Qualquer semelhança, não é mera coincidência.. - O tacho da Pepa

24 de maio de 2013

Qualquer semelhança, não é mera coincidência..

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..

Queridas e queridos, vou filosofar, ter um "papo cabeça"...




A pergunta que não quer calar:

Vocês acreditam que são senhores do seu destino, acreditam que podem fazer o seu futuro?

Acreditam na celebre frase: podem tirar tudo de mim, menos o conhecimento?

Já vi muita coisa nessa vida, vi ricos ficarem pobres, gente saudável ficar doente, gente desenganada pelos médicos, serem curadas, e pessoas saudáveis  e jovens morrerem..

E vi pessoas cultas, inteligentes, com doutorado e outras coisas mais, perderem a memoria, por alguma doença, alguma droga, e não se lembrarem de nada, nada mesmo..



Então.., tudo pode nos ser tirado, na verdade tudo o que temos é a ilusão de ter alguma coisa..

Tem pessoas que tem "sorte", passam pela vida, sem grandes problemas, outras parece que tem que carregar o mundo nas costas, pegar o touro a unha, e ainda assim, parece que a vida dela só anda para trás..

Onde eu quero chegar?

Em lugar algum, só penso nisso sempre, para nunca me achar melhor que ninguém,  para sempre tratar as pessoas com respeito, como iguais, mesmo que pareça que somos diferentes..

A humildade, precede a honra! 




Já que falei sobre destino, li um livro que amei de paixão..kkkk

Já tinha lido outro livro desse autor e amado, mas esse, foi demais.

O Sári Vermelho de  Javier Moro, livro com 450 paginas.



O livro trata de um período da historia da Índia contemporânea, onde se desenrola um grande amor.

Mas o grande amor é um pano de fundo, para compreender outras historias, como por exemplo da Indira Gandhi.

Apesar da cultura brasileira ser diferente da indiana,  se ampliarmos o enfoque da questão, veremos quantas semelhanças temos com a Índia.




Por exemplo, na politica, o mesmo sistema viciado de corrupção, lá, eles tem 500 partidos políticos, 85 % da receita é desviada para corrupção.

Tem uma diversidade enorme de religiões , que muitas vezes são usadas por pessoas mal intencionadas para incutir o ódio entre as pessoas de religiões diferentes, igualzinho aqui no Brasil.

Tem um sistema preconceituoso e discriminatório de enquadrar as pessoas por seu status social, o tal sistema de castas.., alguns poderão dizer, isso não tem no Brasil..
Não?




De fato, não é rotulado como na Índia,  mas é sutil, é só observamos como pobres, negros  são tratados.

O livro não cita abertamente essa historia de destino, tipo estava escrito.., mas expõe fatos que levam os leitores pensarem sobre sua existência.

Quando se faz um paralelo entre Brasil e Índia,  pode até ir mais longe e quase prever o futuro do Brasil..

Quer saber mais?

Assiste o vídeo, onde o autor da uma descrição do livro.





                                         Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e atenção..
 muitos beijos..
Meu carinho para vocês:
Flor de Lotus
Tchau,Vi

25 comentários

  1. Vi, fiquei com vontade de ler este livro, parece ser muito bom.
    bjk

    ResponderExcluir
  2. Vi,

    Tocou na ferida! hahahah... A Verdade é Cruel mesmo! Nada é perfeito o tempo todo, tudo é mutável e poucos tem a sorte de viver uma vida plenamente tranquila.

    Eu tambem já vi isso e quer saber? pessoas arrogantes e intrataveis, algumas muito ricas, chegam num estado financeiro ou de saúde lamentável. Quando vejo nas ruas, especialmente homens idosos, como velhinhos tão vulneráveis, fico me perguntando se foi um bom profissional, patrao, marido, pai. Já vi tantos pais tão estúpidos com seus familiares... arghhh.... e no fim, é o fim.

    Quanto a dica de livro, nossa... tenho sede de ler e pouco tempo. Mas terei qq hora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Vi! Realmente arrogância e prepotência são comportamentos que me irritam, costumo respeitar as diferenças, mas com esses tipos seria dar alimento para empinar ainda mais o nariz e fulminar com o olhar os que teoricamente estão inferiorizados. Isso claro, depois de conhecer, pois muitas vezes temos a impressão de que a pessoa é orgulhosa, arrogante, mas não é.

    Gostei muito do vídeo, pareceu ser uma leitura bem interessante.

    Uma ótima tardinha de friooo, beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Vi
    Nossa que texto maravilhoso! Muito reflexivo mesmo! Na verdade a gente não é nada nesse mundo!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Que bela e sábia moral Vi.Agora os ,,tu estás lendo muito rapido,esso não consigo te acompanhar,então guardo as dicas com carinho,Algum dia vai dar para por a leitura em dia.
    Beijinhos carinhosos para as duas lindonas.livros

    ResponderExcluir
  6. Querida Vi, sempre nos dando dicas excelentes.
    Eu sempre pensei e continuarei pensando para o resto da minha vida, que as pessoas são iguais.
    Algumas pensam que são melhores, que são poderosas, que são as que mandam em tudo. Mas no final, vai tudo para o mesmo buraco, não é?
    Simplicidade é o que precisam.
    Adorei a flor de lótus!
    Beijos minha amiga linda!

    ResponderExcluir
  7. Oi Vi!
    Adorei o texto e fiquei curiosa com o livro. Conhecer um pouco mais sobre um país que se parece com o Brasil, seria interessante.
    Essa sutileza que vc. citou que o Brasil tem sobre o tratamento de pessoas pela classe social é o que mais me incomoda...
    Isso acontece porque não existe o respeito entre as pessoas, tema já citado aqui né.
    Bom vou assistir o vídeo, pois quero vê-lo com calma :D

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  8. Vamos a primeira parte do teu post. Também muitas vezes paro para pensar sobre destino. Vejo tanta gente lutando e não conseguindo nada e outras sem fazer esforço algum tem a "sorte" de ter tudo de mãos beijadas. Tenho exemplos na minha própria familia...
    Agora vamos ao livro, não conheço esse autor, mas já vi esse livro ou o titulo em algum outro local. Mas amei do que se trata. Vou procurar para ler. Sempre é muito bom ter conhecimento de outras culturas.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  9. Oi Vi o que vc falou é verdade, as pessoas acham que vivemos num país de igualdade, outro dia mesmo passou na tv uma ação da policia, acho que no RJ, mostrando como os policiais de um helicóptero atiraram nuns bandidos, mas acabaram acertando várias casas, prédios e ruas, claro ruas de gente pobre se fosse um bairro de rico isso jamais aconteceria! os próprios governantes falaram!

    bjs

    Gélia

    http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Direto no alvo!!!Seu papo cabeça é sempre bom demais!!
    A verdade-TUDO pode ser tirado de nós!!
    Outra verdade-Achamos que "certas coisas" só acontecem com os outros...
    Apenas a misericórdia de Deus é que nos protege e socorre nas horas difíceis!!

    Beijão minha flor socióloga ;D

    ResponderExcluir
  11. Amei o post Vi, realmente há tempo pra tudo nessa vida! A única certeza que temos é o hoje, o agora! Amanhã? O amanhã à Deus pertence! Não sabemos o que virá, então temos que viver o hoje com humildade, amor, sinceridade,paz, temos que entender que ninguém é melhor que ninguém, e que o fim de todos é igual.
    Obrigada pela dica do livro, fiquei curiosa.
    Beijo grande em vocês duas!
    Lu

    ResponderExcluir
  12. Com certeza tudo pode vir e ir na mesma proporção e as vezes rapidez. Mas eu penso que não chegamos a lugar nenhum sem fé, força de vontade, trabalho duro. Perseverança. Eu acho que nada vem por acaso. Mesmo aquelas pessoas que parecem que chegaram "lá" do nada, com certeza há um pano de fundo atrás, de muito estudo ou muito trabalho. E penso que também não podermos esquecer da oração. Essa pequena conversa com Deus faz maravilhas para quem crê. Não que as coisas vão cair do céu, não é isso. Mas nos passa uma calma sem fim. Eu mesmo queria orar mais e agradecer mais pela minha vida. Mas um dia eu chego lá.
    grande bj, grande post!

    ResponderExcluir
  13. Oi Vi,
    É uma reflexão e tanto! Realmente, de vez em quando, paramos para pensar em certas coisas da vida e, com certeza, essa é uma delas. Um dia lá em cima, outro dia lá embaixo. Infelizmente, muitos não pensam que pode acontecer com eles o que acontece com outros. A vida segue seu rumo, mas devemos ter sempre a humildade e a gratidão.
    Sábia reflexão!
    Bjs,

    Marlene

    ResponderExcluir
  14. Olá Vi!
    Adoro ler suas Postagens (matérias)... aprendo e reflito muito nas coisas que diz...
    Fiquei com vontade de ler o livro... vou ver se acho por aqui...
    Saudades de vocês queridonas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Verdade verdadeira!!!!
    E no final de tudo, todos acabamos da mesma forma. Ninguém é melhor do que ninguém.
    Bjssss
    :)

    ResponderExcluir
  16. Pois é, Vi, realmente tudo pode ser tirado da gente, tudo é ilusão, tudo é vaidade! Precisamos parar pra pensar que a vida precisa ser vivida, q enquanto temos, precisamos aprender a dividir, a curtir, antes que tudo seja levado e reste nada! Ótima reflexão!

    Beijokinhas!

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  17. olha, vivo na máxima que para toda ação tem-se uma reação que varia de acordo com a intensidade do bem ou mal que ela provocou..........fico admirada das suas leituras e o quanto é rápida, acho que ando meio preguiçosa e estou com um livro aberto desde jneiro e não consigo finalizar..............afffffffff preciso de ânimo.......bj

    ResponderExcluir
  18. A casquinha não vale nada mesmo, um dia vira pó...Imaginar que é melhor que outros, é iludir a si mesmo. Muitos terminam a vida dependentes de cuidados de pessoas simples e humildes, depois de passar a vida olhando essas mesmas pessoas de cima...
    Inveja do seu tempo de leitura, vou guardando as indicações,rsrs...
    Beijinhos pra vc, Vi querida!
    Ana

    ResponderExcluir
  19. Vi voce tocou num ponto muito interessantes.... essa coisa da memoria, nunca tinha pensado por esse lado e existe mesmo.... essa doença terrivel que acaba com tudo que voce viveu até então.... Essa comparação da india com o Brasil tabém concordo... a diferença é que lá as discriminações são feitas as claras e aqui fica tudo no subintendido, prefiro as claras.... otima postagem.
    Um beijo e inté.

    Blog da Gullo

    ResponderExcluir
  20. Olá queridas

    É verdade Vi, somos todos iguais, pena que muitas pessoas se acham
    superiores.

    Adorei essa bela explanação sobre o assunto.

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  21. Querida Vi...
    Amei o texto!Bela reflexão!!
    É tudo muito complicado,a falta de amor,lá vai destruindo o mundo.
    É necessário que as pessoas respeitem
    mais,cada um se enxergar mais,deixar
    o egoísmo de lado e pensar uma coisa:
    não faça com os outros,aquilo que
    não quer que faça com você.Vou anotar
    o livro,para comprar.Fique com Deus
    1000 beijos prá vocês

    ResponderExcluir
  22. Oi Vi! Muito interessante essas reflexões sobre destinos, o paralelo Brasil/Índia. O livro parece se muito bom pois coloca a ficção e a realidade no mesmo plano.
    A narrativa de Javier Moro nos deixam muito tentadas a comprar O sári vermelho. Muito obrigada por me atualizar. Bjim!

    ResponderExcluir
  23. Vi,
    Penso sempre nisso até que ponto eu poderia ter mudado algo do meu passado que meu presente fosse diferente...
    Se eu tivesse dado chance para aquela pessoa que me amava?
    Se eu tivesse ido no médico antes?
    Se eu tivesse falado não?
    Enfim...
    Quem não se pergunta né?
    A verdade é que penso, penso e não sei se existe um destino que faz todas essas perguntas serem inúteis..rss...ou se eu afinal escolho algo...
    Rsss
    Mas vamos que vamos...que não tem jeito de voltar...rss
    Quanto ao livro...o mundo é um moinho e menor do que a gente imagina...rs
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  24. Que belo texto, Vi! É exatamente isso: "tudo o que temos é a ilusão de ter alguma coisa". Depois que Vi meu pai perder os movimentos e a própria identidade, isso que era um conhecimento passou a ser vivência. É real.
    Ainda bem que meus pais me ensinaram o preceito bíblico de considerar os outros superiores a mim mesma... persevero ;)
    Abração! Ótimo domingo e uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  25. Mas menina! É isso que sempre digo... A vida é cíclica! Nada do que foi será, do jeito que já foi um dia... Já disse Lulú... Rs

    Eu que tenho estudado o Budismo, me deparo com textos sobre a impermanência, incriveis.

    Por que será que apesar de sabermos que vamos deixar de existir um dia, que a morte é certa, continuamos a fazer planos e mais planos, como se tivessemos toooodo o tempo do mundo! Por que será que vivemos deixando pra amanhã, aquela declaração de amor, aquele abraço mais apertado, o pedido de desculpas... Enfim... Estou aprendendo a viver o presente e realmente " estar presente" em tudo que faço... O amanhã a Deus pertence.

    Adorei " filosofar" com vc... Como diz o Serginho Groisman..."Vi... Vida inteligente na blogosfera"...rsrsr

    Bjs ( mande um bj pra Pepita)

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.