24 de setembro de 2020

Charlotte Moore a astrofísica.

                                   Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..


Queridas e queridos já contei que gosto muito de observar as estrelas, e sigo alguns sites que contem informações sobre astronomia.

Acho interessante citar o trabalho de algumas cientistas nesse ramo,  pois em uma época em que as mulheres eram muito mais discriminadas, algumas conquistaram seu lugar de destaque e respeito.

E Charlotte foi pioneira na disciplina científica, a espectroscopia, que consiste no estudo de como a matéria interage com a luz, inclusive comprimento de ondas invisíveis ao olho humano, com seus estudos ela transformou não só a  astronomia, mas a física, química e a ótica.


Cada elemento da tabela periódica tem uma impressão digital única de linhas no arco-íris ou espectro que se torna visível quando o elemento emite ou absorve luz.

Charlotte Moore nasceu em 24 de setembro de 1898 (morreu em 1990), começou a trabalhar com astronomia aos 20 anos como assistente do Dr. Russel e não parou mais, Charlotte publicou sua última coleção de tabelas atômicas em 1985.

Foi premiada com a prestigiosa Medalha Bruce como A astrofísica mais honrada do mundo. 
Quem ficou curioso e quiser saber mais sobre a vida de Charlotte deixo o link da Smithsonian magazine, foi  lá que obtive a maioria dessas informações.

Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e Atenção ..
muitos beijos ..
Meu carinho para vocês:
Tchau,Vi

4 comentários:

  1. Interessante e sempre bom homenagear mulheres e essa cientista! Valeu!beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Passei e gostei de ler o seu tema sobre estrelas e outros temas relacionados
    .
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Vi! Que fantástico é a Ciência, suas descobertas, ainda mais imaginando os tempos que não havia a tecnologia de hoje, outras "ferramentas", observação e muita experiência...Geniais os cientistas de todos os tempos.Adorei o post.
    Abração, bom final de semana!

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.

Subir