"Ler ou não ler, eis a questão.." - O tacho da Pepa

28 de junho de 2013

"Ler ou não ler, eis a questão.."

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..

Queridas e queridos, vocês devem estar pensando: 

Lá vem a Vi, (Virginia) com os livros... será que ela não faz mais nada na vida?


- Não, sim , mais ou menos.. kkkkkk

Tem dia que faço muita coisa, tem dia que faço alguma coisa, e tem dia que faço pouca coisa e tem dia que não faço nada...

Mas tenho me dedicado a ler para evitar assistir televisão..

Não é por motivo religioso, tão pouco aderi algum movimento, simplesmente a programação não me satisfaz.


As vezes nos habituamos a conviver com algo que não nos satisfaz, por falta de escolhas, por comodismo, por ser pratico e etc..

Eu mudei e estou mudando em muitas coisas, antigamente seguia uma novela, assistia filmes longos, hoje isso me deixa irritada, quero ver o final rapidamente.. por isso que "devoro" os livros que leio..



Também me irrita as propagandas, dia desses eu contava, e passou uns 20 comerciais no intervalo de uma programação, e uns comerciais "toscos", mal elaborados, fico imaginando, onde foi que o "profissional" comprou seu diploma, pois só assim justificaria a  baixa qualidade da propaganda.

Estou explicando isso, porque não gosto de parecer o que não sou, passar uma imagem falsa para os outros, tipo, a intelectual, a inteligente..


Desenvolvi certas habilidades em decorrência da minha formação profissional, da minha historia de vida, não porque eu seja melhor que ninguém.

Todo dia tenho minhas batalhas pessoal para vencer , e algumas delas são o orgulho e o preconceito, porque onde estiver o orgulho o preconceito vai estar grudadinho, um completa o outro.

As vezes a pessoa é super humilde em muitas coisas, mas em um pequeno detalhe da sua vida, ela é orgulhosa..



Uns tem orgulho dos seus diplomas, outro do seu dinheiro, outro do seu poder, outros da sua estética, e por ai, vai.. são tantas coisas, tem até pessoas que sentem orgulho de serem humildes, de fazer caridade...

O que me levou a falar sobre isso, foi reler o livro Orgulho e Preconceito.

Neste livro a autora Jane Austen fala sobre orgulho de pertencer a uma classe social, de ter mais cultura, poder e etc, e o preconceito com os desfavorecidos.

Apesar de ser um romance de época, o tema é super atual.

*Também li uns livros da Agatha Chistie que a Marta Gullo me emprestou, mas vou comentar sobre eles na outra semana, para esse post não ficar longo e cansativo.


Livro: Orgulho e Preconceito de Jane Austem com 303 paginas.


Resenha:"Orgulho e Preconceito", pode ser considerado como especial porque transcende o preconceito causado pelas falsas primeiras impressões e adentra no psicológico, mostrando como o auto-conhecimento pode interferir nos julgamentos errôneos feitos a outras pessoas. 
A autora revela certas e posturas de seus personagens em situações cotidianas que, muitas vezes, causam momentos cômicos aos leitores, dando um caráter mais leve e satírico ao livro. 
As emoções e sentimentos devem ser decifrados por quem decidir mergulhar na obra de Jane Austen, uma vez que encobertos nas entrelinhas do texto.
 A escritora inglesa apresenta seu poder de expressar a discriminação de maneira sutil e perspicaz em "Orgulho e Preconceito"; ela é capaz de transmitir mensagens complexas valendo-se de seu estilo a um tempo simples e espirituoso.
 O principal assunto do livro é contemplado logo na frase inicial, quando a autora menciona que um homem solteiro e possuidor de grande fortuna deve ser o desejo de uma esposa. Com esta citação, Jane Austen faz três referências importantes: a autora declara que o foco da trama será os relacionamentos e os casamentos, dá um tom de humor á obra ao falar de maneira inteligente acerca de um tema comum, e prepara o leitor para uma caçada de um marido em busca da esposa ideal e de uma mulher perseguindo pretendentes.
O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo.
 Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. 
Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. 
A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. 
A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII. Fonte: Livraria Saraiva

O filme Orgulho e preconceito da BBC é excelente, é muito fiel ao livro.

                                      
                                          Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e atenção..
 muitos beijos..
Meu carinho para vocês:
Tchau,Vi.

36 comentários

  1. Oi Vi!

    Vc me pareceu estar um pouco sem graça ou envergonhada por estar fazendo mais um post sobre seu passa-tempo predileto, a leitura. Eu entendo, pois quando fazemos um post, achamos que todos vão interpreta-lo de acordo com a nossa intenção, mas isso nem sempre ocorre.

    É incrível como as pessoas podem nos interpretar erroneamente, ainda mais aqui na blogosfera, onde estamos expondo nossas opniões para todo tipo de gente,né? Saiba que eu estou adorando estes posts com dicas de livros,viu?!

    Assim como vc, eu tb adoro ler, e sou capaz de passar um dia inteiro, devorando um livro. Tb deixei de ver tv, e estou impressionada, com o tempo " livre" que tenho agora. Isso sem mencionar as "tais" propagandas, que estão cada vez piores, como vc mesma disse!

    Tenho assistido a GNT aos sábados e só! Minha filha quando vem aqui em casa acha super estranho a tv estar desligada, e eu quando vou à casa dela, acho estranho a dela ficar o tempo todo ligada...rsrsr

    Vc assisti o GNT?

    Bjs e até quinta!!!

    ResponderExcluir
  2. Vi, eu gosto muito de ler e tenho sempre um livro de cabeceira.Atualmente estou lendo Marina de Carlos Ruiz Zafón.Eu leio porque eu gosto, porque eu preciso!Este filme é lindo!!bjs.

    ResponderExcluir
  3. Vi,
    Também tenho preguiça de assistir televisão. Até mesmo filmes me cansam. Prefiro estar lendo um bom livro. Assim passo o meu tempo bem melhor. Esse livro eu já li duas vezes. Amo!!! Eu adoro livros clássicos. Romances em geral. Estou lendo atualmente a biografia do Malcom X. Muito interessante mesmo, não sabia nem quem ele foi...rsrs... Uma verdadeira aula de história! Que também amo!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Oi Vi, sabe que as vezes eu me pergunto mesmo quando as pessoas mostram que lê muitos livros os que elas fazem rsrs zé povinho eu né rsrs, é pq na verdade eu não estou conseguindo manter este habito, mas antigamente eu lia 1 ou 2 livros por semana as vezes até mais! e eu trabalhava fora, cuidava da casa, mas a filha ja era adolescente não é como a Julia agora que me quer a todo momento quando chego em casa.

    Este negócio de orgulho e preconceito é engraçado, as vezes eu tenho um orgulho narcisista de ter vindo da onde eu vim, como se agora eu fosse rica! como se só que realmente já passou necessidade e teve uma vida difícil pudesse saber o real valor das coisas, mas eu estou melhorando até admitir isso foi fácil não, agora preconceito eu ainda não reconheci nenhum, mas com certeza eu devo ter né ninguém é santo.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  5. Vi!

    Devoro livro desde que aprendi a ler com 6 anos de idade e desde então não parei mais.

    Leio até rótulo de shampoo tenho uma necessidade imensa de leitura.

    Entre um programa tosco e um livro, fico com o livro certamente.

    Orgulho e Preconceito é um clássico que eu quero muito ler. Vou colocá-lo na minha lista (que é imensa diga-se de passagem).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito das resenhas que você faz dos livros que lê.
    Livros que ficam numa lista enorme por aqui rsrsr.
    Leio muito também, não ligamos TV de dia aqui em casa, às vezes à noite, escolhemos um filme ou um programa de entrevistas .... todos na TV fechada.
    Já fui sócia de 3 bibliotecas (quando trabalhava fora), agora vou para uma outra, mas não é muito perto de casa.
    Bom ler você às 5ªs.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vi,espero que esteja gostando da leitura.... apesar de ja ter lido todos, estou ansiosa para ler sua "resenha".
    Um beijo querida

    Blog da Gullo

    ResponderExcluir
  8. Oi Vi,

    Desde o início do ano eu deixei de lado a tv... (de dia nem conta porque estou 40 horas na escola rsrsrs) mas a pouco tempo atrás eu não perdia uma novela...estudava na frente da tv só pra não perder nada...hoje acho que meu tempo é tão valioso que prefiro fazer pesquisa na internet de coisas que curto ver do que ficar na frente da tv.
    Muita coisa não me chama mais a atenção e é um vício que não tenho mais....acho tão bom!!
    Leitura de livros só faço durante o dia (por causa da minha visão) mas mesmo assim quem gosta não perde o costume de ler não é?

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. VI, eu tbém não tenho mais paciência pra coisas demoradas... será a idade??? rsrsrsrs... livros não têm propagandas, lemos o qto queremos. Tbém não tenho muito tempo, mas arranjo qdo quero fazer o que amo!!!

    bjsss

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esse livro e amo! Já vi o filme trocentas vezes e li o livro outras tantas de tanto que gosto da história...bjosss

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ví!
    Que bom saber que existem mais pessoas como eu, ou seja, bibliomaníacas. Rsrsrs...
    Eu também amo ler e ponto final!
    Já que você gosta tanto assim de "Orgulho e Preconceito", vou tomar a liberdade de lhe indicar um livro no mesmo estilo: "O Mestre da Iluminuras".

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  12. Querida Vi,estás plenamente certa,a tv e a midia,estão com pouco conteúdo,é uma escolha legal de mais a leitura,e livro vicia .Eu tive minha face de leitora feroz.Amo,ler,hoje,estou cansada,e os livros passaram a ser como cantiga de ninar,depois de ler duas linhas durmo.
    Mas Ler é tudo de bom,e não precisa ser sabidão para gostar de leitura.Más a leitura vai te deixando,com a mente ágil,e com mais conhecimento.
    Beijinhos para a duas lindas.

    ResponderExcluir
  13. Ahhh... tem vezes que passo dias em ligar a TV. Sério mesmo!! Não sinto falta, ainda mais por não ter TV paga. Aí piora, né!
    Gosto muito de ler, e costumo ler pelo menos 2 a 3 livros de uma vez. Mas ultimamente ando meio lenta... hehehe!
    Eu lia muito no caminho pra trabalho e na hora do almoço. Como agora tô em casa, acabo fazendo outras coisas e leio menos do que eu gostaria.
    Bem, Orgulho e Preconceito eu nunca li, infelizmente. Tenho o filme, e acho belíssimo. Adorei a sua resenha!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  14. Eu estou adorando vir aqui e encontrar as sugestões de livros e de como você fala que os lê. Que imagens lindas vc selecionou pra colocar no post. Eu até to pegando gosto pra ler!!!
    Eu comprei um livro que vi na la Balreira, Fça Acontecer - Sheryl Sandeberg Comprei para presentear uma amiga que sempre me da livros. Resolvi dar uma lidinha antes de entregar, e hj li no dentista e na fila do mercado (enquanto rolava uma briga entre um cliente e o funcionário, affe)
    Tá vendo? Pode continuar falando de livros, que eu vou voltar aqui pra poder ler. Suas abordagens sobre os livros estão incentivando minha leitura.
    Até tempo estou arrumando pra ler.
    Boa noite vi
    Zizi

    ResponderExcluir
  15. realmente a tv nos consome, e eu ainda não me libertei, apesar de ruins os programas me pego assistindo alguns filmes continuados.........seriados..........mais já abandonei as redes locais pois não consigo entender onde foram parar o senso e o respeito com o publico..........amo ler.........mais esse ano ainda não consegui ler nenhum..........e com isso fico lendo suas resenhas e me prometendo ler também...........mais enfim......
    bj e bom ffim de semana

    ResponderExcluir
  16. Também estou impaciente com a tv..... quero programas rápidos.... mas adoro filmes de época, porque havia diálogos bem falados, respeito e educação....... sinto falta disso hoje em dia.... estou parecendo uma velha de 130 anos......kkkkkk
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  17. Olá, li este livro na faculdade e amei, depois assisti o filme e achei super fiel. Quero comprar este livro para a minha biblioteca particular. Amo ler tb, hj mesmo fiz um post no meu blog. Dá uma olhada lá!!! bjs
    http://coisasdiluzilio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Vi, já assisti Orgulho e Preconceito e achei o filme ótimo, mas com certeza o livro deve ser bem melhor....geralmente é né?rsrss
    Atualmente estou lendo Os Homens que não Amavam as Mulheres. Tô adorando!Bjs!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá Vi, que delícia poder desfrutar de momentos maravilhosos de leitura, né!!!
    Ler parece que energiza a gente!!! Tipo recarga de bateria!!! rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá Vi,

    Eu gosto tanto deste livro que o comprei tambem em ingles para ter certeza que não deixei escapar nada! rsss....

    Sobre o gatinho lendo aquele livrinho... ahahahah.... adoro! Especialmente porque se trata de estratégias. Importantíssimas dicas para colocar planos infalíveis em ação! ahahahah....

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Gostei da resenha do livro, deu vontade de comprá-lo!
    Com certeza o hábito da leitura é melhor do que o bombardeio desnecessário de besteiras que recebemos da televisão ;)
    bjsss

    ResponderExcluir
  22. Hei, Vi!! Eu também estou deixando a TV bem de lado... e gosto muito de ler!!!! Atualmente estou lendo "A Flauta nos Lábios de Deus" - O significado oculto dos evangelhos - autor:
    Osho. Gosto muito dos livros dele!!
    Bjs, amiga, e continue assim, com essa sabedoria!!

    ResponderExcluir
  23. Olá, Vi! Sempre dando ideias boas! A tv anda cansativa mesmo, não há quem aguente tanta baboseira, filme repetido e propaganda ruim...
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  24. Vi, pelamordedeus, não tem que ter preconceito de você mesma....kkkk.
    Também adoro ler, de tudo. Peguei isso do marido, só que ele é mais "chique"....kkkkk que eu, eu leio de tudo um pouco e até auto ajuda de vez em quando.....kkkk(tá, acho uma embromação, mas as vezes rola....). Ó e quer saber? Antes ler do que assistir as porcarias que passam na TV. Você ai em SP ainda tem opções talvez de lugar, teatro ou alguma coisa, mas imagina eu aqui, no velho oeste....kkkkk. Não sei onde vi mas não tem uma frase/pensamento que diz que "um País se constrói com homens e livros? Vou colocar Orgulho e preconceito na minha listinha. Bjs bonfindi procês.

    ResponderExcluir
  25. Vi, que delícia ler não é mesmo??? Eu já deixei de assistir tv há muito tempo, de vez em quando assisto um e outro programa de culinária e só! tv aqui em casa virou decoração kkkkk e as pessoas estranham quando falo que ESTOU POR FORA DAS PROGRAMAÇÕES DA TV. Adoro ler, principalmente agora que tem feito uns dias friozinhos e sou fã de carteirinha dos livros da Agatha já li praticamente todos. Beijos e boas leituras!Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  26. Vi,
    eu não assisto tv, nada. Assistia uma novela de vez em quando, mas acho um absurdo ficar presa por 8 meses a um enredo muito + ou - quando há tantas coisas melhores a minha espera - como os livros... rs. A tv fica lá, à espera dos filmes - que amo - mas que só assisto quando meu filho, filha, mãe, alguém assiste comigo. Não gosto muito de assistir sozinha. Meu filho me acostumou mal. Ele sempre faz comentários muito divertidos, independentemente do caráter do filme, e sinto falta dos palpites dele.. rs
    Não assiti ao Orgulho&Preconceito da BBC... desejei!
    A seleção de imagens está fantástica, minha querida. Aquele gato a passar as páginas do livro está impagável. E aquela banheira de livros? Amei, amei!
    Abraço, ótimo domingo e uma semana nova muito abençoada, viu?

    ResponderExcluir
  27. Oi Vi
    Eu também adoro ler! Nossa, Orgulho e Preconceito é muito bom! Eu devorei em menos de uma semana!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  28. Vi, que bom encontrar alguém que vê nos livros algo enriquecedor. Como você, eu substituo a programação da tv pela leitura, embora enha lido mais sobre pedagogia ultimamente. Tenho desde criança uma frase que me marcou: "Quem lê sabe mais... vive melhor, tem o que pensar...". Gosto muito do que você escreve. Bj

    ResponderExcluir
  29. Oi Vi
    Preciso me render a leitura, acabei de falar isso pra Cici..rsrsr
    Tenho certeza que qdo, eu ficar na dúvida, poderei vir aqui e encontrar tesouros...

    bjs e um lindo domingo
    Paty

    ResponderExcluir
  30. Olá Vi....
    Seu hábito é maravilhoso, admiro demais quem tem o hábito da leitura.. confesso que já tive... porém... quando chegaram os filhos fui me afastando, pois, não tinha mais tempo.
    Mas, uma coisa eu fiz... ensinei pros meus... e o meu de 16 anos... é completamente apaixonado... lê direto, e cada natal, cada aniversário dele?? já me vem com uma lista de livros! Amo isso... os meus mais velhos (29 e 26) também gostam e curtem um bom livro (eles brincam que nem a bula de remédio escapa rsrs)!!
    Também não gosto de televisão e não acompanho novelas, tenho coisas mais importantes à fazer!! Sou hiper ativa.. e a minha família me chama o tempo inteiro.. então parada, não fico nunca graças a DEUS!! Amo seu jeito de postar e relatar... parabéns!!
    Pepa... obrigada pelo comentário carinhoso lá no meu blog, fiquei e e estou muito feliz!!
    Vocês são muito especiais.. eu as admiro muito!!
    Bjus com todo carinho da Coruja e... desejo à vocês uma semana abençoada !!

    ResponderExcluir
  31. é muito bom ter amigas que visitam e ainda fazem elogios..... eu gosto muito.....
    Amo vocês duas, viu?
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  32. Querida Vi...
    Você tem razão,a televisão está sendo
    cultura inútil,só ensina quem vai
    levar a vantagem!destruição total.
    Uma amiga me emprestou o livro,já
    comecei a ler.Depois te falo.Uma bela
    semana para você e a Pepa.
    1000 Beijos

    ResponderExcluir
  33. Apoio-te completamente! Ler é um hábito muito saudável!!!

    Quanto a Jane Austen, não conheço essa obra, mas pelo que li dela, não sou grande fã!

    Bjxxx

    ResponderExcluir
  34. olá, comigo acontece o contrário: sempre fui noveleira e amo comerciais de v.. o que ainda não me prende é a internet..mas claro que eu me disciplino para que ela não me prenda .. hehehe.. tenho lido pouco ..quando trabalhava no Rio e tinha q atravessar a ponte rio niterói lia mais..agora trabalho perto e a viagem é curta..obrigada pelo coment no bloguinho.. mas não conheço almofadas que esquentam no micro ondas .. bjks LIN

    ResponderExcluir
  35. AI QUE VERGONHA...EU NAO TENHO HABITO DE LER, TENHO PREGUIÇA...QUANDO CRESCER QUERO SER IGUAL A VC!!!BEIJOS!!!

    ResponderExcluir
  36. Oi, Vi.
    Ler é bom demais. Este ano tenho lido muito.
    Já li Orgulho e Preconceito e vi o filme. Acho linda a ambientação de época.
    Hoje me permito ficar muito sem fazer nada, mesmo sendo eu a fazer tudo em casa (como se explica isso? srsr). Mas deixo espaços livres para meu lazer, não fico lustrando mais móveis e etc. Praticidade na vida é tudo.
    Adoro filmes, deles não me cansarei nunca, sejam longos ou curtos.
    Beijo, Vi.

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.