Talento no Tacho - Paula Louceiro - O tacho da Pepa

12 de outubro de 2011

Talento no Tacho - Paula Louceiro

Essa semana nosso Talento traz mais uma mulher que adora paninhos e costuras... (Ô, vício, rsrs)

Eu adoro essas "entrevistas", porque conheço mais de pessoas que admiro, quer conhecer também, espia :

Eu sempre me interessei por artes manuais e visitava muitos sites sobre o assunto. Em 2008 estava numa fase “ponto cruz” e via muitos blogs de pessoas como eu, que se interessavam por artesanato. Deixava comentários, curtia as publicações, lia muito e fui gostando do jeito como as pessoas escreviam e interagiam com outras pessoas através de seus blogs. Me identifiquei com muitas histórias e então decidi montar o meu blog, para compartilhar meus trabalhos. No final de 2008 nasceu o blog. Tudo muito simples, sem muitas ferramentas, sem “frufrus” no layout, sem quase nada. Fui aprendendo aos poucos a escrever no blog, colocar mais aplicativos e interagir com o público. Não tinha idéia da dimensão que isso iria chegar e do tanto de amizades que iria fazer.


Aprendi muita coisa com o blog, mas sei que ainda tenho muito a aprender. Conheci pessoas incríveis, verdadeiros exemplos de vida. Aprendi muita coisa de informática, para poder consertar alguns erros e a manusear melhor o blog. Aprendi a fotografar melhor, a fazer edição de imagem e muita, mas muita coisa mesmo de artes manuais em conversas com outras blogueiras.  

Também aprendi a lidar melhor com críticas, aprendi a olhar o ponto de vista da pessoa e tirar proveito disso para me tornar uma blogueira melhor e até mesmo uma pessoa melhor.


Sou tão apaixonada por blogs, que sigo atualmente 380 do Blogger, além de outros tantos do WordPress que estão na pasta de Favoritos. Fica difícil citar um ou outro porque todos são inspiradores de alguma forma. Tirando os blogs, agora estou apaixonada pelo Pinterest, que serve como fonte inesgotável de inspiração, com belíssimas imagens, além de ser uma ótima forma de organizar idéias.

Agora falando um pouco de mim, pelo que me recordo meu primeiro contato com artes manuais foi através do ponto cruz, quando eu tinha 8 anos de idade e enchi a paciência de uma tia para me ensinar, rs. Ainda criança aprendi a fazer crochê e meu primeiro trabalho foi um tapete de barbante. Daí em diante não parei mais, procurava aprender através de revistas, programas de TV, sites e cursos.

Sou muito curiosa e gosto de aprender a fazer de tudo. Quando vejo algo diferente, não sossego enquanto não coloco a mão na massa. É muito prazeroso ver algo tomando forma através de suas mãos.
Já fiz ponto cruz, crochê, tricô, pintura em tela, hardanger, vagonite...
Atualmente me dedico mais às costuras e patchwork, apesar de continuar a fazer crochê e ponto cruz ocasionalmente. 

 Atualmente me dedico mais às costuras e patchwork, apesar de continuar a fazer crochê e ponto cruz ocasionalmente.

Em 2009 meu marido (lindo que eu amo demais!!) me deu uma máquina de costura e eu comecei a fazer as aulas de patch.

Tive duas excelentes professoras de patchwork que me ensinaram o básico e sempre me incentivaram. A primeira foi a Marinez Santo da Fiber Art em Santo André, com a qual aprendi a ser mais detalhista e procurar sempre o encaixe perfeito e a Tais Favero da Facyl Casa dos Panos em São Bernardo do Campo, sempre atenciosa, disposta a criar novas peças e atender meus pedidos mais loucos.



Quero a cada dia aprender mais e me aperfeiçoar no patchwork, que é uma arte que me fascina, por sua diversidade e a possibilidade de cada dia trabalhar em algo diferente.
Minha maior fonte de inspiração é a internet, mas também busco inspiração em revistas, livros, filmes, viagens, passeios e até mesmo nos paninhos.
Minha cabeça vive fervilhando de idéias. Seria bom se minhas mãos pudessem acompanhar a rapidez dos meus pensamentos, rs.



Hoje meu “ateliê” é num cantinho de um dos quartos do meu apartamento, onde fico em média duas horas por dia (as vezes mais, as vezes menos) já que trabalho fora como funcionária pública.


No meu cantinho não faltam tecidos. Sou viciada em tecidos e às vezes tenho que me policiar para não comprar mais por não ter onde guardar. Também gosto de ter sempre à mão fitas, penduricalhos, botões e pequenos enfeites para colocar nas peças. Outra coisa que não pode faltar são as embalagens, que fazem uma diferença enorme na entrega do produto.


Também não faltam empolgação e paixão.  Fazer algo com paixão faz toda a diferença não é mesmo?
Meu sonho é montar o meu próprio ateliê, dar aulas de patchwork e me aperfeiçoar cada dia mais, além de costurar e criar novas peças. Sei que é um caminho longo, mas acredito que já estou no caminho. 


Compro materiais em lojas de Santo André e São Bernardo do Campo, mas pelo menos uma vez no ano, quando tenho uma folga no serviço, gosto de ir à região da 25 de março, onde me esbaldo com os tecidos e aviamentos.




Ah,  apesar de ter uma lojinha no Elo 7 (www.elo7.com.br/paulalouceiro) , recebo mais encomendas através do blog (http://artesdepaulalouceiro.blogspot.com) e pessoalmente, já que ainda não consegui atualizar a lojinha com mais produtos.

Também recebo encomendas através de minha mãe que é manicure e oferece meus produtos para suas clientes, que acabam divulgando também.




Fala aqui prá "nóis", não é uma delicinha conhecer pessoas novas e tão dispostas a trabalhar, sonhar...

A cada "Talento", eu me realizo um pouquinho !
Me inspiro !!

E sou grata por ter oportunidade de conhecer pessoas tão especiais !!!


Aproveita, que o Natal está chegando e já faça suas encomendinhas com a Paula.
Deu prá perceber que a gata é toda trabalhada na perfeição né ??

Bjus 1000, e até a próxima !!

34 comentários

  1. Pepa que legal esse depoimento dela. Muito inspirador mesmo. É uma Merecedora de muito sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite
    adoro suas dicas e admiro muito suas
    peças
    Tenham um feriado abençoado,
    Beijos Renata ☆ ¸..•´¨¨))

    ResponderExcluir
  3. Pepa querida. Muito obrigada pela oportunidade. E obrigada pelos elogios.
    Adorei a entrevista e bater um papo com você e suas leitoras.
    Bjoka

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana tudo isso..é uma inspiraçaõ para quem está começando...
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Essa menina merece tudo de bom, faz coisas lindas, perfeitas, caprichadas ... Vou levar ela para meu Facebook, tá?
    E vou segui-la também.
    Eu já fui muito prendada e fazia muita coisa também. Mas agora só quero saber de "computar" rsrsrs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ai, amiga, postei. Náo briga comigo, posi náo pedi autorização, mas me tocou tanto... espia lá

    http://www.fernandareali.com/2011/10/mae-o-que-e.html

    ResponderExcluir
  7. Sou fá da paula porque acho que ela tem um bom gosto incr[ivel!

    Um dia, ela ganhou o sorteio do meu blog com caneca, maletinha e esmaltes... Ai, como eu fiquei feliz sabendo que eu iria presentear uma blogueira querida!!!

    beijoooo

    ResponderExcluir
  8. Olá Pepitha...
    adora a Paula e o blog dela, sem falar das coisas lindas que aquelas mãos de fada fazem pra nos inspirar..
    Adorei a entrevista e poder conhecer um pouco mais sobre ela
    bjksssss

    ResponderExcluir
  9. Que linda suas palavras e sua empolgação Paulinha!!! Eu como sua tia e coruj...diga-se de passagem né? Sempre acreditei e admirei seu trabalho...tanto que já comprei coisinhas lindas feitas por estas mãos de uma fada! Parabéns linda...tia Lourdes(Malu) te ama e te admira cada dia mais! Saudades...bjkas!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog! uma delicia poder conhecer pessoas inspiradoras!
    bjos jeanine

    ResponderExcluir
  11. Pepa
    Parabéms pela entrevista com a Paulinha.
    Ela é uma menina de mto talento, capricho e bom gosto.
    V. acertou em cheio!
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, Pepa, por nos mostrar pessoas tão maravilhosas e com tanto talento. Já somos seguidoras da Paula.

    Abraços,

    Eneida

    ResponderExcluir
  13. Conheci a Paula recentemente aqui na blogosfera. Legal conhecê-la melhor.
    Parabens pelo post.
    bjos
    Denise

    ResponderExcluir
  14. Só podia ser vc aquela menina sabida que a Fernanda contou a história.
    beijao
    Lola a que não sabe nada.

    ResponderExcluir
  15. Adorei conhecer tua historia Paula, achei legal vc falar dos blogs, é legal fazer os trabalhos, mas é tão legal poder mostrar e repassar alguma dica, eu amo isso tb, parabens pela iniciativa da Pepa!

    ResponderExcluir
  16. Pepa,que linda história!!E que moça linda,tão nova,tão talentosa!!Amei cada palavra dela e cada peça!!Parabéns ,Paula!!

    ResponderExcluir
  17. Fátima Barros Vieira12 de outubro de 2011 às 10:46

    Pessoas Lindas,hoje é o dia da Criança e quem ganhou um presentão fui eu,kkkk Quer Presente melhor que ler tantos Elogios e ver uma Manifestação de Carinho pelos filhos da gente? Pois é,sou a Mãe da paula e também tenho muito Orgulho dela.Como Filha,como Pessoa,como Esposa de um maridão que é meu Genro,kkkkk .Sempre foi muito Responsável,e td que ela conseguiu até hoje,foi puramente pelo esforço dela,nada veio de graça,e td que sempre fiz e faço é apoiá-la.Parabéns "Pepa",são Pessoas como vc que fazem a diferença neste mundo,dando Oportunidades e mostrando Talentos.Bjos a Todos!

    ResponderExcluir
  18. Essa menina é Dez! Seus trabalhos são primorosos...
    Amei saber mais sobre ela, parabéns pelo lindo post!
    Bjs,Ana

    ResponderExcluir
  19. Olá Pepa
    Linda a entrevista, acompanho a Paula através do blog e tenho uma admiração muito grande pelos trabalhos que ela realiza. Neles tem um pouco de delicadeza, dedicação, carinho na confecção e um acabamento perfeito. Prova disso tudo é o sucesso, muito merecido. Parabéns...
    Bjks pra vcs duas.

    ResponderExcluir
  20. Que maravilha o dom da Paula!
    Fiquei encantada com a beleza das criações dela. Com certeza terá muito sucesso!
    Um abraço carinhoso para vocês!

    ResponderExcluir
  21. Adorei a entrevista com a Paula, menina determinada e caprichosa tambem, que talento nato... obrigada as meninas do tacho pela entrevista beijos

    ResponderExcluir
  22. Pepinha querida, que talento essa moça tem né? Adorei as costurinhas e também o bate papo. Beijos e boa semana pra nós!

    ResponderExcluir
  23. Menina muitooo prendada, adorei tudo, mas o que mais me chamou a atenção foi o porta linhas dela, eu PRECISO de um assim urgente!! as minhas estão um caos.. sonho de consumo para mim!
    Bjus

    ResponderExcluir
  24. Olá !!!

    Já conheço o blog da Paula há algum tempo e fico admirada com tanto bom gosto e capricho, a blogosfera tá cheia de blogueira artesã, mas são poucas as que tem excelência em qualidade, a Paula é uma destas com certeza !

    Certa vez ganhei um sorteio no blog da Paula e recebi de presente um porta-biju, lindo e caprichado, não sosseguei enquanto não fiz um igual.

    A Paula citou que outros blogs são fontes de inspiração para ela, já o dela é para mim e talvez ela nem saiba disso.

    PARABÉNS pra Paula, muita saúde e sucesso na vida.


    Beijinho, mil felicidades pra ti.


    Aline Marques

    ResponderExcluir
  25. Sou admiradora dos trabalhos da Paula. ela é muito talentosa, de muito bom gosto. E até ganhou concurso!!! Viu a colcha, que linda?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Olá Pepa,
    Adorei a entrevista/depoimento.
    A Paula tem talento acompanhado de carinho, capricho e cuidados em tudo que a rodeia. Ela é admirável!!!
    Vc está de parabéns Pepa por nos fazer participar dessa interação e compartilhamento de experiências, ideias e momentos especiais de nossas amigas bloueiras.
    Um beijo especial pra vc,
    Lelê

    ResponderExcluir
  27. Olá Pepa e Vi, tudo bem com voces?

    Que menina prendada e batalhadora essa Paula.

    Admirei muito a entrevista, sempre achei muito lindos os seus trabalhos.

    Parabéns por ter colocado essa entrevista pra gente ver, voces são demais, e a Paula também.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  28. Tambem adoro Pepinha!

    Menina, mas que trabalhos maravilhosos!!!

    Vou lá correndo...

    Parabéns pela entrevista Bella!

    Beijãoooooooooo

    ResponderExcluir
  29. Depois de ver esse post corri lá no da Paula e me encantei com as obras dela.acho uma maravilha esse tipo de post pois através dela conhecemos um pouco mais de pessoas como a Paula. Parabéns Pepa.
    Bjos
    Silvia

    ResponderExcluir
  30. Ai gata, arrasou na entrevista!

    Queria comentar pontualmente, mas como li tudo primeiro pra depois comentar vou falar no geralzão, tá? rs

    Adorei a peça de cataventos, é um almofada, né? É o trabalho mais lindo e louco que já vi vc fazer!

    Se fosse fosse largava tudo agora e me jogava nesse quartinho o dia todo, vc tem talento de sobra!

    Bjinho e vamo ki vamo! rsrsrs

    ResponderExcluir
  31. Adorei conhecer um pouco mais sobre a Paula :)

    bjs

    ResponderExcluir
  32. Amei tudo que encontrei aqui! Tantas gostusuras! Tantas artes delicadas! Já estou te seguindo!!! Beijo!!!
    Quando puder visite meu bloguito!!! Tem sorteio rolando por lá!!

    ResponderExcluir
  33. Fui conferir o blog dela Pepa, muito bom mesmo, ótima dica sua, obrigada por compartilhar......bjks...Gil

    ResponderExcluir
  34. Amei de paixão a história da Paulinha! Tão nova e tão competente. Minha admiração por ela cresceu ainda mais.
    Parabéns pelo blog e pela bela entrevista.
    Bjs
    Márcia Valéria.

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.