Pão Sírio - O tacho da Pepa

9 de maio de 2010

Pão Sírio

Nossa, quando eu fui fazer esse pão hoje bateu uma nostalgia, lembrança das tardes em que a Ana Maria Braga fazia aquele programa que tinha culinária, artesanato... acho que minha paixão por cozinha e que tais amadureceu naqueles tempos, apesar de renomados, os chefs, que na época eram só culinaristas apresentavam suas melhores receitas, e tudo sob a supervisão de Dna. Ana, que naquela época não deixava barato se a receita não saia a contento (dela é claro, por que gosto né, é coisa pessoal)
Lembro que um dia uma culinarista levou uma torta que "embatumou", noooooossa, sabe aquela vergonha alheia ? eu senti pela coitada, a Ana Maria disse na lata - "Tá embatumada", ohhhhhhhhhh !!! Que mico.
Mas voltando ás lembranças, um dos melhores padeiros que eu já conheci (sorry Olivier !!)
tinha presença cativa no programa "-Benjamim Abrahão"- e era meu "ídalo", aprendi com ele a arte da panificação, muito antes do "booom" do véu de glúten, ele ensinava com tanta naturalidade a ver o ponto de sova da massa, que era quase impossível não acertar e fazer um pão maravilhoso.
Com ele aprendi a fazer a Vanderléia, o pão de batata, a rosca de festa (imagina um pão que na massa vai batata doce e com recheio de coco e doce de abóbora, nhan, nhan..., acho que vou ter que fazer )
e esse pão sírio, que fica igualzinho ao comprado..., mas o melhor eram as histórias de vida que cada receita acompanhava...
Hoje é o neto dele que comanda a famosa  padoca, sinal de que a paixão por farinha vem no DNA.

A receita do pão sírio:

500 grs. de farinha de trigo
15 grs de fermento fresco
25 grs de açucar
15 grs de sal
1 ovo
2 cs de óleo
+ ou - 1 copo de água

Coloque a farinha na bancada, faça uma depressão no centro, coloque o fermento e um pouco de água, faça uma massinha, acrescente o sal e açucar, o ovo e o óleo, aos poucos acrescente a água até dar o ponto de soltar das mãos, sove bem .
Divida a massa em dez pedaços boleie e deixe crescer.
Depois de dobrar de volume, polvilhe bastante farinha na bancada e com o rolo abra o círculo, tome cuidado para não furar a massa ao manusear, senão ele não fica oco por dentro, deixe descansar por 10 minutos e leve ao forno beeeem quente, ele vai ficar parecendo uma bexiga, depois mucha, e fica oco por dentro, se quiser dourado dos dois lados é só virar e deixar mais uns minutinhos.
Fica booooooooom !!!

4 comentários

  1. Eu também lembro dos programa da Ana Maria Braga
    e da saudades mesmo... essa receita de pão sirio
    do Benjamim Abrahão é ótima mas eu nem sempre consigo que abra no meio mas fica bem gostosa...
    Raquel

    ResponderExcluir
  2. Amo pão sírio. Com certeza vou experimentar essa receia, obrigada por compartilhar!

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Nem acredito que é tão fácil! Sempre pensei ser super difícil, cheio de segredinhos daqui e dali...
    Obrigada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Pepa, estava procurando uma receita de pão sírio e "passeando" pelo blog encontrei e justo do Benjamim AbrÃao que adoro.Sinto saudades daquele programa da Ana, nossa muitas receitas maravilhosas.Vou tentar fazer e depois te conto se deu certo.Bjusssssss

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.