Bullet Journal - O que é e como fazer - O tacho da Pepa

21 de junho de 2016

Bullet Journal - O que é e como fazer

Como eu já falei muitas vezes não sou a rainha da organização !

Mas tem quem seja ? Ah, tem, rsrsrs

Eu comecei a acompanhar umas "gringas ninja" nesse quesito no Instagram . E olha, é uma coisa viciante, srrsrsr

A gente começa a ver aqueles cadernos todo fofolentos , desenhadinhos, arrumadinhos e fica pensando :

- Será que se eu fizer um caderno assim todo trabalhado na fofurice vou conseguir ser mais organizada ?

Não que eu seja desorganizada, mas sabe aquela pessoa que consegue cumprir todos os horários e prazos, fazer tudo o que a cabeça planeja, colocar em prática todos os "pins" interessantes , testar pelo menos 30 daquelas 1800 receitas guardadas no Pinterest ?

Então, essa definitivamente não sou eu. 

E isso é meio desanimador. Porque eu sou do tipo que enquanto espera o sono chegar não consigo contar carneirinhos, eu fico pensando em coisas pra fazer até 2058, e no dia seguinte minha cabeça está tão cheia, que o máximo que consigo fazer é levantar e tomar café, rsrsrrsr (tá, eu faço mais algumas coisas, mas é nesse nível )

Já tentei agenda, post it, planejadores, enfim... já tentei de tudo.

E agora resolvi tentar o Bullet. Porque "nóis" é brasileiro e não desiste nunca, srrsrs 


Vou resumir bem basicão , porque na verdade acho que a graça do negócio não é ficar amarrado em um monte de regra, porque vamos combinar ? Ser organizado é uma coisa, ficar neurótico é outra bem diferente.

Você vai precisar de um caderno (de preferência com folhas quadriculadas) e canetas.

Bom, já ficou mais fácil né ?

Como eu não queria comprar mais um caderno (porque sou a rainha dos cadernos) fiz o meu com folhas sem pauta ... 


(Dobrei as folhas ao meio e depois costurei, fiz uma capa xuxuzinho e pá ! Caderno pronto para as anotações .)

Pra que as coisas fiquem organizadas você precisa antes de mais nada numerar as páginas do seu caderno, como se fosse um livro e depois fazer um índice. 

O índice não precisa ser preenchido de cara, aos poucos enquanto você vai usando e fazendo suas anotações e listas , você vai anotando em que página eles estão.

Outra coisa legal são os ícones que você coloca ao lado das tarefas (espia a primeira foto) assim, você prioriza o que é importante , o que pode ser adiado, pode usar esses símbolos para facilitar a execução das tarefas .

Depois disso, começa a diversão...


Além das tarefas diárias, você pode criar listas , espia a página que fiz dos livros lidos em 2016.

Mas Pepa, em plena era tecnológica você me vem com essa de caderno e caneta ? Eu diria que sou old school, mas quando comecei a pesquisar esse mundo #bujo (abreviação fofa para bullet journal) vi que tem muita meninada envolvida.

E descobri que escrever é melhor do que digitar, pois envolve muito mais sentidos o que facilita a aprendizagem e a memorização. (Fonte)

Além do que podemos guardar esses cadernos além do próximo ano. Tipo um caderno de recordações de tudo que realizamos (ou não) naquele ano.

Também não é preciso esperar um ano novo para começar, pode começar agora mesmo se a idéia é se tornar mais organizado.

É legal que você pesquise, e não fique neurótico tentando copiar tudo o que os os outros fazem. Eu acho que a prática constante é que vai facilitando e você precisa adaptar o seu estilo de vida ao seu bullet, e a graça é se divertir.

Afinal a gente só pega um hábito se ele se tronar prazeroso .

Se você quiser acompanhar a evolução do meu #bulletjournal, me segue no IG, lá sou @liagio.

Bjus 1000  

9 comentários

  1. Meninas eu tento me organizar vendo novidades mas ainda sou apegada aos bloquinhos de anotações, faço uma bagunça de temas, anoto tudo! tudo que vem na mente e que preciso fazer eu anoto ( só que em bloquinhos como falei). ja tentei usar a tecnologia com blocos de anotações em celular mas não rendeu rsrsrss

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Legal, gostei da ideia, também sou adepta dos caderninhos, agendas, todos encapados com tecidos, enfeitados, fica mais prazeroso fazer as muitas anotações.
    Beijo, Pepa

    ResponderExcluir
  3. Quem me dera ser organizada.
    Meu sonho, mas ainda não realizei. Rsrs.
    Quero acompanhá lá.
    Bjus. Rose

    ResponderExcluir
  4. É positivo ter um certa organização no dia-dia, porque facilita a nossa vida. Mas claro, não podemos ser escravos da organização, sob pena de perdermos espontaneidade e criatividade. Esta sua ideia é excelente e dá para personalizar e fazer ao gosto de cada um.

    Um beijinho, Pepa :)

    ResponderExcluir
  5. Migas,
    Amo cadernos, cadernetas, etc etc... adorei suas dicas porque sou organizada-não-neurótica. Mas... voces tem um personal robot para mim? estou com síndrome do tunel do carpo moderado a grave nas 2 mãos! buáááá fora falta de internet! estou o Ó ohhhhhhhhhhhh

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia, mas confesso que nem vou tentar. Eu até que sou organizada (+- né?), mas tem que ser no tranco mesmo kk
    Bjsss amigas e boa sorte na organização!

    ResponderExcluir
  7. Oi Pepa! Muito lindinho seu caderno de anotações e com certeza deve ser útil para cérebros desorganizados como o meu.
    Obrigada pela resposta carinhosa no Red Velvet perfeito, adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Sou dependente das agendas. Além do básico de encomendas, anoto tudo: ideias, paps, endereços, receitas...Aí só fica difícil achar, kkkk
    Seu caderno é xuxuzinho mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Amei o incentivo vou fazer também acho fofo mas nunca consigo começar minha cabeça anda como a sua cheia de ideias que não consigo concretizar e me tiram o sono 😉

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.