Persuasão.. - O tacho da Pepa

21 de junho de 2013

Persuasão..

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..

Queridas e queridos, depois da gripe, do encontrão em Santos, voltamos à normalidade.. 

Mas nem por isso abandonei as leituras, Pepa continua indo a biblioteca, fato que estou amando.

O titulo do post se refere ao livro que li da Jane Austen, Persuasão e achei bem pertinente aos dias atuais.

Fui ver o significado da palavra persuasão, já sabia o significado, mas gosto de ver as diferentes conotações, que podem ter uma palavra..


Vejamos: Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação.



É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro(s) indivíduo(s) adote(m) certa(s) linha(s) de conduta, teoria(s) ou crença(s).

Segundo Aristóteles, a retórica é a arte de descobrir, em cada caso particular, os meios disponíveis de persuasão.

A persuasão pode ocorrer de maneira pacífica (verbalmente) ou até mesmo de maneira quase coercitiva (com o uso de graves ameaças e/ou uso de violência). O ato de persuadir alguém nem sempre depende de uma mente "superior" em detrimento de outra "inferior". Pode acontecer para fins inocentes, mas, dependendo do seu objeto e forma de manipulação, pode acarretar efeitos jurídicos e configurar crime.


Alguns métodos de persuasão:

- Diante o apelo à razão: argumentação, Lógica, Método científico, Prova
- Mediante o apelo à emoção: Retórica, Fé, Tradição, Propaganda, Publicidade, Controle mental, Valores. Fonte: wikipedia

No popular, poderia dizer que seria uma manipulação da vontade alheia, ou uma lavagem cerebral,

Mas essas expressões sempre nos induz a imaginar que quem se submete a uma manipulação ou lavagem cerebral é uma pessoa fraca de caráter ou de inteligência,

Diferente da palavra persuasão, que deixa claro, que qualquer pessoa pode ser persuadida, independentemente do seu caráter e inteligência.

Quantos filhos são persuadidos por seus pais, e nos relacionamentos de casais, quantos são persuadidos por seus parceiros a fazerem coisas que não desejam?



A historia ilustra inúmeros casos de persuasões, algumas positivas outras negativas e algumas nefastas, como o caso de Hitler.

Mas vou citar dois exemplos bem conhecido por todos, mesmo quem não acredita nesses fatos como reais, conhece a historia..

- Da serpente no Jardim do Éden que persuade Eva a comer do fruto proibido, trazendo graves consequências para sua descendência.

- E dos sacerdotes judeus, que sentiam o poder deles sobre o povo ameaçado por Jesus, persuadiram o povo a pedir sua crucificação em troca da libertação de um assassino.


Vamos aos livros:

- Persuasão da Jane Austen com 230 paginas.


É um romance, apaixonante, assim como os demais livros de Jane Austen.

Sinopse: O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. Fonte: livraria Saraiva.


Assisti o filme da BBC e posso garantir que é fiel ao livro, mas na leitura é possível captar certas tramas que no filme é impossível compreender.


Outro livro que eu li, e não é da Jane, mas que gostei muito por tratar de temas atuais de forma envolvente e cativante, é um suspense.

O Desaparecimento de Katharina Linden, de Helen Grant com 318 paginas.


O livro toca em dois temas polêmicos, o bullyng e a violência contra crianças, mas sem constranger,  consegue fazer a pessoa pensar sobre essas questões, conduzindo o leitor em uma trama envolvente, cheia de mistérios.
Um livro que pode ser indicado até para crianças acima de dez anos.

Sinopse:  No dia em que Katharina desapareceu, Pia foi a última pessoa a vê-la. O terror se espalhou pela cidade. Como uma garotinha de dez anos poderia desaparecer num lugar em que todos se conheciam? Com uma escrita habilidosa e mágica. Vencedor do Alex Award de literatura juvenil. O misterioso sumiço leva Pia a imaginar se algo sobrenatural e macabro ocorreu com a menina. Tal suposição está baseada nas histórias que o velho Herr Schiller lhe conta a respeito de fantasmas, bruxas e monstros do folclore local, que tratam de espíritos e zumbis que aterrorizam os habitantes da cidade. E, quando outras garotas desaparecem e Pia aprende mais lendas, sua teoria começa a fazer sentido. Aliando histórias medonhas e figuras assustadoras ao terror de toda uma cidade com o desaparecimento de suas crianças, Helen Grant apresenta um livro para todas as idades e perfeito para quem gosta de mistério, fantasia, amor e amizade. Fonte: livraria Saraiva; outra resenha desse livro, link.

                                        Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e atenção..
 muitos beijos..
Meu carinho para vocês:
Tchau,Vi



31 comentários

  1. Oi querida, livros com leituras fortes, bem interessante.
    Gosto de mistérios ....
    Vou colocar na minha lista, vou me persuadiu rsrsrs
    Bom dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Vi!
    Realmente o tecido de oncinha faz o maior sucesso! Fiz esse com o mesmo tecido do seu a pedido de uma cliente de MS, viu as fotos e gostou.
    Fiquei encantada com o livro, mas é tão difícil sobrar tempo para leitura, tenho vários no meu criado esperando faz tempo!
    Uma quinta linda por aí!
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Ficou com vontade de ler esse livro. Parece ser bem interessante.

    Perto da casa de vocês tem biblioteca?? Que ótimo, quando criança meu passeio preferido era ir a biblioteca aos sábados pela manhã.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Este Blog é cultura pura!! é por isso que não saio mais daqui rsrs.

    Adorei a explicação de persuasão, tb já sabia mas é bom ver como vc disse por diferentes lados.

    Vi fique de olho amanhã tem vídeo novo no blog hehehe.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  5. Meninas,
    Acreditas que nunca li esse livro da Jane Austen!!! Persuassão, gostei da explicação. Conseguiu me persuadir a ler esse livro e a gostar dele. MAs não tem como não gostar, né? Jane Austen sempre espetacular no que ela escreveu!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Oi Vi
    Fico até sem graça, não tô lendo nada....preciso urgente de uma leitura interessante assim.
    Muito bom o post sobre persuasão. Tem razão, a 1a. ideia remete a lavagem cerebral.., pois acredito ser o método mais usado o do apelo a emoção...

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  7. Adorei, Vi, muito interessante! E tem pessoas que são mestres na persuasão, rsrsrsrs Vemos tantos pastores, politiqueiros...
    Tô em falta com minhas leituras, fiquei com vergonha, srsrsr
    Bjs e fique bem, sare logo!

    ResponderExcluir
  8. Mais indicações boas demais, gostei! Preciso me persuadir a tirar um tempinho pra leitura, dedinhos pedindo férias,rsrs...
    Big beijos, Ana

    ResponderExcluir
  9. Olá Vi!!!
    Passando pra dar um "oi" agradecer o carinho e a visita e...
    Dizer que adorei a postagem...super cultural (eu já sabia)...mas é sempre bom ler e reler e aprender um pouco mais não é??
    Bjus com carinho!!
    Aaaahhh a Kakú é uma fofa,adorei tê-la conhecido...feliz encontro pra vcs!! (também quero rsrs)

    ResponderExcluir
  10. Olha eu aí em cima no comentário da Cida rsrsrs, ainda bem que ela gosta de mim \o/

    Adorei a resenha sobre os dois livros e as informações sobre persuasão. Acho que todos nós usamos desse artifício algumas vezes. Com pais, marido, filhos, emprego ou até mesmo com um estranho.

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  11. Oi Vi!

    Voltei a estudar e tô dando nó em pingo d'água pra poder dar conta de estudo e leitura...aff... Mas amo ler...amo... Adoro ir mais cedo pra cama só pra ficar lá quietinha devorando meu livrinho!

    Eu amei a história do encontro...hahah... Vcs são demais!

    Bjs Viiiii

    ResponderExcluir
  12. Acho que estava tentando nos persuadir a ler seu livro...rs
    Gostei da explicação e assim vamos abrindo os olhos e entendendo como a vida funciona.
    Bom visitar vocês, viu?!
    Estava com saudades!
    Um bejim grande!

    ResponderExcluir
  13. Gostei das definições persuasivas!! E das dicas de leitura também,principalmente do último livro.Nada como um pouco de mistério :)
    Beijão minha flor

    ResponderExcluir
  14. Olá Pepa!
    Eu adoro os livros da Jane os filmes que foram feitos deles também! Gosto de como é escrito e da época!
    Achei interessante seu texto e como vc disse persuasão vem desde Adão e Eva, bem lembrado!
    Adorei ler e também adorei te conhecer!
    Beijos e uma ótima sexta-feira!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  15. OI VI, FICO ADMIRADA COM TANTA DISPOSIÇÃO. NAO TENHO LIDO MUITO E QDO VEJO SUAS RESENHAS BATE O MAIOR PESO DE CONCIENCIA..........PRECISO LER MAIS..........VIU QUE SEUS POSTS ESTÃO ME PERSUADINDA A MUDAR..........ESPERO EM BREVE PODER DIZER QUE LI ALGUMAS OBRAS INTERESSANTES ..........BJ E BOM DIA

    ResponderExcluir
  16. Dois livros bem interessantes..... literatura de qualidade sempre vale a pena.
    E muito obrigada pela idéia que vc deu lá no blog.... nem pensei em tingir o papel desta vez, porque queria que ficasse com a cara de papel velho que ele já tinha...... mas é uma idéia boa prá próxima.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  17. Vi, minha querida, Persuasão deve ser realmente uma ótima leitura.
    Adorei a maneira que você abordou esse tema. Beijão!

    ResponderExcluir
  18. Oi Vi
    No quesito de persuadir o marido, eu nunca consigo!
    Rsrs
    Gostei das varias explicações sobre persuasão
    Os livros são ótimos, porém ainda nao os li
    Fiquei curiosa em saber o que aconteceu a menina desaparecida. O tema e muitominteressante.
    Bojos e uma linda sexta feira
    Zizi

    ResponderExcluir
  19. Oi Vi!!Sabe, eu não sou persuasiva, mas trabalho com uma pessoa assim...com um sorriso no rosto e com palavras afetuosas , ela consegue o que quer, inclusive comigo,mas às vezes fico chateada, pois não consigo dizer não. Ela vem com fala mansa...eu acabo fazendo o que ela quer,mas não devia.Já mudei meus horários várias vezes para ajudá-la, mas quando eu preciso, ela não pode.Fico triste, nem sempre ser persuasivo é saudável.Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pelas indicações, querida Vi.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  21. Oi Vi querida,bons,lindos ótimas leituras.(esses eu li)."Falando de persuasão ,olha,como o povo cansou de ser persuadido,e está na rua na luta por nossos direitos!,Democracia,fazendo-se presente.O povo está cansado de persuasão politica.
    Beijinhos as duas lindas.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Vi!
    Tb gosto muito dos textos da Jane Austen e dos filmes da BBC feitos a partir deles. Quanto a esse livro sobre o desaparecimento de Katharina, fiquei com vontade de ler; vc me persuadiu. Pena que não tenho uma boa biblioteca pública para frequentar, como você e a Pepa! :(
    O que eu quero ler tenho mesmo que comprar. O que facilita um pouco são os sebos online,tipo a Estante Virtual.
    Achei interessante vc citar (no minas) o livro de português que tinha contos, na sua época de escola, pois embora não me lembre do conto que vc citou, a descrição que vc fez do livro me lembrou demais o que eu usava! Acho que estudamos usando o mesmo livro de português, minha amiga!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  23. Queridas amigas que voltaram à normalidade! hahahah adorei isso!

    Eu amoadorosoulouca por Jane Austen. Um dia, assim como voces, fui procurar o significado exato para a palavra. Eu ri, muito, infelizmente, verdade, quando disseram "lavagem cerebral". É o que vemos até em casa, imagina só mundo afora!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  24. Oi Vi, adorei sua visitinha lá no meu cantinho, seja sempre muito bem vinda. Amei suas leituras (esses eu ainda não li).Um xeru!

    Menina Prendada
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi queridas

    Vi, querida, adorei o post e todas

    as explicações sobre essa palavra.

    É sempre bom aprender, mais e mais

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  26. Oi Vi
    Belo post! Eu só li Orgulho e Preconceito dessa autora, mas adorei! E ela já foi eleita a minha autora favorita, estou louca para ler o livro que vc indicou, deve ser ótimo também!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  27. Li Persuasão há muuuuito tempo atras e gostei. Vou ver se encontro para reler. E no youtube tem o filme disponível, vou dar uma olhadinha, fiquei curiosa para assistir.
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  28. oi Vi adorei as dicas vou procurar ler...beijos

    ResponderExcluir
  29. Querida Vi...
    Belíssimas informações sobre persuasão!Você conseguiu me persuadir
    Vou comprar o livro!Um belo final de
    semana.Fique com Deus
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  30. Oi, Vi, meu docinho!

    Ando tão preguiçosinha pra ler, vc nem imagina!
    Vou até pensar mais profundamente a respeito: tem que ter um bom motivo, né não???
    Só que fiquei com uma vontade de ler esses que vc comentou tão bonito! De repente, quem sabe, né não?
    Bjsssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.