Dieta Coletiva - Macho, macho man - O tacho da Pepa

11 de abril de 2011

Dieta Coletiva - Macho, macho man




A guerra dos cromossomos não dá trégua — os homens com o Y, nós com o X. Se eles têm maior quantidade de neurônios, nós sabemos usar os nossos muito bem, obrigada. Enquanto eles ganham 20% mais no mercado de trabalho, nós podemos mostrar que somos competentes e batalhar por aumentos salariais. Agora, levar vantagem para emagrecer... já é demais. É cientificamente provado que o sexo masculino perde mais rápido os quilinhos extras que comprometem a silhueta. Cansada de suar na esteira, comer saladinha com grelhado e demorar para ver o ponteiro da balança descer? Assuma seu lado macho man e perca peso como um homem.



As regras de uma dieta saudável são as mesmas. A diferença é que os homens encaram o desafio com maior seriedade e persistência”, afirma a nutricionista Mariana Klopfer, da clínica Nutricius, em São Paulo. A ciência explica. Um estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences mostra que eles têm mais facilidade de controlar a resposta do cérebro quando o assunto é a ingestão dos alimentos favoritos. A descoberta pode indicar uma diferença entre os sexos na percepção da resposta aos sinais corporais internos. Outro aliado fortíssimo do sexo masculino é sua taxa inferior de gordura e superior de massa muscular. A combinação aumenta o gasto calórico e, logo, auxilia na perda de peso. Não, Deus não nos premiou com um culote por maldade: nós precisamos dele para gerar bebês. “Por isso, as mulheres têm que lutar mais para perder medidas nas coxas, nos quadris e na cintura”, diz a endocrinologista Anete Hannud Abdo, do Programa de Atendimento ao Obeso, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Mesmo com as desvantagens biológicas, você pode adotar algumas estratégias do sexo oposto para acelerar o emagrecimento. Confira como superar mais essa afronta da mãe natureza.



- Encha o prato

Em outras palavras, pare de fazer a dieta da sopa, do chá e da proteína. Além de chatíssimas, elas não operam milagres duradouros. “A reeducação alimentar é a escolha da maioria dos homens. Eles comem de tudo com moderação, não têm o hábito de beliscar e respeitam os horários das refeições”, afirma a nutricionista Patrícia Davidson, consultora de WOMEN’S HEALTH. Siga a regra: 55-60% de carboidrato, 10-20% de proteína e 25-30% de gorduras. Além disso, não fique mais de 3 horas em jejum, inclua frutas e legumes no cardápio, opte por carnes magras, prefira carboidratos integrais e beba 2 litros de água por dia. Um homem de dieta precisa de 2 mil calorias por dia, e uma mulher, entre 1 200 e 1 500 — se não praticar atividade física. “A regra para emagrecer é ingerir 25 calorias para cada quilo de peso. Se consumir 30, manterá a forma. De 35 a 40, engordará”, diz a nutricionista Mariana Escobar.



- Aposente o chicote

Permitir-se é o verbo da ordem. “A mulher sofre bem mais por não estar em um peso adequado. Já o homem consegue ser mais respeitado, na fase adulta, se está gordinho”, afirma a psicóloga Ruth Ascencio, de São Paulo. Não se martirize, portanto, por devorar um prato de lasanha. “Quando come-se com culpa, come-se mais. Afinal, já que estamos trapaceando na dieta, por que não abusar mais um pouco?”, pergunta Patrícia Davidson. Para não golpear as costas com um chicote a cada garfada, escolha um dia da semana para saborear o prato de que você mais gosta. “Mastigue sem culpa e volte no dia seguinte com o estímulo renovado”, afirma Patrícia. Se ainda não está convencida, leia isto: cientistas da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, constataram que quem reprime o desejo de comer acaba comendo quase o dobro do que aqueles que manifestam a vontade. E o detalhe é que o comportamento foi observado especialmente em mulheres.


- Eleve a temperatura

Um truque para fazer com que sua queima calórica se aproxime da masculina é usar a digestão em seu favor. Todo alimento para ser digerido gasta energia, sendo que alguns mais que outros. Você, evidentemente, vai abusar dos maiores consumidores: os termogênicos. Entre os principais estão gengibre, pimenta-vermelha, acelga, couve, brócolis, laranja, canela, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, salmão, sardinha, azeite e (viva!) chocolate amargo. Inclua pequenas porções na sua dieta, como um pedaço de gengibre de 2 centímetros, um tablete de 25 gramas de chocolate amargo e 1 xícara de chá verde antes das principais refeições. Bloquear a ação das gorduras no corpo é outra saída para tentar emagrecer mais rápido. A casca do maracujá batida no liquidificador — e adicionada a sucos ou vitaminas — diminui a taxa de açúcar no sangue, impede que o organismo absorva a gordura e o carboidrato excessivos dos alimentos, ajuda no controle do colesterol e melhora o funcionamento do intestino. Sim, você vai conseguir ir ao banheiro como eles, graças à fibra pectina, presente na casca do maracujá. “Ao ser ingerida, ela se transforma em gel, fazendo com que as partículas de gordura se liguem a ela, indo embora com as fezes”, diz Mariana Klopfer. Maçã, morango, ameixa, uva, carambola, casca de frutas cítricas, as partes brancas da laranja e da mexerica e a aveia também possuem quantidade razoável de pectina.


- Dispense a calculadora

Já viu algum homem (heterossexual) contando as calorias de uma porção de amendoins? Não, óbvio. E olha que a ciência também nos surpreende ao mostrar que, num regime, reduzir a ingestão de carboidratos vale mais do que contar calorias. Uma pesquisa do Children’s Hospital, nos EUA, dividiu dois grupos de pessoas com biótipos diferentes: maçã (gordura na barriga, comum entre homens) e pera (quadris salientes, ligados a mulheres). Cada um foi submetido a uma restrição: de calorias ou de carboidratos. Os resultados indicam que ao trocar, por exemplo, o arroz branco pelo integral o segundo grupo teve maior sensação de saciedade — já que a quantidade de açúcar no sangue diminuiu. A redução brusca de calorias, por outro lado, gerou stress psicológico e atrapalhou o processo de emagrecimento.



- Desligue o despertador

Você leva 1 hora para pegar no sono, enquanto ele começa a roncar em 5 minutos. Esse também é um dos motivos pelos quais os homens perdem peso mais rápido. Um estudo publicado no periódico Journal Sleep mostrou que uma noite maldormida pode engordar. A pesquisa avaliou 70 mil mulheres durante 16 anos. Aquelas que dormiram 5 ou menos horas por noite ganharam 15 quilos no período, enquanto as que repousaram bem engordaram 10,5 quilos. “A grelina é um hormônio responsável pela sensação de fome. Sua produção é menor quando descansamos apropriadamente”, afirma a nutricionista Ana Flôr Picolo, do Centro Universitário São Camilo.



- Controle seus impulsos

Como homem não tem TPM, para ele é mais fácil controlar a compulsão por comida. Não há como exterminar a ditadura hormonal, mas você pode associar medidas para suavizar seus efeitos: acupuntura, suplementação com ácidos graxos (ômegas 3 e 6, vitaminas B6 e E e magnésio), métodos anticoncepcionais (pílula, adesivo, injeção, implante ou DIU), exercícios físicos e alimentação diurética (chuchu, abacaxi e melancia). Os fitoterápicos, como o Gamaline, ajudam a reduzir o stress. Em casos de sintomas muito intensos, há tratamentos com antidepressivo, como a fluoxetina.


Fonte : Por Carolina Botelho / Revista Women's Health


Bjus 1000, e vou ali ver se encontro um Macho Man, prá me inspirar , srsrsrs

*meninas estou devendo muitas visitas, mas pretendo acertar todas até o fim dessa semana...
Please, não me abandonem....

Bjus 1000 de novo !!!

11 comentários

  1. Oh!Deus me ajude!Dormir mais,andar mais,comer menos e ainda me acalmar....Pepinha do céu...Se eu quiser emagrecer( e preciso) vou ter que dar uma virada na vida geral!
    Nessa hora, e só nessa, era bom ser homem...
    Bjs,Ana.

    ResponderExcluir
  2. Oie! Minha visitinha hj é para fazer um convitinho... da uma passadinha lá em minha gavetinha e participa do sorteio que esta rolando! Não esquece! Bjkas e uma semana linda!!!
    http://gavetinhasdadri.blogspot.com

    @Drika_Ribeiro
    ♥3♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Pepa,
    Vim te visitar, adorei as dicas.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oláaa Pepiinhaa! Adorei as dicas, mais cá entre nós... a fluoxetina é realmenteeee megaaa boa...hahaha... pensa a força que ela dá pras pessoinhas ansiosas...kkk
    bjosssss
    Otima Semana!!

    ResponderExcluir
  5. Aiaiaiaiai....não é fácil....estou tentando perder uns quilinhos e não tah fácil, estou tentando ir pelo caminho certo, uma boa alimentação e boas caminhadas, vamos ver se consigo chegar ao meu objetivo. Ótima semana..bjus

    ResponderExcluir
  6. Que dureza, Pepinha sumidinha !!!!!

    Amiga, não tô conseguindo emagrecer...diante de alguns probleminhas ( marido perdeu emprego e a coisa tá brava...) não tenho conseguido manter a ansiedade sem comer, entende??? Mas, admiro muito quem tá emagredendo com a dieta coletiva! Aliás, tiro meu chapéu pra vcs!!

    Um beijão pra vc e uma linda semana cheia de bênçãos !
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii vim retribuir a visitinha, adoreiii...

    Lendo seu post, acho que preciso rever os meus conceitos quanto ao fato de dormir mais. Durmo mooooiiito tarde e isso me faz um mal danado rsrs

    Bjsss carinhosos...

    ResponderExcluir
  8. Oi lindinha.
    Que dureza!!!Dieta é persistência mesmo!!
    Mais com certeza,as dicas valeram muito!!
    Bjs amiga querida.

    ResponderExcluir
  9. Pepa querida, se achar um macho man como este do post me avise que vou fazer uma dieta especial com ele. Estou super feliz pois assim que acordei recebi minha correspondencia e lá estava meu marcador. Ele é muito lindo. Olhei muito e ainda não descobri como foi feito. Eu adorei. assim que tiver um tempinho posto no meu blog. Obrigada pelo carinho de você e da Vi. Bjus mil.

    ResponderExcluir
  10. oi pepinha é verdade torta de limão é tudinho de bom né ...eu mesma adoro ... tudo que é de limão fica uma delicia
    bjocas

    ResponderExcluir
  11. Eita lasqueira, mundo velho sem porteira mesmo viu....mulher é fogo mesmo. rs

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.