Vai de bike? - O tacho da Pepa

7 de maio de 2015

Vai de bike?

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..
Queridas e queridos não tenho nada contra as bicicletas como meio de transporte, muito pelo contrario, creio que ele deve ser implementado, garantido a segurança, os direitos e principalmente os deveres de todos.
Porque viver em um país onde a constituição determina: todos são iguais; mas na realidade tem os diferentes que nunca tem deveres, mas que tem todos direitos, não é fácil.
Por exemplo: o jovem de 16 anos pode votar e eleger os políticos que decidem o futuro da nação, mas esses mesmos jovens não são responsabilizados pelos crimes que cometem.
Mas esse é assunto para outro post, meu assunto é sobre bicicletas , ciclofaixas.

Aqui em Sampa estava acontecendo "festival" de pintar faixas para ciclista, era faixa para todo lado, irregulares, mas graças a uma ação do Ministério Publico as pinturas desenfreadas e sem estudo para sua implantação, foram interrompidas.
O transporte publico em Sampa é péssimo, o metrô não dá conta do recado, os ônibus não são suficientes, se você quiser chegar no horário em algum lugar no 'horário do rush', tem que sair no minimo 3 horas antes.

E nenhum governo vai melhorar isso, porque eles dizem não ter verba.
Então inventaram uma ficção, que as  bicicletas seriam a solução, pois na Holanda, Dinamarca, funciona que uma maravilha, 50 % da população usa bicicletas.
- Primeiro, Holanda, Dinamarca tem outro relevo, eles são uma planície, São Paulo um planalto, com muitos aclives e declives (subidas e descidas).
Quero ver um trabalhador, depois de um dia cansativo, subir pedalando a  Rua Teodoro Sampaio em São Paulo.
- Segundo, a área de Amesterdão capital da Holanda é de 219 km², de Copenhague capital da Dinamarca é 88,25 km², de São Paulo (capital) é 1523 km².
Mas lá além dessas diferenças, tem as leis que o ciclista é obrigado obedecer, senão toma multa na hora.
Aqui inventaram a faixa, mas não fizeram uma legislação especifica para bicicletas e seus condutores, eles são tratados como criança, inimputáveis, se eles atropelarem um pedestre, e esse pedestre morrer, azar do pedestre , pois o condutor da bike, não sera punido.
Pelo jeito que vejo muitos ciclistas conduzirem seus veículos (pois bicicleta é um veiculo), percebo que eles não tem menor noção de regras básicas de transito.
Inúmeras vezes que já vi o ciclista se aproveitar do farol e da faixa do pedestre , colocando em risco a segurança do pedestre.
Farol vermelho, é para veículos motorizados, deve ser o pensamento de outros ciclistas, porque ultrapassam sem menor constrangimento.
Você sabe qual a função da calçada?
Alguns ciclistas deduzem que é para cortar caminho, nos pedestres é que tratemos de sair do caminho deles.

Contra-mão, não respeitam mesmo.
Sem contar que muitos andam sem capacete, sem uma roupa adequada, (motoqueiro tem que usar um colete especial que reflete a luz), sem buzina, sem retrovisor.
Estava lendo que o numero de ciclistas que sofreram acidente de transito, aumentou em 34%.
Claro quando se dá a desgraça, a culpa é do automóvel que não respeita a bicicleta.

Observem que ele conduzia a bike segurando um com guarda-chuva.
Mais fácil pensar assim, do que analisar que não basta pintar faixas, para implementar o uso de bicicletas como meio de transporte.
Tem que existir leis especificas que garantam os direitos e os deveres.
Tem que existir um transporte público eficiente, porque muitos ciclistas só vão utilizar a bicicleta para uma parte do seu trajeto, o resto ele vai fazer de transporte público.
Tem que criar vias próprias onde exista ciclista para se locomover nelas, aqui pintaram faixas onde não passa nenhum ciclista durante o dia todo

É a má gestão do dinheiro público, depois quando a gente fica suspeitando que certos contratos envolvem propina e financiamento de campanha, o pessoal acha que a gente enxerga 'chifre na cabeça de cavalo'.
Mas é obvio, que só pintar asfalto não implementa o uso de bicicletas em São Paulo.
Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e atenção..
 muitos beijos..
Foto: Pinterest

Tchau,Vi
Obs: Todas imagens que não tem o link do autor, é porque a imagem já esta tão difundida na internet que é impossível determinar seguramente quem é o autor, para saber onde encontrar a imagem, click com botão direito do mouse na imagem, ao abrir a janela, click em 'pesquisar essa imagem no Google' e aparecera o histórico de todos blogs, sites, e etc onde tem a mesma imagem.

11 comentários

  1. Olá!
    Bom dia Vi!
    Menina, eu amo andar de Bike, e faço de tudo para respeitar as leis de trânsito...mas o que vejo de coisas erradas...as pessoas não tem noção de suas responsabilidades...é mais fácil culpar o outro...
    Se onde eu for a ciclofaixa não tem segurança para eu atravessar, eu desço e vou empurrando, pela calçada/faixa de pedestre, pois sei q. ali não é lugar de eu passar andando nela, posso machucar alguém ou me machucar...
    E além do mais sempre estou com o meu filhotinho junto!
    E pior, é ver ciclista andando no meio da rua existindo a ciclofaixa, eu tenho vontade de ir lá e atropelar, kkkkkkkkk
    Concordo com vc, precisa ser algo pensando, ter as leis e serem divulgadas, e seguidas!
    Lindo dia!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  2. Olá Vi! Aqui em Campinas também tentaram as ciclovias, mas não deu certo, nem mesmo nos finais de semana. Você tem razão, não funcionará nunca se antes não for feito um bom estudo e implementação de uma legislação própria. O brasileiro não adquiriu esse hábito, assim como não tem o hábito de respeitar as leis vigentes de trânsito. Desculpe-me, mas somos uma vergonha para o mundo em termos de respeitar leis.
    Vale apenas os direitos, deveres apenas quando convém, não é mesmo?
    Nossos jovens amparados pelo ECA (eca!!!), não querem saber de deveres. Digo isso com propriedade, pois dou aula para adolescentes e os mesmos não têm compromisso com nada. Imagina um aluno que faltou em todas as avaliações do bimestre e ainda questiona porque não tem nota. What??? É bem isso! Bom, mas esse não é o assunto abordado, foi apenas para ilustrar a falta de comprometimento dos nossos jovens. Serão eles os condutores do futuro, ou seja, aqueles jovens que nunca foram punidos porque sempre foram beneficiados pelo ECA. Que nojo! Continuaram cometendo abusos no trânsito até porque hoje a única punição para quem mata no trânsito é pagar fiança.
    Isso é Brasil! Bjs e uma ótima quinta-feira.

    ResponderExcluir
  3. No meu comentário leia-se continuarão e não continuaram.

    ResponderExcluir
  4. ADOREI VI!!!!!
    Ganhou meu voto!!!!! (brincadeirinha rsrsrs)
    Vi, você tem toda razão, querem mostrar "serviço" mas nem tem ideia de como, não pesquisam, e nem pensam no que é melhor para o povo.
    Com a saúde, educação um caos (e muito mais coisas) ficam pensando nisso????
    O que adianta ter uma ciclo faixa que se você se machucar não tem um hospital para te socorrer?
    O que adianta ter uma ciclo faixa para pessoas que não se respeitam, irão respeitar uma faixa de pedestre, uma farol, uma placa de sinalização.
    Não acho completamente errado, mas acho que temos outras prioridades.
    Isso realmente é para "mostrar serviço", pensando em reeleição.
    Meu marido falou uma coisa que me fez pensar que talvez essa ciclo faixa funcionaria, se fosse usada para motociclistas durante a semana, ai esses"doidos" não atormentariam tanto os carros nas ruas, pois eles não respeitam nada.

    Como sempre adoro sua ideias e opniões, bjinhos!!!!
    Mariana de Luna.

    ResponderExcluir
  5. Fã de tudo que vc escreve, menina!!!!!Bjs!!

    ResponderExcluir

  6. Vi!

    Eu já andei muito de bike, mas era um tempo sem ciclovias e mais respeito no transito.
    O Rio de Janeiro tambem tem muitos obstaculos. Estão fazendo uma ciclovia que vai unir Sao Conrado ao Leblon. Onde poderia tomar um banho?! complicado... a Av. Niemeyer é um zig-zag de subida e descida! a ciclovia vai ter de um lado a pista e do outro o... abismo para o mar e muito rochedo. Beleza!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Vi, acho que as ciclovias são uma grande possibilidade de melhorar o trânsito das grandes cidades, claro que se pensado e estudado todas as possibilidades antes de sair pintando o asfalto por aí.. Não é porque dá certo na Holanda e no Canada que dará certo aqui também, como você disse é uma questão de terrenos e de cultura/educação.. Sobre a educação no trânsito acho que vivemos em um caos total ninguém tem respeito por ninguém, vejo motoristas, motociclistas, ciclistas e até pedestres achando que são os reis da rua e cometendo diversas infrações.. As vezes penso que educar nossas crianças seja a solução, mas daí vejo os pais que é onde as crianças se espelham agindo de forma errada que julgo que nosso Brasil não tem mais jeito.. Adorei o texto, gosto de postagens assim que fazem as pessoas pensarem nos lugares onde moram, no governo que elegeram e se posicionarem.. BjoO!!

    Att; Wesley Felício

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA, COLEGA VI!
    AMO MINHA BIKE, É UMA MONARETA, DA MONARK, DE 1972. MEU ESPOSO TEM UMAS 7 BICICLETAS, TODAS MONARK COMO A MINHA. TEMOS UM BICICLETÁRIO EM CASA.
    ANDAR COM ESTE VEÍCULO É TUDO DE BOM, UMA MÃO NA RODA PRA AJUDAR A CARREGAR PESO. MINHA "MAGRELA" SE CHAMA MONALISA. :)
    QUANTO AS CICLO VIAS, CICLO FAIXAS, NEM SEI O QUE DIZER... MAIS UMA COISA É MAIS QUE CERTA: FALTA PLANEJAMENTO. É FATO!
    EI, MOÇA!
    DÊ UMA PASSADINHA LÁ EM "GAM DOLLS (2)". ENCANTE-SE COM A SIMPÁTICA VOVOZINHA QUE FIZ.
    FICAREI MUITO SATISFEITA COM TUA PRESENÇA E COMENTÁRIO, SEMPRE TÃO SIMPÁTICOS.
    TENHA UMA LINDA SEXTA E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Vi, assunto polêmico, né! Concordo que regulamentação é necessária, que deve ter "gente" ganhando por trás disso, que o planejamento não está sendo adequado...Mas penso que essa é uma das estratégias necessárias para o trânsito, a cidade não vai parar de crescer, a população não vai diminuir e por mais que se faça melhorias no transporte público não cabe tanta gente...Tenho certeza que daqui 20 anos, se isso não for implantado, os governos serão muito criticados por não terem feito, seja de que partido for.
    O povo em geral é mal educado, ciclistas, pedestres, motoqueiros, motoristas...No farol mais próximo de casa muitas vezes não consigo atravessar qdo o está verde para mim, prefiro ser desobediente e atravessar fora da faixa, em um ponto onde posso confiar em mim e não no motorista...E assim vamos, ninguém respeita ninguém...(sem generalizar).
    Ótimo final de semana proceis, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu não vou de bike, rsrs...Tenho medinho deles, que atravessam a passagem do pedestre, sem olhar...Acho que é assim em todo lugar, aqui é caminho pro Barigui, parque muito frequentado, então cuidado redobrado com a turma das rodas. O pedestre perde espaço, segurança e direito.
    Beijinhos e um lindo final de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Vi querida,
    Ótima postagem!Aqui vejo muito acidente de bike,pois quase ninguém se liga
    em respeitar sua faixa, como o povo é mal educado,dureza!!!
    Um super beijo

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.