O sonho americano, American dream? - O tacho da Pepa

7 de julho de 2022

O sonho americano, American dream?

 

Queridas e queridos muita gente sonha em morar nos EUA, pois   propagandas vendem a imagem de um país justo, onde se tem oportunidades, quem quiser pode se dar bem.

Definição segundo James Adams, em 1931, "a vida deveria ser melhor e mais rica e mais completa para todos, com oportunidades para todos baseado em suas habilidades ou conquistas", independente de sua classe social ou circunstâncias do nascimento."

Uma coisa é a gente estar fazendo turismo em um país, geralmente turista visita museus, parques, shoppings, só coisas bonitas.

Outra coisa é estar morando algum tempo e poder ir em mercados, bairros mais pobres e ver qual é a realidade dos lugares.

Acompanho alguns canais de viajantes que ficam algum tempo em diversos países fazendo uma "imersão" no lugar, e verifiquei que nos EUA tem muita gente morando na rua, dentro de veículos e barracas, lá não tem assistência médica gratuita, e que apesar do governo dar um salário razoável para os desempregados, este salário não permite que eles se alimentem e vivam com dignidade e a taxa de desemprego tem crescido.

Uma coisa que os viajantes mostraram é que os lanches fast food são muito baratos, mas os alimentos tradicionais, como frutas, verduras, carne, cereais são caros, com isso o governo incentiva a população mais pobre a comer fast food, o que não haveria problema, se isso não acarretasse problemas de saúde em um país que não existe assistência médica gratuita.

A taxa de obesidade nos EUA é alta, 36,2%;  Enquanto que no Vietnã, um país onde empresas de fast food não fazem sucesso, pois ou a população gosta de comer alimentos tradicionais para sua cultura ou não tem condições financeiras para comerem fast foods , a taxa de obesidade 2;1% e segundo Wikipédia o Vietnã tem sistema de saúde público.

Eu fiquei pensando, porque um país que não tem  saúde gratuita, "incentiva" o consumo de fast foods e os que tem saúde gratuita, incentiva sua população a se alimentarem com alimentos tradicionais?

Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e atenção
Meu carinho para vocês
Beijos



2 comentários

  1. Gostei muito de tuas colocações e reflexões. Para sonhar em morar em algum lugar qualquer, temos que ir a fundo, verificar a vida fora dos lugares "instagramáveis", como agora é moda... beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa publicação. Obrigada pela partilha
    -
    É assim, que esta vida tem jeito.

    Beijos, boa tarde

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.