Diproma X diplomas. - O tacho da Pepa

24 de novembro de 2016

Diproma X diplomas.

Oi girls and boys, Vi, escrevendo ..

Queridas e queridos houve um tempo não tão longínquo, que só fazia faculdade ou universidade, ricos, gente super inteligente ou super esforçada (para conseguir entrar em uma universidade pública) ou aqueles que a família resolvia fazer sacrifícios enormes para um filho conquistar o diploma de curso superior.

Imagem: Instagram
Não havia faculdades pagas em cada esquina como hoje, as públicas sempre foram poucas e para os ricos e para alguns pobres com o QI bem acima da media (como é até hoje).

As pagas eram poucas e muito caras.

Também não existia essa riqueza de cursos como hoje, os cursos eram engenharia, medicina (área da saúde), direito, outros voltados para área de educação.

Hoje tem curso superior até para trocar lampada.

Hoje facilitaram o acesso aos cursos superiores, e eu não acredito que essa facilidade foi criada para favorecer os pobres.

Imagem: blumenews.
- Porque quem esta lucrando com isso são os empresários desse setor que faturam muito e na maioria das vezes fazendo investimentos irrisórios e ofertando uma educação de péssima qualidade.

- Os alunos estão adquirindo um dívida para pagar posteriormente, sem garantia que vão arranjar um emprego que compense o investimento.

- O governo não investe em geração de empregos, temos 12 milhões de desempregados.

- Por ter muita oferta de alunos diplomados e raras vagas de empregos, obviamente que as empresas vão dar preferência na contratação de alunos que tenham obtido sua formação em universidades renomadas.

Imagem: Valinhos FM
O pior é que a pessoa investe muito para realizar um sonho que as vezes só vai servir de quadro na parede e dependendo do curso nem para quadro na parede.

Quando alguém pergunta que curso a pessoa fez?
A pessoa se enrola toda, e diz que é medicina, quando se formou em fisioterapia.

Porque se envergonhar, a pessoa não fez o que gosta?
A maioria não faz o que gosta, mas oque dá para pagar.
Medicina é caro demais, fisioterapia com esforço dá para pagar.
E é assim com muita gente, acaba fazendo um curso de qualquer coisa só para dizer, tenho um diploma de curso superior.

Mas o mais chato disso tudo é que fazer uma faculdade hoje em dia, dependendo do curso esta se tornando sinônimo de ser vitima de lavagem cerebral.

O cara entra normal e sai doutrinado, engajado, militante, desempregado, e na maioria dos casos, explorando os pais pobres.

Imagem: Pinterest
Os pais pobres que antes suavam para pagar as contas do estudante, agora irão pagar as contas do militante rebelde que não lava nem suas cuecas/calcinhas, não ajuda a lavar um copo, mas tem desprezo pelos pais que não tem a "cultura" que ele adquiriu na universidade, e que pagam todas suas contas e põe o arroz e feijão na mesa e pagam a internet.

Então, os pais saem para trabalhar, pai é motorista de ônibus e a mãe é faxineira e o diplomado fica 'cantando de galo' na internet, fica dizendo sou formado nisso, naquilo, tenho conhecimento, xinga todo mundo..

Só digo uma coisa, se teu diploma fosse tão bom, você não estava jogando seu tempo fora na internet perturbando a vida de ninguém, você estava trabalhando, ganhando dinheiro honestamente como faz o Mark.

Mas seu diploma só serve para massagear teu ego, porque para o povão, ele só quer saber se o médico que atende ele no SUS é formado em medicina, que importa se o filho do vizinho tem diploma superior de bicheiro?

Imagem: Livros e pessoas
Que importa se nosso amigo na internet tem diploma disso ou daquilo, que importa se ele é rico ou pobre, que importa se é homem, mulher ou trans, negro ou amarelo?
Até porque no mundo virtual, tudo pode ser uma grande mentira.

Se uma pessoa discrimina outra pessoa, desdenhado da opinião da outra pessoa, porque ela não tem uma formação superior, ou se coloca em um pedestal por ter um diploma, essa pessoa é arrogante, presunçosa, preconceituosa, na maioria das vezes esta explorando alguém, e sendo muito hipócrita com seu o discurso politicamente correto.

Leiam a imagem abaixo, uma jovem afirma que 'homens brancos e héteros são o câncer para sociedade e vejam a seguir a resposta do pai dela.



Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e Atenção ..

 muitos beijos ..
Meu carinho para vocês:
Imagem: PiNterest
Tchau,Vi



11 comentários

  1. Bom dia amigas adorei o Post de hoje a resposta do pai maravilhosa beijos tenham um ótimo findi Eliane Lima

    ResponderExcluir
  2. Virgínia Agio,
    Nunca te vi e já te admiro muito;
    Amo o q vc escreve com tanta sabedoria.
    Sou sua fã❤️

    ResponderExcluir
  3. Falou/escreveu tudo.
    Beijos de admiração.

    ResponderExcluir
  4. Vi, como sempre você nos leva a refletir. Conheci jovens cujos pais pagavam seus estudos e muito mais. Vivi a saga de estudar em Universidade particular e passar fome para me formar. Posso dizer que venci, mesmo na metade ao precisar do Fies e depois já trabalhando, precisar vender o carro para pagar o empréstimo. Achei suas colocações certeiras e amei a resposta deste pai.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vi,

    Se o ensino no Brasil deixa a desejar, até mesmo em escolas particulares, o que dizer de tantas faculdades de esquinas e mba que ontem custavam fortunas?!
    O Brasileiro mal saber escrever, não compreende textos, especialmente os universitários. Milhares... assustador.
    Eu gostaria de ver o Brasil investindo nos seus jovens, estimulando para receber em troca o futuro para todos.
    Será que terei esta sorte de ver acontecer?

    Sobre o texto entre pai e filha: bem feito!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. "O cara entra normal e sai doutrinado"...é exatamente isso!!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, colega Vi!
    Ótima postagem conteúdo supimpa. :)
    Até os meus 101 anos, hei de cursar ainda Artes Plásticas, Letras, Botânica e Entomologia. Amo estudar. :)
    Ei, moça!
    Tem postagem novinha em "GAM Dolls (2)". Passe por lá e confira!
    Ficarei feliz com tua visitinha e comentário, sempre tão gentis.
    Tenha um ótimo fim de semana.
    Abração pra você! :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Vi! Eita assunto complexo..Eu não tenho curso superior, só completei ensino médio na base do supletivo e óia lá...odiava escola, tinha medo de professores arrogantes que adoravam diminuir o aluno que não compreendia determinadas matérias, sempre fui aluna medíocre até mais tarde fazer supletivo e sentir outra relação professor-aluno.
    Tenho a visão de que já no meu tempo não havia suficiente bons professores, imagine hoje que é um negócio. De qualquer forma acho que ainda é melhor um diproma do que nenhum não porque tenho vergonha de não ter um diploma, mas porque estudar seja lá o que for, sempre nos "enriquece" um pouco mais.
    Duvido muito que a qualidade de ensino vá melhorar enquanto as riquezas do país estiverem nas mãos do topo da pirâmide e de corruptos.
    quanto a doutrinação, penso que ela existe em todo canto, é só observar as redes sociais...O sujeito quando não pensa por si está vulnerável a todo tipo de manipulação, seja política, social,econômica, afetiva...
    Ótimo final de semana proceis, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Como sempre seu artigo está super antenado com o que anda acontecendo por aí... Sinto vergonha de confessar, mas ando com um certo enjoo desse tipo de gente que você mencionou no texto e que o "diálogo" entre pai e filha ilustrou: desses pseudo-intelectuais que vivem à custa dos pais e das ideologias alheias que absorvem sem entender direito, mas nunca trabalharam um dia na vida e se acham acima do resto da humanidade por estarem dentro de uma universidade. Deviam estudar por conta própria, questionar o que estão engolindo, porque o ensino neste país está cada dia pior e não existe nem universidade nem ninguém capaz de construir o conhecimento que só o próprio indivíduo tem que edificar... realmente... está complicado :/

    ResponderExcluir
  10. Meu diploma nem para enfeitar parede serve ,,,nunca fui buscar kkkk perdi 4 anos da minha vida na faculdade em um curso que eu não queria fazer mas era o que eu podia pagar....hheheh....é a tal da mercantilização do ensino superior ao mesmo tempo que facilita, complica, desvaloriza e por ai vai...baita confusão....super concordo com tudo que vc escreveu....beijosss

    ResponderExcluir
  11. Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!
    Vi, você é demais. E eu tinha tanta coisa pra comentar sobre o Post que achei melhor ficar quieta. Bjo

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.