Cardápio da semana - como facilitar sua vida e economizar - O tacho da Pepa

3 de julho de 2016

Cardápio da semana - como facilitar sua vida e economizar

Sempre tem alguém me perguntando como organizo minha rotina no quesito alimentação.

Todo mundo sabe que os gastos com a alimentação consomem quase todo nosso suado salário. E muitas vezes compramos coisas em excesso, não damos conta de consumir e aquilo acaba indo para o lixo.

Além de ser um despropósito jogar comida fora com tanta gente passando fome, tem a questão financeira, onde já se viu jogar dinheiro no lixo ?

Planejar um cardápio semanal além de te dar segurança de estar consumindo todos os alimentos que comprou, ainda te ajuda a economizar nas compras. Quantas vezes você não comeu algo simplesmente porque esqueceu que tinha ?



Vamos fazer um passo á passo fácil pra você se organizar :

1- anote qual a sua rotina alimentar :

 Você faz todas as refeições em casa ?
Leva marmita para o trabalho ?
Costuma jantar ou apenas faz um lanche ?
Quantas pessoas almoçam em casa ?

2- Faça um inventário de tudo que você tem na geladeira/ freezer/ despensa

3- Anote as quantidades


Todo mundo sabe que o que pega na hora de cozinhar é pensar na "mistura", afinal arroz e feijão é o basicão !

5- Depois de anotar tudo é hora de pensar em como fazer cada produto 
(ter sites de receita, cadernos , revistas  facilita bastante na hora de exercitar a "criatividade culinária" )

6- Se você não tem muito tempo para cozinhar é bom sempre fazer porções dobradas, assim uma vai para o freezer e na hora do aperto ela vai te salvar.


Com as receitas, agora é só distribuir nos dias da semana.

Aqui em casa sempre comemos a panqueca funcional da Vi no café da manhã, por isso nosso café é o mesmo todo dia . ( se você quiser saber de que panqueca tô falando

Junto com o arroz, sempre tem um grão, que não precisa ser feijão. Aqui usamos grão de bico, lentilha, trigo em grão, milho cozido... isso no almoço.
Sempre tem uma verdura/legume cozido e uma salada .
Geralmente a sobremesa é uma fruta.

No jantar, se você não for enjoadinho pode repetir o mesmo cardápio do almoço, ou variar de acordo com sua disposição (porque cozinhar cansa né mina gente ? rsrsrs)

Elaborar um cardápio semanal não ocupa 20 minutos do seu tempo, e economiza muito na hora das compras. Sempre que encontro uma promoção de legumes , compro um pouco a mais e congelo. Assim se na próxima semana ele tiver aumentado, eu não preciso comprar.

Todos os médicos recomendam comer 5 porções de frutas e verduras /legumes diariamente, dividindo assim, fica mais fácil controlar.

Ainnnnnnn, mas não tem um bolinho ? Um doce ? Isso parece cardápio de dieta !

Pois é, quando montamos um cardápio nos damos conta de que muitas vezes deixamos de consumir alimentos saudáveis e nos entregamos ás guloseimas irrestritamente. 
Claro que o bolo, o doce podem entrar diariamente no seu cardápio, mas priorize a alimentação normal, comida de verdade... de preferência que você tenha cozinhado e saiba exatamente o que tem no prato. É outra categoria, posso te garantir .

E você ? Monta seu cardápio semanal/mensal ? 

Espero que vocês tenham gostado desse post e se quiserem mais dicas , ou tenham alguma dúvida é só deixar nos comentários que eu respondo !

Bjus 1000   



7 comentários

  1. adorei , meninas eu ando tão enjoada e sem criatividade , ler essa postagem me deu animo . bjoooooocas Janne Falcão , usando o note da filha kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Oi meninass!
    Muito boa essa dica. Eu tenho o péssimo defeito de comprar mais do que preciso e o resultado foi o prejuízo que tive com o defeito da geladeira (frost free). Perdi quase tudo que estava no freezer. Prometi então p/mim mesma nunca mais encher nem o freezer e nem a geladeira. Se eu cumpri a promessa? Não, a nova geladeira está cheia novamente kk
    Teimosia né?
    Bjssss e que vcs tenham uma semana de sucesso e abençoada

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais das dicas. Estava mesmo precisando. Vou tentar colocar em prática.Beijo grande meninas. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, mas por favor posta a receita da bisteca cozida com legumes? Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Adorei meninas beijo no core Eliane Lima

    ResponderExcluir
  6. Já fiz cardápios semanais por um tempo e acabei desistindo porque ao invés de economizar eu gastava mais. Era o filho sugerindo uma comida assimassim num dia, era a filha querendo sei lá o que no outro. Agora que só minha mãe e eu fazemos regularmente as refeições aqui, quem sabe não é hora de retomar?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Excelentes dicas, preciso me organizar!
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.