Viagens ou turismo virtual. - O tacho da Pepa

4 de novembro de 2016

Viagens ou turismo virtual.

Oi girls and boys, Vi, escrevendo ..

Queridas e queridos viajar é muito bom, mas nem todos podem viajar, ou por razões financeiras, ou por outros motivos como trabalho, estudos, filhos, animais, doença e etc.

Quando falo de viagens não me refiro aquele passeio de feriado prolongado para cidade litorânea vizinha, que apesar dos pedágios, combustível e o camarão no espeto, a maioria não vê esse passeio como uma viagem.

Me refiro a viagens mais  longas para outro Estado ou país.


Pinterest1
Tem gente que tem certa frustração por não ter tido oportunidade de fazer uma viagem mais longa e acredito que isso se deva em parte ao marketing da industria do turismo que tenta vincular determinadas viagens a algo fenomenal.

Tipo: se você faz tal viagem se transforma em outra pessoa, fica iluminada, meio sobrenatural, se transforma em um gênio, (superando Einstein), rejuvenesce, emagrece e etc

Quando não, prometem solução para problemas sem solução.

Tipo: o marido agressivo vai se transformar em um anjo, ou a pessoa vai arrumar um emprego de embaixadora no consulado britânico, ou um príncipe (princesa) vai se apaixonar loucamente pela pessoa


Pinterest2

Uma viagem só pode alterar algo em quem viaja, quando a pessoa é humilde e sensível o suficiente para captar as emoções das pessoas dos países que visita.

Por exemplo, quando teve aquele tsunami terrível no oceano Índico, havia mortos na praia e havia turistas se bronzeando como se nada estivesse acontecendo.

Tem gente que viaja para países miseráveis, mas não vê miséria, países em guerra, mas não vê guerras, para ditaduras, mas não vê ditaduras.

É a tal da visão seletiva, vejo oque eu quero ver.


Pinterest3
Mas voltando a questão do poder viajar, se você ainda não pode, pode ir sonhando através da internet, (antes da internet, para quem não podia fazer uma viagem, restava os livros e revistas).

Hoje existem inúmeras opções na internet, sites especializados, Google Earth e até os amigos virtuais que postam fotos incríveis das suas viagens.

Eu gosto muito de uns videos no Youtube, 'O mundo visto do céu' da Discovery


O Google Street View é muito bom, disponibiliza vistas panorâmicas de 360 graus na horizontal e 290 na vertical.



Outro meio de conhecer lugares é através de câmeras de monitoramento que existem em algumas esquinas e lugares do mundo, você já pensou em dar uma "olhadinha" na 5th Avenue, por exemplo?



E lá no blog da Kellen, o Trilhamarupiara, vocês podem ver as postagens com fotos de lugares incríveis que ela conheceu, no Brasil e exterior.
O blog dela é voltado a viagens, além das fotos maravilhosas, tem dicas preciosas para quem é "marinheiro de primeira viagem".



E para finalizar, o Leonardo fez uma relação de 40 blogs de viagens, já visitei alguns e gostei do Blog 'Nós no Mundo' por esse post sobre Cuba, porque ela demostrou ter sensibilidade e humildade, captou a realidade cubana.

Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e Atenção ..

 muitos beijos ..
Meu carinho para vocês:

Pinterest4

Tchau,Vi



7 comentários

  1. Hoje adorei seu senso de humor....kkkk. Iluminado, transformado e todos os demais adjetivos.....De tudo isso, uma coisa é certa: é bom ir, mas é bom voltar também. Bjs linda!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Já fui dar umas voltinhas pelo mundo através das câmeras, enquanto não posso ir pessoalmente. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Vi, quando eu era "novinha" só pensava em ir a Paris (Montmartre) porque sempre fiz pinturas e adoraria pintar por lá.
    O tempo passou .... viajei pelo Brasil, depois fui conhecendo através da Internet, países do exterior e me apaixonei pela Austrália.
    Antes do meu filho ir morar lá em já "conhecia" muito a Austrália.
    Viajei para lá em 2012 (quando minha neta fez um ano).
    E a paixão aumentou mais ainda.
    Vou novamente ano que vem.
    Enfim, vejo programas de TV em que repórter mostram cidades em países lindos.
    A cultura em geral, lugares, povo ....
    É uma maneira de estudar Geografia rsrsrs
    O blog da Kellen é ótimo.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Vi! Confesso que sinto uma certa frustração por não ter feito uma única viajem dessas grandes, o que a gente não planta, não colhe, né...então deixa pra lá.
    Mas nas poucas viagens curtinhas que fiz foi maravilhoso conhecer tudo, conversar com as pessoas, descobrir lugares, experimentar outros sabores, ver uma outra realidade além da minha.
    Adoro ver fotos de viagens de amigos, mas nada se compara a experiência de estar nos lugares fisicamente.
    Adorei o post do blog da hospedagem em Cuba, um sonho, pra mim!
    Amei seu post, beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Eu detesto viajar piorou se for de avião...não sei porque tenho isso...se eu pudesse viajar seria sobre rodas tipo queles trailers pra eu fazer minha comida e não ficar longe das minhas manias kkkke devo ter algum problema né? Já que tu falou de viagens pela internet ...sabe como eu viajo? Pelo gooogle maps escolho o local a rua e vou ver sabe o que? As Casas e os jardins kkkkkk adoro quando encontro uma rua cheia de casas no estilo barroco ou vitoriano....Né que eu sou doida? beijos Vi...

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, Vi. Eu me divirto passeando pelo mundo no Google Earth. Gosto muito de passear pelas aldeias na Inglaterra e várias cidades européias. Sou apaixonada. Legal também quando a gente conhece um lugar porque foi pra lá e depois revive o passeio, através do Google Earth. Faço muito isso. Já foi dito que recordar é viver, sim? E quando eu era criança, não raras vezes meu pai punha todos nós, mãe e irmãos no carro, lanche numa sacola, máquina fotográfica e lá íamos nós passar um sábado conhecendo cidades nos arredores da capital(até +- 200km). E à noite voltávamos à nossa casa cansados e felizes pela aventura e descobertas. Saudade. Bjo pra vocês.

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.