24 de setembro de 2020
Charlotte Moore a astrofísica.
Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..
Acho interessante citar o trabalho de algumas cientistas nesse ramo, pois em uma época em que as mulheres eram muito mais discriminadas, algumas conquistaram seu lugar de destaque e respeito.
E Charlotte foi pioneira na disciplina científica, a espectroscopia, que consiste no estudo de como a matéria interage com a luz, inclusive comprimento de ondas invisíveis ao olho humano, com seus estudos ela transformou não só a astronomia, mas a física, química e a ótica.
Cada elemento da tabela periódica tem uma impressão digital única de linhas no arco-íris ou espectro que se torna visível quando o elemento emite ou absorve luz.
Charlotte Moore nasceu em 24 de setembro de 1898 (morreu em 1990), começou a trabalhar com astronomia aos 20 anos como assistente do Dr. Russel e não parou mais, Charlotte publicou sua última coleção de tabelas atômicas em 1985.
Foi premiada com a prestigiosa Medalha Bruce como A astrofísica mais honrada do mundo.
Quem ficou curioso e quiser saber mais sobre a vida de Charlotte deixo o link da Smithsonian magazine, foi lá que obtive a maioria dessas informações.
Interessante e sempre bom homenagear mulheres e essa cientista! Valeu!beijos, chica
ResponderExcluirPassei e gostei de ler o seu tema sobre estrelas e outros temas relacionados
ResponderExcluir.
Abraço
Interessante publicação!! :))
ResponderExcluir-
Cores matizadas, alegres ciprestes
-
Beijos, e uma boa noite:)
Oi Vi! Que fantástico é a Ciência, suas descobertas, ainda mais imaginando os tempos que não havia a tecnologia de hoje, outras "ferramentas", observação e muita experiência...Geniais os cientistas de todos os tempos.Adorei o post.
ResponderExcluirAbração, bom final de semana!