Eu disse que os posts estariam comestíveis... - O tacho da Pepa

10 de agosto de 2010

Eu disse que os posts estariam comestíveis...

Bolo de banana com cobertura streusel
a receita é daqui...( copiei na integra e fiz do jeitinho que está escrito) 


- xícara medidora de 240ml

Farofinha (streusel):
6 colheres (sopa) - 60g - de farinha de trigo
6 colheres (sopa) - 75g - de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, amolecida
¼ colher (chá) de canela em pó
Bolo:
1 1/3 xícaras (233g) de farinha para bolos*
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1 xícara (255g) de bananas, bem maduras e amassadas ligeiramente com um garfo (2 médias ou 3 pequenas)
3 colheres (sopa) de leite integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar demerara
1 ovo grande, levemente batido com um garfo

Prepare a farofinha (streusel): numa tigela média, misture a farinha, o açúcar, a manteiga e a canela com as pontas dos dedos até consegui uma farofa grossa; leve à geladeira.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma quadrada de 20cm. Tenha todos os ingredientes em temperatura ambiente.
Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal numa vasilha pequena e reserve. Coloque as bananas amassadas em outra tigelinha e misture o leite e a baunilha.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga e o açúcar em velocidade médio-baixa até obter um creme fofo, 2-3 minutos. Junte o ovo e bata até incorporar completamente. Adicione a mistura de banana (a massa pode parecer talhada, não tem problema, vá em frente) e bata até misturar. Agora, na velocidade mais baixa da batedeira, junte aos poucos os ingredientes secos reservados, batendo somente até incorporá-los. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície com uma espátula de silicone. Salpique o streusel reservado sobre a massa e asse até o bolo dourar e ficar firme ao toque, cerca de 35 minutos (faça o teste do palito). Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente na forma antes de cortar e servir.
O bolo é uma delícia, muito, muito úmido, e permanece desta forma por 3-4 dias se guardado num recipiente hermético.
* farinha especial para bolos feita em casa: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho.
Fiz meia receita em uma forminha fofis pequena redondinha..., a farofinha fica crocante, o bolo especialmente aromático... muito bom mesmo. Aprendi que pesar os ingredientes é a melhor forma de ter uma receita precisa. 
Por isso agora a balancinha made in 25th, virou figurinha carimbada na cozinha se não tem uma, podes crer, vale o investimento.
Pão integral 4 grãos
A receita é a mesma deste pão, mas coloquei soja triturada, ficou bom....
Eu sei que tem agora as coisas são assim "profissa", que a gente tem que balancear a receita e tals, mas se tem uma coisa que nunca pode mudar num pão é a mistura de água, fermento e farinha. Se juntar esses três sai sim um pãozinho, sem graça e sem beleza interior, rsrsrsr, mas é um pãozinho... eu agora estou nessa fase. Paõzinho simples, acrescento algumas coisinhas nesta base e toda hora tem um pãozinho diferente.
Já perceberam como tem coisas que não enjoam nunca ? Arroz e feijão, pão francês... coisas simples, é claro que a gente fica doida por um frufru, mas depois de um tempo tudo que a gente quer é voltar, comer o basicão... Eu gosto muito de cozinhar (ah! jura ??rsrsrsrss) mas depois de alguns dias testando receitas diferentes, tudo que eu quero é um arroz e feijão fresquinho... Por que acho que ninguém aguenta novidade todo dia. Será que sou só eu, ou você também é assim ??
Mas como sou uma mulher de fases, rsrsrsrsrs, olha só que estou tentando fazer...

Essas são daqui, mas tem um pap aqui... pirigas eu fazer um sorteio se elas ficarem lindinhas !!!
Quem quer calcinha ??
Se fosse ele, queria, rsrsrsrrrs !!!!!!

5 comentários

  1. Oi Pepa.
    Não tem perigo de ir pra cozinha,porque como já falei,as minhas "prendas culinárias" são poucas,rs,rs.Se quiser tenho que comprar...pelo menos posso apreciar suas fotos de comidinhas sossegada,rs,rs.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pepa tem um selo prêmio em meu blog pra você.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi!!Eu quero estas calcinhas!!E estas delícias também!!Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, sou novata aki, amei essas calcinhas, mas não consegui achar o PAP. Vc já fez??? Me parecem carteirinhas de moedas. É isso mesmo??? Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, sou novata aki, amei essas calcinhas, mas não consegui achar o PAP. Vc já fez??? Me parecem carteirinhas de moedas. É isso mesmo??? Bjs

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.