Clafoutis de Cereja ou quem guarda tem... - O tacho da Pepa

11 de abril de 2017

Clafoutis de Cereja ou quem guarda tem...



Lá no fim do ano comprei muita cereja, porque estavam mega baratinhas, porque quem me conhece sabe que não compro nada que esteja os olhos da cara... é igual agora na Páscoa, muita gente não come peixe o ano todo, mas chega a semana santa decide deixar um rim no mercado para comer bacalhau. Gente, depois que passa essa época o bacalhau fica com preço justo, então pra que se endividar ? 

Mas voltando para as cerejas, como eu tinha comprado muitas e comi de tudo quanto foi jeito, resolvi fazer alguns potes em calda para poder guardar por mais tempo .

Elas ficaram maravilhosas e sim a textura muda um pouco, mas casou perfeitamente com esse clafoutis, que é um tipo de pudim, sabe aquele pudim de padaria ? Então a textura é bem essa.

Dá para fazer com pêssegos,  nectarinas essas frutas mais suculentas... mas o de cereja é clássico. Nessa receita usa-se as frescas, mas usei a que fiz em calda e ficou show. Só não vale aquela cristalizada (que todo mundo diz que é chuchu, rsrsrsrs)

Clafoutis de Cereja

200 g de farinha de trigo
120 g de açúcar
uma pitada de sal
3 ovos (usei 4 médios)
80 g de manteiga sem sal derretida
250 ml de leite
500 g de cerejas descaroçadas

Pré-aqueça o forno .

Unte um refratário de 30 cm. Ou vários individuais.

Numa vasilha grande, coloque a farinha, o açúcar e o sal e misture bem. Com a batedeira, vá juntado os ovos, um a um, misturando bem a cada adição. Junte a manteiga e bata mais um pouco. Incorpore o leite aos poucos em baixa velocidade até que fique uma massa bem lisa.

Espalhe as cerejas no refratário e despeje com cuidado a massa por cima. Leve ao forno por 30 minutos ou até que fique dourado e firme.

Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva com uma bola de sorvete ou chantilly... o contraste quentinho com gelado, mais a doçura da cereja... noooossa é o tipo de sobremesa que eu comeria todos os dias, rsrsrsrs 

Se fizer, não esquece de me contar hein !!


Bjus 1000 !

3 comentários

  1. Meu Deussssss, que delícia!
    Gostei da dica de fazer a cereja com calda em casa, e essa receita do clafoutis, hummmm, me derrubou de vontade de experimentar!
    Bjssssss e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  2. Hello, queridas!
    Que maravilha é essa? Foto linda e tentadora!

    Beijinhos, abençoada semana pra vcs ♥♥

    ResponderExcluir
  3. Apetitosa e tentadora, ando meia sem vontade de ir para a cozinha esses dias...espero que passe...sabe quando tu olha a receita copia e não faz? estou assim...kkkkkk

    Feliz Páscoa meninas! bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.