Dieta Coletiva :Rá... eu sabia que aquela "banhinha" não era só culpa da minha comilança... Espia, que é sério !! - O tacho da Pepa

30 de maio de 2011

Dieta Coletiva :Rá... eu sabia que aquela "banhinha" não era só culpa da minha comilança... Espia, que é sério !!


Produtos de limpeza podem causar obesidade, afirma endocrinologista
                             Nelson Rassi citou compostos que alteram função e produção hormonal.
                                Médico participou de congresso sobre obesidade na capital paulista.

Por : Luna D'Alama
Do G1, em São Paulo



 Alguns compostos comuns no dia a dia, presentes em coisas que vão desde produtos de limpeza, plásticos e agrotóxicos até metais e plantas, são capazes de alterar o metabolismo humano e causar obesidade, de acordo com o endocrinologista Nelson Rassi, do Hospital Geral de Goiânia.

Essas substâncias, chamadas de "disruptores endócrinos", alteram tanto a função quanto a produção hormonal e aumentam a gordura abdominal, afirmou o médico em um simpósio realizado nesta quinta-feira (26) durante o 14º Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica, em São Paulo.

Esse compostos são encontrados em diversos produtos industriais ou farmacêuticos. E, quanto mais jovem for a pessoa – ainda criança ou na vida intrauterina –, mais suscetível ela está.

“As leis devem ser mais rígidas em relação aos produtos cujos efeitos desconhecemos, principalmente os destinados ao público infantil”, disse Rassi.

A exposição ao "bisfenol A", um dos componentes que revestem o plástico, sobretudo de mamadeiras e alimentos industrializados para bebês, demonstrou um aumento de obesidade em ratos. No organismo, a substância simula a ação do estrogênio e pode desregular o sistema endócrino. E exames revelam que 95% das crianças e dos adolescentes nos Estados Unidos têm essa substância na urina.

Por ano, os EUA produzem 800 mil toneladas de bisfenol A, que já foi proibido em países como Canadá, Costa Rica, Dinamarca e deve ser banido ainda este ano da União Europeia. No Brasil, a substância é encontrada em garrafas plásticas e mamadeiras.


Trabalhos mostram que esse composto eleva a resistência do corpo à insulina – uma das causas da diabetes –, o índice de massa corporal (IMC) e casos de câncer e infertilidade.

“A tendência é proibi-lo, mas precisamos de meios alternativos. Teríamos que voltar, por exemplo, às mamadeiras de vidro, mas as mães temem acidentes”, afirmou o médico.

Rassi citou outro produto como possível causa de obesidade: um composto químico denominado "ftalato", utilizado em brinquedos e banido da Europa em 1999 e dos EUA em 2008. O produto continua sendo aplicado em perfumes, laquês, embalagens e revestimento de paredes.

O médico mencionou, ainda, a "genisteína", um derivado da soja, e o fungicida "tributilina", usado na preservação de madeiras, que têm sido apontados como responsáveis pelo ganho de peso em animais. “A soja em si não tem esse poder deletério, mas sim esse concentrado”, explicou.

Por fim, Rassi citou a ação de um estrogênio sintético chamado "dietilbestrol", que foi amplamente usado para impedir abortos espontâneos e proibido na década de 1970. Além de aumento de peso, ele pode causar câncer, problemas reprodutivos e de desenvolvimento uterino. E todos esses produtos listados podem ficar no organismo durante anos após a exposição.

Falta de cálcio e vitamina D

Outra causa não clássica de obesidade pode estar na deficiência de cálcio e vitamina D. Cerca de 1 milhão de pessoas no mundo têm falta dessa vitamina, e entre os adultos o problema chega a atingir de 30% a 50% da população.

Segundo o endocrinologista Luiz Henrique Griz, de Recife, estudos sugerem que níveis abaixo de 15 ng/ml podem ter ligação com o aumento da resistência à insulina. Mas esse ponto de corte – quando a deficiência começa a fazer mal – ainda não está claro para a ciência.

Griz afirmou, ainda, que pesquisas revelam que o baixo consumo de cálcio também pode desencadear quadros de obesidade.


Flora intestinal

Além disso, a doença pode estar ligada à flora intestinal, como sugeriu no congresso o endocrinologista Mário José Saad, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Essa flora é determinada por vários fatores: se a criança nasceu de parto normal ou não, qual foi seu peso ao nascer e sua alimentação no primeiro ano de vida, além de questões genéticas e ambientais.

Algumas bactérias que predominam no intestino ajudam a quebrar as moléculas de comida. Entre os obesos, a proporção desses micro-organismos é menor. E, de acordo com o médico, um indivíduo que passa por uma cirurgia de redução de estômago tem sua flora alterada depois disso.


Como diria @lola, " -Genzas !!!!

Deve ser por esses fatores que a obesidade tem atingido níveis de epidemia, não é só um fator, mas vários agregados !!!

Bom, agora além do valor nutricional a gente tem que ver do que são feitas as embalagens.

Por agora é o que se apresenta... pelo jeito  vamos ter que voltar ao "basic", em todos os sentidos !!

Bjus 1000  

14 comentários

  1. Nossa!Que horror!A gente se cuida tanto e agora mais esta!Este mundo está perdido mesmo!!O que devemos usar então??Vou mostra este texto para meu filho que faz Farmácia,para ele discutir com seus professores!!Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Pepinha, honestamente dá até medo estar comprando esses produtos...

    Vi a Jubiart na lateral do Tacho, sou suspeita... Mas ficou um charme! Rs.

    Beijoooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas!Tenha uma boa semana. Um abraço, Marta

    ResponderExcluir
  4. Em resumo, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! kkkkkkkk
    Mas, pelo menos posso dividir a culpa dos muitos quilos adquiridos. kkkk

    ResponderExcluir
  5. Oi Mamis,

    A cada dia uma nova descoberta, a cada dia estamos ainda mais perdidos..rs Pois, tudo leva a ser uma causa de alguma coisa que faz mal a saúde. Estamos, literalmente, num beco sem saída! =/

    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. oi, tudo bem? é sério mesmo......

    beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus!!!!
    Daqui uns anos vamos ter que tomar cuidado para não engordar ao assistir-mos novela rsrs'
    Fiquie imprecionada com tudo isso, mas minhas manhinhas que me perdoem, mas eu não vou ler rótulo de material de limpeza não rsrsrs'
    Bjaum Pepinha, obrigada pela dicassaaaa

    Boa semana pra você!
    Luh

    ResponderExcluir
  8. Isso é um poço sem fundo!!O famoso "progresso" tem nos levado a limites extremos!
    Acho que vou morar numa casinha "nos interiorrr",no meio do mato,rs,rs
    Beijão lindinha.

    ResponderExcluir
  9. Acho que vou abandonar as limpezas,rsrs...Daqui prá frente, só vou costurar!
    Obrigada pelo alerta...
    Bjs,Ana.

    ResponderExcluir
  10. Oi Pepinha!
    Vim te dizer que tem uma tag com selinho pra você lá no meu blog.

    Bjaum...........Luh

    ResponderExcluir
  11. Pepa do céu.... que coisa é essa?
    Estou besta.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Pepa!
    Aha...então é por isso que ganhei um pneuzinho,hehe.
    Mas pode deixar, não uso mais produtos de limpeza, tá resolvido... vou parar de limpar a casa,rsrs.
    Beijos, adorei a matéria.

    ResponderExcluir
  13. Ai Carai! Entraremos num dilema: casa imunda versus corpo magrinho. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk E olha que ainda tem médico dizendo que protetor solar engorda...sabia??? Corram pras montanhas já! kkkkkkkkkk Genzasss....rs ♥


    Bjs

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.