Artesanato, Reciclagem, e sustentabilidade - O tacho da Pepa

14 de janeiro de 2011

Artesanato, Reciclagem, e sustentabilidade

Oi Girls, Vi, escrevendo..

Queridas, saudades de vocês e preocupada porque com esse tempo chuvoso e com tantas noticias ruim, ficamos pensando, será que esta tudo bem com nossas amigas?

Achei esse vídeo do Falamansa, Um dia perfeito, onde tem uma frase que diz: Hoje é o dia perfeito, prá fazer tudo direito, e achei muito apropriado para o momento que estamos vivendo..


Não sei se vocês sabem, mas também faço papel machê, reutilizando papel, 
 e também faço reaproveitamento do lixo orgânico gerado em nossa casa, fabricando nosso adubo..

Minha consciência ecológica vem da minha mãe, e já fazíamos o processamento do lixo orgânico muito antes de virar moda o meio ambiente..

Por isso achei muito legal o artigo Sustentabilidade no site  Quero Viver Bem, que alerta sobre o perigo que o nosso lixo faz para nós e para o meio ambiente.
 
Como por exemplo, foi descoberta uma enorme quantidade de lixo boiando no meio do oceano Pacífico - uma área igual a dois Estados Unidos e que resíduos plásticos provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos..


Então amigas, sei que muita de vocês não tem como processar seu lixo orgânico, mas se cada um de nos começarmos a mudar nossos hábitos, como separar o lixo, gerar menos lixo, diminuindo o consumo de produtos que as embalagens não sejam recicláveis e etc.. Com certeza vamos melhorar o meio ambiente.

-Lembrando que o plástico leva mais de 400 anos para se decompor na natureza.
Bem amigas, vou ficando por aqui,

Ops: para as amigas da dieta coletiva, achei essa preciosidade:

KKKKKKKK..
Beijos, bom final de semana


Tchau, Vi

17 comentários

  1. OIIIIIIIIIIII VIIIII QUE DELICIA TER VC AQUI AMIGA
    PENINHA EU ESTAR SEM TEMPO PARA PAPEARMOS VIA ORKUT ,,ANDO NA CORRERIA AMIGA AMEI A MATÉRIA VIU ..AMIGA JÁ PEDINDO POSSO ME APOSSAR E POSTAR NO MEU BLOG ESSA SUA TABELINHA DE QUANTO TEMPO O LIXO LEVA PARA SER DESTRUIDO NO TEMPO??? É QUE VOU COMEÇAR UMAS MATERIA SOBRE SUSTENTABILIDADE E RECICLAGEM..E GOSTARIA DE POSTAR NO BLOG..VOU TIRAR UM DIA DA SEMANA SÓ PARA POSTAR ESSES ASSUNTOS
    EU MESMA AQUI EM CASA SEMPRE RECICLO E MEU LIXO É SEPARADINHO...POIS É MUITO IMPORTANTE ..VEJA AS INCHNTES...SINAL SO MEIO AMBIENTE CONTRA O HOMEEM NÉ..E MAL SABE O HOMEM QUE NÃO É SÓ A FURAS DAS AGUAS DO CÉU,,MAS SIM OS LIXOS DESCARTADOS IRREGULARMENTE NÉ AMIGA
    BJINHOS E PARABENS PELA MATÉRIA
    HUMN POSTEI RECEITA NOVA DE CUPCAKE SALGADO
    BJUS
    MAND BEIJOS PARA A PEPINHA

    ResponderExcluir
  2. Legal demais seus comentários e as tirinhas então...

    ResponderExcluir
  3. Oi Vi,

    Assino embaixo, talvez começando de pouco em pouco se consegue um resultado positivo.

    Quanto ao texto para nós da Dieta, daqui uns dias seremos imperdoáveis...haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É Vi, com esse tempo ficamos preocupadas mesmo, espero que todas amigas blogueiras e suas famílias estejam bem.
    Sobre a reciclagem, acho muito legal falar sobre isso.
    Aqui em casa nós sempre separávamos o lixo porque passava um pessoal recolhendo todo tipo de material, agora, infelizmente pararam, só estão recolhendo plástico porque dizem que não compensa. Como fico com dó de misturar material reciclável com lixo orgânico, coloco tudo em sacos separados e o material reciclável coloco em saco transparente para que se alguém tiver interesse em pegar possa ver, mas vejo muitas vezes que quem leva é o caminhão da coleta mesmo, e o material que vejo que dá para aproveitar para os artesanatos eu lavo e guardo numa caixa para usar.
    É sempre bom usarmos a criatividade para reaproveitar as coisas e também termos conciência para não descartarmos lixo na natureza porque prejudicamos os animais.
    Um dia estava assistindo uma reportagem sobre meio ambiente e o repórter estava no meio de uma mata com um guia seguindo uma trilha, e encontraram um passarinho morto com um cliclete grudado no bico. Ou seja, turistas invadiram a "casa dos passarinhos e outros animais" para se divertirem, jogaram, o cliclete no chão e o passarinho tão inocente ciscou o cliclete achando que era alimento e morreu sufocado. Achei um absurdo, fiquei com muita dó.
    Agora deixa eu parar por aqui e vamos ter conciência minha gente!
    Bjssss*

    ResponderExcluir
  5. Oi Pepa, bem lembrado das nossa amigas blogueiras que moram nestas áreas, vamos pedir a Deus por elas em nossas orações né.
    Pepa quero te mandar um mimo por conta do niver, qual endereço posso mandar?
    mande-ma por email
    najanema@ibest.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Pepa,você é óóóóótema!

    Beijão
    Olivia - entreideiasepanosblogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Vi. Adorei seu post. Sou conciente de que precisamos cuidar muito de nosso planeta. Pena que não posso fazer muita coisa mas pelo menos faço coleta seletiva do meu lixo e cuido do que posso para não poluir e não desperdiçar. Acho importante que todos contribuam com o que podem. Parabens pela ajuda enorme que dá ao meio ambiente. Bjus.

    ResponderExcluir
  8. VI, achei que esse seu post tem tudo a ver com um site do qual eu sou fã: www.sacoeumsaco.com.br vai lá e dá uma olhada. A gnte se surpreende com o que acontece com nosso lixo (especialmente sacos plásticos)... Depois me diz o que vc achou...
    Beijões...

    ResponderExcluir
  9. Oi Vi.
    Muito bom o seu post!!!
    Conscientização é a palavra certa...nos leva a ser solidários com aqueles que passam por tribulações e sermos mais responsáveis com o meio ambiente!!
    Parabéns pelos trabalhos em papel machê!!!
    Beijão querida.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Super importante,Vi!Nestes dias de tragédia, vemos a importância que tem a reciclagem e os cuidados com nosso lixo! Claro que não é só isso, mas também conta muito...
    Vamos rezar pelas famílias que estão sofrendo...
    Bjs,Ana.

    ResponderExcluir
  12. Olá!!! Testei sua receita de Quiche de Espinafre e coloquei uma indicação no meu blog, quando der apareça!!! Estou te seguindo Bjks

    ResponderExcluir
  13. Oi Linda!

    É sempre bom lembrar que o planeta não é eterno...Temos que cuidar dele, automaticamente estaremos cuidando de nós mesmos.

    Vou lá na sua dica de blog.

    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  14. Pepa querida,é daí que todos precisam fazer sua parte.Adorei seu post.E o texto para a dieta está ótimo..Kkkkkk.

    Beijosss minha linda!
    Simone Souza

    ResponderExcluir
  15. Oi Vi, adorei, excelente post... desde o vídeo que forroziei aqui com ele,deitada claro pq to resfriadona, até todos os toques de colaborar pra um planeta melhor... assino embaixo de todos eles. Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Viiiiii...
    Amo Fala Mansa...
    Amei sua idéias... o porco é para Pepa...
    Ando preocupada com tanta garrafa pet solta pelo mundo... onde vai parar isso???
    bjuuuu e qjuuuu

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.