatamento, poluição, uso de defensivos agrícolas, e etc. fica cada vez mais difícil encontrar alimentos, e muitas vezes o que resta é a aranha que nem fazia parte da alimentação do pássaro.

Sera que já não é tempo do homem entender que não pode viver sem respeitar e preservar a natureza?

Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e atenção..
 muitos beijos..
Meu carinho para vocês:
Tchau,Vi

24 comentários

  1. Equilíbrio e consciência foi o que vi ao ler essas tuas palavras! Adorei! Se todos assim pensassem! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o homem não enxerga dessa forma e vamos pagando um preço muito caro devido a falta de respeito com a natureza. Adorei quando você comentou sobre sua mãe e os trabalhos da escola. É isso aí, ela mandou bem! Se não estou enganada esse tipo de trabalho é proibido nos dias de hoje. Alguém com certeza teve consciência da gravidade que isso trazia para a natureza. Bjs e ótima quinta-feira.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vi, ando preocupada com esse desequilíbrio na natureza estabelecido pelo homem...vamos orar para que as pessoas tenham essa mesma consciência que você teve e tem diante da natureza!
    Muito lindo seu post! Também adoro mexer na terra e com as minhas plantas, é uma terapia maravilhosa!
    Beijos pra você e pra Pepa! Tenham um dia colorido!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi... Muito importante essas suas palavras, sou bióloga e como queria ver esse pensamento sendo replicado I infinitamente e a conscientização da humanidade sobre isso...

    ResponderExcluir
  5. VERDADE NÉ VI, A NATUREZA É TÃO SIMPLES E LINDA EM SEU RITMO E NÃO ENTENDEMOS,BJS!

    ResponderExcluir
  6. Que pena que nem todas as pessoas pensam assim ..........
    Esquecem que nossa vida depende da Natureza, aliás, somos parte da Natureza.
    Também cuido e fico triste e indignada quando vejo esses quadros com borboletas.
    Texto lindo.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vi o que eu mais gosto neste blog, é que além de divertido, artístico ele é um blog pensante sobre vários temas, gosto muito da maneira como vc conduz uma história consegue ser breve e eficaz, se eu fosse descrever tudo isso, nossa senhora segura o texto e talvez não ficasse explicito o que eu queria realmente dizer, claro que tudo isso se faz pelo seu talento, mas tb pelo conhecimento que sei que vc adquire com as leituras que faz.

    As pessoas precisam cuidar do mundo como um todo, ainda ontem falava com meu marido como tudo é ligado no ecossistema, pois agente estava falando sobre criação de boi, pois soube que ao ingerir pastagem, o estômago duplo do gado realiza uma fermentação digestiva que libera metano. O bicho, então, arrota.

    Solto na atmosfera, o inodoro gás apresenta um terrível problema: sua concentração agrava o efeito estufa., fiquei passada com esta informação! Ou seja muito boi no mundo faz e mal e isso é o homem já que fazemos inseminação, para aumentar a criação!
    Mais uma informação que eu aprendo aqui, não me esqueço da melancia quadrada!! E da cara de sem graça da parente quando sua mãe deu a informação e o marido dela confirmou! Kkk não me lembro se foi a banana ou a melancia! kkk

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Amo também esse contato com a terra,de vez em quando compro umas mudas de mini-rosas,pois o nosso quintal é pequeno e só me resta os vasinhos e é assim que tenho o contato com a mãe-terra transplantando para vasos maiores essas mudas de mini-rosas...Vi que linda recordação que você tem da sua mãe com o amor a Natureza,que pena que os seres humanos de um modo geral estejam se esquecendo que cuidar da Flora e da Fauna é cuidar de nossa existência...bjs querida Vi e Pepa.

    ResponderExcluir
  9. Vi,

    não sabia que a melhor época de poda é na lua minguante! se dependesse de mim, jamais seria, se eu podar meus cabelos nesta fase, aiiii de mim! aiiii de mim! Vc me fez lembrar de meu velho pai, nossas árvores frutíferas eram fantasticas, ele as cuidava tão bem! Um mestre.

    no meu antigo colegio haviam quadros de borboletas espetadas, eu tinha HORROR de ver aquilo, ficava de boca aberta toda vez que entrava no laboratório de ciencias! até hoje detesto ver até mesmo uma foto.

    amei sua postagem, adoro voces 2.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Sua mãe era muito fofa Vi....por isso vocês são também...
    Pena pelo pé de Manacá....mas por outro lado ele serviu de alimento...rs
    Aqui não temos grama, árvores (um sonho master meu), mas um dia também vou preservar a natureza nem que seja do meu quintal..
    Beijos lindona.

    ResponderExcluir
  11. Ah Vi
    Que texto fofo e cheio de sabedoria. A Bíblia fala e explica sobre tudo não é? esse fim de semana meu marido estava realizando um casamento (é, ele faz casamentos, é pastor) falava justamente sobre as abelhas, viu que até com a ilustrações para casamentos ela servem kkk
    Sua mãe era um queridona, mas como as frutas não caem longe do pé...tá explicado o excesso de fofura de vocês.

    Um dia produtivo e abençoado para vocês

    bjinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Vi,

    Gostei do post! Eu amo a natureza, também gosto de plantas e isso herdei da minha avó, no escritório onde trabalho mantenho as plantas regadas, tenho uma floreira que plantei ... esqueci o nome ... aquela plantinha colorida que compra no mercado (ajudou muito né a minha explicação), enfim plantei lá, uma delas esta sempre florida, a outra não deu mais flor... mas eu pensei, não vou arranca-la deixa ela viver, essa semana nasceram os botõezinhos, ela vai florir novamente. Também nasceram samambaias e uma outra planta que eu não tenho ideia do que seja... mas não arranquei deixo crescer.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde amiga Vi!♡
    Boa tarde amiga Pepa! ♡
    Lendo seu texto me lembrei, esposo comprou um bebedouro para os beija flores. Porém, quem mais esta aproveitando são as abelhas. Ele queria guardar o bebedouro. Então disse: - O mel é delicioso né? Vamos apenas retirar da varanda e colocar no quintal. Ele concordou e lá está para os pássaros e abelhas desfrutarem.
    Vi, aproveito para agradecer o comentário que foi muito válido lá no meu blog.
    Tenham um dia abençoado! ♡
    Bjokas da Bia! ♡

    ResponderExcluir
  14. Oi Vi !

    Também aprendi a gostar de plantas com a minha mãe, mas não chego nem perto do conhecimento e cuidado que ela tinha.
    Há um tempo atrás vi uma reportagem sobre esse "sumiço" das abelhas. Se não me engano foi no Globo Rural, e eles comentavam justamente sobre a importância desse ser tão pequeno na alimentação do mundo. Afinal são elas que carregam o pólen para as plantas.
    Ainda temos tempo de reverter os estragos que nós homens vimos fazendo com a natureza.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga concordo com você tudo é um ciclo uma coisa depende da outra mas tens pessoas que se acham inteligentes que não pensam assim beijos e bom findi Eliane Lima.

    ResponderExcluir
  16. É existe pra tudo. E está na bíblia. A gente tem que também se dar um tempo. Assim. Imo eu podo minhas plantas a vida também nos poda para darmos mais frutos e sermos mais tenros, bjo

    wwww.inquietacoes.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ah, Vi, quase chorei por causa do seu pé de manacá... :/ Eu também amo as flores de manacá e não seria tão misericordiosa com a lagarta, ah, não mesmo!
    Minha mãe tb tem a lua certa para podar roseiras, no inverno. Ela sempre me diz qual é e eu sempre me esqueço. Preciso aprender tb.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Seu manacá morreu e a lagarta? brincadeirinha...
    Seus textos são tão bons de ler ! Quanto as plantas elas me fazem muito bem e cuidar delas é um grande prazer, adorei a mensagem , abraços ,meninas.

    ResponderExcluir
  19. Vi querida,
    Que belo ensinamento deixado pela sua mãe!Hoje em dia ´,são poucas as pessoas que carregam
    essa doçura de preocupar o que estão fazendo com a natureza,é lamentável!Que lindo sua mãe ver
    a fase da lua para podar,minha mãe quando tinha muita roseira ela só podava na nova de junho ou
    de julho,a família babava nas rosas.devido a um problema de má construção lá se foi a paixão
    dela.Amiga,lindo texto e cheio de sabedoria,continue sempre assim.
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  20. Olá, Vi! Acho tão complicado entender o tempo das plantas...não levo jeito para a coisa mesmo! Tinha um limoeiro (daquele amarelinho, acho que é cravo) aqui e dava de montão sem eu fazer nada, ele estava muito "derrubadão" e me falaram para podar em determinada época que ia brotar mais bonito...Resultado: Deu poucos frutos e bem pequenos, 80% morria antes de amadurecer e no final das contas o pé morreu...E esses dramas/dilemas de lagartas, insetos e plantas...não levo mesmo jeito pra coisa...fico de consciência pesada...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Sempre ensinando e nos chamando a atenção para coisas fundamentais...Próprio do homem, achar que manda na natureza até o dia que entender que não sobrevive sem ela. Por aqui, vou catando besouros, abelhas e borboletas que entram por engano e colocando no beiral da janela, para que sigam viagem, rsrs...
    Beijinhos querida Vi e bom final de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  22. Oi Vi , Oi Pepa
    Saudades garotas.
    To sumida, mas estes dias tem batido tanta saudades de todas,
    consegui achar alguns endereços.
    Vejo que continuam com a bola toda e blogando demais. Que delícia
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi, Vi!
    Numa dessas minhas lidas em textos que falam sobre ecologia, li sobre a extinção das abelhas e havia um alerta dizendo que após a extinção das abelhas, viria a extinção do homem.
    Que bacana a sua mãe!! A minha quase me matou quando libertei alguns pássaros das garras do vizinho. Na verdade, ela teve um grande prejuízo.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  24. Olá Vi. Seus textos me ensinam e me inspira a ser uma pessoa melhor. Que belo exemplo foi a sua mãe. E que orgulho deves sentir ao relembrar todos os ensinamentos e as lembranças que os acompanham. Beijos

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.