Em um certo 30 de setembro... - O tacho da Pepa

30 de setembro de 2021

Em um certo 30 de setembro...


 

Queridas e queridos acredito que a maioria dos brasileiros tenha dificuldade com a nossa história.

Porque passamos por algumas ditaduras que interviram na educação e por esse motivo aprendemos que certas pessoas foram heróis.

No geral todos políticos brasileiros são considerados santos, excluindo alguns que não queriam dividir o "bolo" com os outros políticos, o excluído da lista de santos comete o pecado da avareza, quer todo dinheiro e glória para si.

Lembrei que recentemente o senhor Roberto ficou furioso com o senhor Dirceu.

O Dirceu não queria mais dividir a glória e o dinheiro, então em um ato de vingança mesquinha, Roberto denuncia o tal de Mensalão, um dinheirinho que saia dos cofres públicos todo mês para "afagar" os políticos da base do governo (comprar apoio do conhecido centrão).

Voltando ao título do post, lá pelos idos de 1937 precisamente no dia 30 de setembro surgiu uma farsa elaborada por um grupo de militares, um tal de Plano Cohen. (nossa como os militares fizeram isso, ' estou sendo irônica')

Do que se tratava o plano e qual a motivação?

A motivação era impedir que os comunistas tomassem o poder (alguma semelhança com a história atual?)

O plano era baseado em mentiras, relatórios falsos e visava introduzir o Estado de Guerra e depois a ditadura do Estado Novo com Vargas.

A farsa só foi revelada 8 anos depois, por algum motivo, um dos generais que ajudaram arquitetar a farsa, não estava satisfeito e entregou toda tramoia (por isso citei acima o Roberto e o Dirceu, geralmente é a insatisfação de uma das partes, que revela as falcatruas)

Dessa história tirei algumas conclusões: os mentores dos planos "infalíveis", falsos dossiês e coisas do gênero, não se dão ao trabalho de inventar algo novo para ludibriar a população é o mesmo argumento de 1937.

Fazem isso porque o ensino no Brasil é péssimo, porque se conhecemos a nossa história e não tivéssemos uma memória tão curta não estávamos sendo ludibriados mentiras requentadas.

Para encerrar este assunto, para muitos brasileiros, Vargas foi um santo, apesar de mandar bombardear a cidade paulista de Campinas, ato que é considerado crime contra humanidade.

Possivelmente outros que negam a eficácia da vacina, também serão considerados santos por muitos, terão os nomes em ruas, praças, universidades.

Como tantos outros que prevaricaram, desviaram dinheiro público, enriqueceram ilicitamente,  reduziram a maior parte da população a miséria também foram e serão considerados santos.




Tchau,Vi

4 comentários

  1. Muito bom! Infelizmente mudam apenas as moscas ,pois a m....é sempre igual e bem fedida... Lindo dia! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Vi, excelente texto, é sempre bom refletir sobre os "fatos" históricos da política, seja no passado ou presente.
    O corrupto sempre falará como um santo, então desconfie sempre desse tipo. O certo é acompanhar os nossos candidatos de preferência, ver como se portou/votou diante de medidas de interesse popular e não de setores. Se bem que hoje em dia o eleito é defendido com unhas e dentes até mesmo se for um potencial genocida.
    Quando o PT se alinhou com gente do nível do Roberto J e outros, cada vez mais se distanciava de suas bases e de muita gente competente e com vontade política de mudar a sociedade para todos.
    Sempre desconfie de tudo, até mesmo livros e principalmente políticos que defendem "unicórnios fofinhos e indefesos" como chamariz para suas campanhas, eles só querem é muitos votos, suas bandeiras serão outras, embora sempre darão uma mísera ração para os unicórnios, assim sustenta seus eleitores que preservam a mamata e mazelas de um mau político.
    Abração, Vi!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem. Gostei de ler! Obrigada pela partilha!:)
    .
    Mundo catastrófico... [desafio- Marta Vinhais]🌏
    .
    Beijos, e uma boa noite :)

    ResponderExcluir
  4. O tempo passa e nada muda!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.