O desejo de apagar algo "podre" do nosso passado. - O tacho da Pepa

18 de fevereiro de 2021

O desejo de apagar algo "podre" do nosso passado.

                                     Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..

Queridas e queridos essa semana li (novamente) uma reportagem sobre o Japão desejar apagar da história a existência das 'Mulheres de conforto', estas mulheres eram principalmente coreanas, forçadas à prostituição e escravidão sexual  nos bordéis militares japoneses durante a II guerra Mundial, estima-se que foram entre 50 mil a 200 mil mulheres.

Aqui no Brasil, na semana passada, o STF julgava o direito ao esquecimento, que é simplesmente apagar de todos os meios de comunicações, todas informações de delitos, crimes, coisas erradas, etc. que as pessoas cometeram. O STF não autorizou tal  'impunidade'.

Ainda bem que a justiça só vai continuar cega, imaginem se além de cega ficasse com Alzheimer?
Quando fazemos algo errado, e nos conscientizamos que foi um erro, normalmente sentimos vergonha por aquilo e desejamos que aquilo seja apagado da nossa memória, mas nossa memória não apaga, volta e meia ela nos lembra que falhamos.

Diferente de certas pessoas que querem que algo do seu passado seja apagado não porque ele acha vergonhoso, mas porque aquilo pode lhe prejudicar financeiramente ou socialmente.

Temos observado diversas pessoas na internet, em programas de televisão e na vida real, fazendo coisas como se o mundo fosse acabar amanhã.

Eles imaginam: como o mundo vai acabar amanhã, não haverá o dia seguinte, o da vergonha ou do prejuízo.

Mas o dia da cobrança chega, e a pessoa vai ter que conviver com os olhares tortos e condenações, não adianta querer apagar, sempre vai ter alguém para lembrar, daquele dia fatídico que o cérebro acreditou que o mundo ia acabar ou que éramos donos do mundo, portanto, podíamos chutar o pau da barraca.

Antes de agirmos, falarmos, devemos pensar, se eu estiver viva (vivo) amanhã ou depois, vou sentir vergonha disso, isso pode me prejudicar?

                                    Vou me despedindo de vocês

Obrigada pelo carinho e Atenção ..
                                           muitos beijos ..                                          
 Meu carinho para vocês:
Tchau,Vi

5 comentários

  1. Que tristeza o que acontecia com as mulheres coreanas!
    Belo teu texto e seria muito bom se antes de fazer as asneiras, tivéssemos a consciência do erro ... Mas... beijos, tudo de bom,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, Vi, bem oportuno!
    A vida é cíclica e a cada fase deveríamos estar atentos aos erros, tentando melhorar como seres humanos...No meu tempo era diferente (todos os tempos são diferentes) não tínhamos tantas informações, maneiras de refletirmos nossa postura, erros e acertos, mas sempre estava ligada a absorver, pensar, repensar e se necessário mudar. Hoje muitos agem como você disse...mais ainda, vivem como se tivessem menos inteligencia do que um vírus mortal, por exemplo.
    Quando os valores morais e éticos não moldam o ser humano com os aprendizados ao longo da vida só posso imaginar que o futuro vai ficar pior ainda, nem tenho curiosidade de saber.
    Jovens? A maioria nem quer saber de aprender valores de vida, só do aqui e agora e seus prazeres, depois se atrapalhar eles dão um jeito de apagar e tem um monte de trouxa que vai acreditar, assim seguirá a humanidade. Quando não se percebe o erro como erro, não se apaga.
    Abração, adorei o post!

    ResponderExcluir

  3. Essas maldades, atrocidades, violência física, carnal, contra as mulheres, nunca poderá SER APAGADO. Essa vergonha tem de ficar para a história como isso que é: VERGONHA.
    .
    Votos de um dia feliz - abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Pra eles é conveniente apagar..porque não foi as filhas..esposas..irmãs..mães deles que passaram por isso..a dor da alma subsiste nunca se apaga..e querer que os outros não saibam? Seu texto diz tudo...😘

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.