Oquê fazer com o tempo? - O tacho da Pepa

31 de maio de 2013

Oquê fazer com o tempo?

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..

Queridas e queridos, ainda estou curtindo os resquícios da gripe, então tenho me dedicado em "devorar livros"..

Dessa forma ocupo o tempo disponível,  eu "pudia tar" carpindo meu roçado, podando as árvores, mas estou dando uma de intelectual, bancando a critica literária , ou seria melhor em inglês..

Literary critics, pois no Brasil o Chic é dar "títulos" em inglês, tipo, Personal, Stylist, PhD, e etc.,..kkkk, e algumas vezes, a pessoa mal fez um curso superior na "Uniesquina", muitos nem são auto-didatas, na verdade são mestres em gambiarra e enrolação..kkkkk

Mas, vamos ao que interessa..

Li dois livros fáceis  e um cansativo.

*Livro fácil: aquele livro, "tipo" filme que passa na sessão da tarde.

*Livro cansativo: aquele que exige que um pouco mais de atenção do nosso intelecto. (segundo a opinião experiente da Literary critics, Vi (eu)..kkkkkk)

O primeiro livro : De esperança e de promessa de Françoise Bourdin, com 320 páginas.



É um romance sobre uma jovem que esta prestes a se casar e sua irmã divorciada por duas vezes, portanto, "escaldada" com os homens.

A historia do livro, lembra aqueles filmes que passam na sessão da tarde, relaxante e com final agradável.

Sinopse: A francesa Anaba River está prestes a se casar com Lawrence Kendall, um brilhante advogado canadense. No dia do casamento, perante o tribunal de Montreal, ela e sua irmã, Stéphanie Anaba, esperam o noivo em vão. Quem lhe dá a má notícia é o padrinho e amigo Augustin - Lawrence teve medo de se comprometer e fugiu covardemente. Decidida a dar a volta por cima, Anaba retorna à França e vai morar com sua irmã na Normandia. Enquanto isso, em Montreal, Lawrence não passa um dia sem que pense na ex-noiva. Do outro lado do oceano, porém, o ex-padrinho Augustin passa algum tempo na França e faz amizade com as irmãs, apaixonando-se por uma delas.(Fonte: Livraria Cultura)

O segundo livro: Bellissima de Nora Roberts, com 542 páginas.
   


É um romance contemporâneo,  mas como tem na trama, roubos e assassinatos eu incluiria no rol dos romances policiais, e só por esse fato poderia dizer que gostei do livro.

A trama é bem interessante e dinâmica, prende o leitor, e a autora sempre reserva novidades, só não concordo com o fato, da autora glamorizar criminosos e crimes, mas esse fato não é um problema quando o leitor tem seu caráter definido.

Sinopse: Depois de ter a casa assaltada, a Dra. Miranda Jones decide esquecer o incidente, indo às pressas para a Itália a trabalho. Lá, deverá constatar a autenticidade de um bronze renascentista de uma cortesã da família Médici, conhecido como A Senhora Sombria. Especialista em autenticação de obras renascentistas, Miranda atesta como original uma falsificação. Ao descobrir a farsa, ela decide encontrar a verdadeira peça e revelar o motivo para tal crime. Para isso, terá a ajuda do sedutor ladrão Ryan Boldari, que pensa em se apoderar da obra de arte. Porém, os planos dos dois ruem quando um perigoso assassino começa a persegui-los. E a situação se fecha quando fica nítido que o assalto à residência de Miranda não foi um mero acaso, e que A Senhora Sombria guarda tantos segredos quanto a bela mulher que lhe deu o nome. Para a doutora, o caminho de volta para casa está repleto de traições, deslealdades e perigos que ameaçam a todos. No rastro de duas pessoas inocentes está um assassino desconhecido e imprevisível. É um romance cheio de trapaças e desejos desafiadores.(Fonte: livraria Saraiva) 

Terceiro livro: O mundo de Sofia de Jostein Gaarder, com 547 páginas.


Como já vem definido, é um Romance da história da filosofia.

Para quem pretende prestar vestibular, eu recomendo a leitura, pois o autor faz um apanhado da maioria dos filósofos e do momento histórico que eles viveram e sua influência na humanidade.

Demonstra um "método" para gravar datas históricas, e através do romance, fica mais fácil memorizar os fatos.

Tudo isso tendo por "pano de fundo" uma ficção de um mundo paralelo e imaginário.

O livro é interessante, mas cansativo por conter tantas informações.

Sinopse: Neste romance filosófico o leitor encontra uma história dentro da outra, que se desenrolam paralelamente e são igualmente protagonizadas por duas garotas que estão prestes a completar 15 anos, Sofia Amundsen e Hilde Moller Knag. Tudo começa quando Sofia passa a receber cartas misteriosas, de um pretenso professor de filosofia, Alberto Knox, que assume a missão de lhe iniciar nos caminhos percorridos pela Filosofia ocidental desde seu nascimento até os dias atuais.
Este contato se dá inicialmente através de cartas e, mais tarde, em encontros inusitados. O mestre Alberto se vale de todos os recursos possíveis para tornar límpidas as lições por ele ministradas, traduzindo de forma singela os pensamentos mais densos e as teorias mais herméticas. (Ler mais)
(Fonte:Infoescola)



Existe o filme baseado no livro:


Primeira parte: 

Segunda parte:


                                         Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e atenção..
 muitos beijos..
Meu carinho para vocês:
Tchau,Vi

22 comentários

  1. Gostei..Gostei mesmo!! Obrigada!

    abraços de MF

    ResponderExcluir
  2. Bom demais ler, né?
    Acho que gostaria mais do 2°, faz meu estilo.
    Coloco todos na lista (enorme) de livros para o futuro (não sei quando). Ainda tenho alguns na fila.
    Fique livre dessa gripo chatinha. Fortaleça o sistema imunológico, dia 8 está chegando aiai ........
    Beijos minha linda.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vi ,menina!do jeito que vai tua leitura,falta um tantinho só para virar crítica literária e das boas,viu.Estou lendo muito pouco ultimamente.Fico com muita vontade de ler,e tão bom,acho que estou muito cansada,o dia a dia está árduo,começa muito cedo ,acaba muito tarde,e a leitura é uma canção de ninar,começo a ler e pego no sono.rsrs
    Mas já vai dar.
    Por em quanto me conformo com teu resumo detalhado.
    Beijinhos para as duas.

    ResponderExcluir
  4. Vi,
    Demorei uma eternidade para ler O Mundo de Sofia...
    Mas valeu o esforço.
    Acho que gostei...rss
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que vc está melhor da gripe... ela acaba com a gente mesmo. E vc precisa estar bem para poder ir ao encontro em Santos, né?
    Gostei das suas dicas de leitura... adoro ler, mas meus olhinhos não estão ajudando muito.... :(
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz ao saber que já melhorou, já está disposta para a leitura...Suas indicações são sempre boas, vou guardando para não esquecer.
    Gosto muito de enredos que demoro a descobrir os segredos, se são fáceis já largo, rsrs...
    Beijinhos doces para o seu final de semana, que seja iluminado!
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Legal, Ví!
    Só lamento pela gripe!
    Mas, estou amando as suas dicas literárias!
    Adooooro ler!

    Beijokas!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Vi
    Com tantas leituras assim, para mim você já é uma crítica literária, com certeza :D
    Vou indicar o Romance filosófico para alguns amigos, pois os filhos vão prestar o vestibular.
    Melhoras....

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  9. Oi Vi !

    Ler é tão bom! Ando meio em falta com os livros, mas com esse tempo friozinho é uma ótima pedida!
    Interessantes as suas sugestões. Mas vou confessar que ando preferindo algo mais leve, nada para pensar muito...rsrs

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  10. Hummm...tem coisa melhor que ler livros! Adoro!!! O Mundo de Sofia eu tenho e já li faz tempos! Tão gostoso, né? Eu adorei!! E esse primeiro De Esperança e de Promessa eu não conhecia. Adorei a sinopse. Acho uma delicia ler um livro leve, romântico com finais felizes. E acreditas que nunca li um livro da Nora (intima eu, né)! Todos falam muito bem dela. Tenho que ler!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  11. Oi Vi.
    A leitura ajuda a recuperar da gripe,né? O repouso é bem vindo nessas situações.
    Gostei dos seus comentários, literary critics,rsrs

    Beijões e tenha um bom feriadão!

    PS:"Uniesquina" é ótimo :D

    ResponderExcluir
  12. Ah, que pena que tu estás dodói... mas que bom que estás te divertindo com uma das melhores coisas que se pode fazer sozinha, hehe! Eu AMO ler! No momento estou lendo um livro aqui em casa, tenho outro que leio na escola e outro que leio na hora do almoço :)
    Eu já li "Belíssima" e gostei :) E já li, há mtos anos, "O mundo de Sofia" e tb gostei. Esse outro não li, mas já vi que é do meu tipinho, kkkk.
    Melhoras pra ti, Vi.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá Vi,
    Gostei dos 3 livros, mas o que mais me interessei foi o segundo, vou anotá-lo por aqui.
    Espero que a gripe já tenha ido embora..caso não tenha acontecido, melhoras menina!!!
    Olha, tenha um ótimo final de semana.
    Beijus

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Vi, eu não sabia que haviam feito um filme baseado em O mundoi de Sofia! Deve ser interessante. Também achei o livro cansativo, pois a parte ficional dele, que deveria servir para amenizar a leitura, é muito fraquinha; o forte são as informações sobre a história da filosofia, mas isso já não é litertura...
    Eu gosto muito de romances policiais e me interessei por esse que vc referiu. Além disso, gosto de livros que me prendam, o que tenho tido dificuldade em encontrar. Esse já foi pra listinha de desejos...
    Bom fim de semana! Melhoras!

    ResponderExcluir
  15. Espero que sua gripe tenha melhorado e você se animado a fazer "outras coisitas"....kkkk. É uma delícia ler né? Além de transportar-nos para mundos inimaginários.
    Beijão com estimas de melhoras.

    ResponderExcluir
  16. Oi Vi, minha querida!Minha Bebel está bem , apesar do câncer.Agora está tomando corticoide para o tumor não aumentar...uma dó.
    Querida, eu amo ler!Ainda vou ler O mundo de Sofia!!Bjs!!

    ResponderExcluir
  17. Passei pra te deixar um abraço.
    Tenha um ótimo fim de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá queridas

    Que bom que já melhorou da gripe.

    Ainda bem Vi, que voce tem ânimo

    para ler e assim ocupa seu tempo,

    da melhor forma.

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  19. Sobre livro dificil (vulgo, chato de engolir). Ganhei um livro do love e ele comprou o mesmo para ele. Era para conversarmos a respeito. Percebi que ele nada sabia, a medida que tentava engolir cada capitulo. Até o momento que eu tambem parei! Arghhhh, arquivei e pronto! hahahahah


    Bjs

    ResponderExcluir
  20. OOOI, VI!!!
    EU TBÉM PEGUEI ESSA GRIPE, PERDI ATÉ A VOZ!!! O PIOR É QUE TIVE QUE TRABALHAR MESMO ACABADÉSIMA!!! NÃO SEI COMO AGUENTEI!!! FIQUEI ENJOADA DA COMIDA, NÃO TINHA VONTADE PRA NADA... AINDA TÔ ME RECUPERANDO.
    ADORO LER, NÃO LI NENHUM DESSES TÍTULOS AINDA, VALEU AS DICAS.

    BJSSS

    ResponderExcluir
  21. Ótimos livros e se cuida viu,melhoras para você! Bjss.

    ResponderExcluir
  22. Oi Vi, eu também estou me recuperando de um gripão daqueles de moer o corpo. Eu tenho O Mundo de Sofia e adoro! Mas é o tipo de livro que tem que ser lido com bastante calma, no sossego. Não é leitura para fazer no ônibus, em lugar movimentado. Esse pede um banho quentinho, uma xícara de chá, uma cobertinha nas pernas e tranquilidade ;)))
    Beijocas

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.