Gripe ou Resfriado? - O tacho da Pepa

9 de setembro de 2011

Gripe ou Resfriado?

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..

Queridas e queridos, não estranhem e nem pensem que enlouqueci, sei que hoje não é quinta-feira, apesar de feriado no meio da semana sempre causar confusão.


Mas a vida é cheia de imprevistos, e Pepa esta gripada, terça-feira ficou de cama, toda sorumbática, macambúzia, kkkk, fiz até uma sopa de alho "magnífica", que fiz questão de tomar junto com ela, ohhh, como a Vi é solidaria e companheira!!


A vocês eu poderia enganar, mas Pepa sabe que sou louca por sopa, eu gosto de minestrone, 


sopa de fubá, de feijão, de cebola e etc., e até sopa de alho, então uni o útil ao agradável, fiz a sopa por causa da gripe e saboreei porque eu gosto.


Pepa também ficou sorumbática porque estava toda dedicada com o projeto dela, e a gripe a fez dar uma freada no projeto.

Já que estamos falando sobre Gripe, vocês sabem a diferença entre gripe e resfriado?

Vou ser sincera, já que muitos dos sintomas são parecidos eu me confundo, e no Google achei algumas explicações que na teoria até são esclarecedoras, mas na pratica ainda vão gerar confusões.

Gripe:
É uma infecção respiratória aguda causada por um vírus específico, denominado INFLUENZA, que ocasiona febre, prostração, coriza, tosse, dor de cabeça, dor de garganta.
Geralmente ocorre como uma epidemia no inverno. Pode complicar com infecção bacteriana secundária que deve ser tratada com antibióticos. O vírus da influenza apresenta vários sorotipos e sofrem mutações de um ano para outro.



Resfriado: É uma infecção aguda virótica (os rinovírus são os principais agentes causadores), geralmente sem febre, na qual as principais manifestações clínicas envolvem as vias aéreas superiores, com secreção nasal (coriza) ou obstrução nasal como sintoma predominante.
Com a exposição ao agente, a infecção pode ser facilitada por fadiga excessiva, distúrbios emocionais e alérgicos. Fonte: escola da saúde

A Pepa teve tosse, dor de garganta, e febre, além dos outros sintomas acredito que ela está gripada.


Já que estamos falando de um assunto relacionado à saúde, encontrei um artigo no portal da Nutry, Eu quero viver bem, que fala sobre a necessidade de descansarmos para termos nossas energias revigoradas e impedir com essa atitude de contrair inúmeras doenças.


Mudando um pouco de assunto, esse mês é meu aniversario, e eu e a Pepa estamos preparando um sorteio para vocês.


 Nosso desejo era promover um super “rega-bofe” para vocês, mas como não somos membros da classe política, e tão pouco aparentada com Eike Batista só vai ser possível promover um sorteio, que conto com a participação de todos.
Agora vou me despedir de vocês, Obrigada pelo carinho e atenção... Muitos beijos..

E meu carinho para vocês:

Tchau,Vi

33 comentários

  1. Oi Vi...
    Melhoras a Pepa, vê se vc se cuida para não ficar dodói tbm!! Passei desejar um ótimo feriado a vcs... Estou aqui cheia de preguiçit aguda, acordei no raiar das 10:30 hj e o dia está se arrastando, frio e cinza!! Deu até vontade dessa tal sopa de fubá (nunca ouvi falar) vou ver se encontro uma receita por aí, me interessei - Aliás tudo que se refere a sopa me interessa (menos a de alho) Rsss
    Beijo meninas e melhoras!!

    ResponderExcluir
  2. oiê....olha a difereça eu não sabia mas sei que tb estou péssima....beijos e melhoras...

    beijos


    she

    ResponderExcluir
  3. Oi Vi, sopinha de fubá com folhas de bertalha hummm!!!!! Aprendi com minha avó, há muitos anos.
    Menina, vocês duas se cuidem heim, tem virose por aí, agora que está quase chegando a Primavera e o tempo está muito seco ........
    Se não passar a febre da Pepa vá no médico.
    Eu tomo vitamina C (americana, compra na Farmácia mesmo), um comprimido por dia, há anos, e não fico mais gripada, nem resfriada.
    Descanso também é muito bom e controlar a ansiedade também rsrs
    Saúde e tudo de bom aí para vocês. Beijos.
    Tem sorteio lá, já viu?

    ResponderExcluir
  4. Vi,semana passada tive infecção de garganta,febre....fiquei bem ruinzinha...depois veio a tosse,mas já passou.Diz pra Pepa se cuidar!!Desejo melhoras pra ela!Dá um abraço bem apertado nela e diz que foi eu que mandei,tá?E parabéns pra você,amiga querida!!Assim que o sorteio for realizado,volto aqui pra participar!!BJS!!

    ResponderExcluir
  5. Para confundir um pouquinho mais estas duas cabecinhas abençoadas: a febre que a Pepa apresenta pode ser por uma infecção bacteriana na garganta, não pelo suposto vírus da gripe, que pode ser um simples vírus sem nome que recebe a alcunha de resfriado...
    Ajudei? Acho que não... Mas espero que a Pepa melhore e você não fique doente.
    Aproveitando (já que foram tantos assuntos) - adoro sopa creme de abóbora com cebola picadinha, vinho branco seco, requeijão cremoso, pimenta do reino, cebolinha e camarão. Gostosa e super light.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Desejo melhoras a Pepa. Tem um surto de gripe bem forte no ar, eu mesmo passei uma semana com febre, toda molenga e mesmo agora não me sinto totalmente ok.
    As sugestões de sopinha me deixaram com água na boca. Não sabia o que preparar para esse fim de feriado e agora já sei, rsrs.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Vi,pimenta emagrece??Vou lá comer aquele vidro inteiro...rs,rs,rs!!Eu amo uma pimenta!Dá um sabor aos pratos...só não posso exagerar!!Aquelas pimentas,meu filho ganhou de um senhor de 90 anos que tem uma horta linda!Meu filho faz Farmácia e foi visitá-lo em um programa do estágio,que se chama Saúde da família. Este senhor ficou encantado com meu filho,conversaram a tarde inteira!!Por isso, ele saiu de lá carregando jabuticabas,pimentas e muita sabedoria!!Bjs queridas!!

    ResponderExcluir
  8. Pepinha, melhoras!
    Gripe é uma coisa muito chata. Vai tomando tudinho aí pra melhorar viu? Eu sou chata pra tomar essas coisas contra gripe...affs, me dá teu endereço pra eu te dar um pouquinho do mel que tenho aqui??
    se quizer pode falar que mando. beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Ví... hummm... tbm tô dodói, tomei a vacina H1N1 e meu corpo só pede caminha... mas não tem ninguém pra cuidar de mim!!!! Nem fazer sopinha... nada, nadinha!!!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi Vi cuida direitinho da Pepa, ela faz muita falta né não !!!!
    Fiquei com uma vontade de tomar aquela sopinha hummmmmm ... adorooo sopa ...
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  11. Oi Vi!!! Desejo melhoras pra Pepa!!! Eu tomo cápsula de óleo de alho, uma beleza pra não gripar nem resfriar!! Lembro de minha avó, na nossa infância ela fazia um chá maravilhoso quando gripávamos. Colocava folha de laranjeira, de manga, flor de mamão, adoçava com mel. Era ótimo, tanto no sabor quanto na cura!!! Ah, desejo participar do sorteio!! Vai que eu ganho?! Abraços e felicidades pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Amadas.... saudades.... sei que ando sumidinha... mas continuo aqui,e continuo a Fer.
    Bjinhos na Pepa dodói.
    Bjinhos na Vi.
    Abençoada semana pra vcs....

    ResponderExcluir
  13. ola amiga, vim te visitar e aproveitar para te convidar pra meu 2do sorteio que esta rolando lá no meu blog, ta cheio de mimos e para lhe presentear com meu selinho.com
    bjs e agurdo sua visitinha
    Jeandra

    ResponderExcluir
  14. Vi, mas com estas variações de temperatura haja saúde que aguente neh?? Eu to "podre" de gripe tbm... q coisa chata...
    Melhoras pra Pepa, cuida dela e se cuida para ñ ficar gripada tbm...

    Um grande beijo cheio de carinho!!

    ResponderExcluir
  15. Olá meninas,
    Pepa de molho não dá né? Tomara que a sopa de alho da Vi dê resultado logo para a dupla dinâmica atacar com suas artes e projetos rsrs

    Melhoras, bjs e boa noite.

    ResponderExcluir
  16. Melhoras prá Pepinha!! Eu aqui ainda não sei se estou gripada ou com forte crise alérgica :(

    beijos e ótimo dia para vcs!

    ResponderExcluir
  17. Vi, mande os meus votos de melhora rápida prá Dona Pepa..... gripe é uma coisa muito chata mesmo.....
    Também faço aniversário agora em setembro... 49 anos...... quase meio século...kkkkkkkkkkkk
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  18. Que a Pepa já esteja boa e curada da gripe! Não sabia de diferença entre gripe e resfriado. Acho então que estou com um resfriado bem fraquinho e que de tão fraco que está vai já morrer...
    Beijos e mais beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  19. Oii, meninas !!!

    Eu desejo que Pepinha fique boa rapidinho e ficará, certeza.Tb com a Unha cuidando dela, vai ser fácil!!!hehehe

    E nem precisa de rega bofe nada...é só chamar que a gente vem!!!

    Bom findi

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  20. Vi enfermeira também?Isso é que é competência!...Melhoras prá nossa flor Pepa, que sem ela o dia fica triste...
    Também já tive uma dessas, este ano...De derrubar!E olha que já tinha tomado vacina, a H1N1 e a dos velhinhos,rsrs....
    Tem dias que mesmo sem gripe, dá uma vontade de sopinha,hum...
    Aqui ainda é feriado(padroeira de Curitiba,N.Srªda Luz dos Pinhais)e tirei uma folguinha prá ler...Ô coisa boa!
    Eu sempre volto,rsrs...
    Bjs,Ana

    ResponderExcluir
  21. Sopa anti-gripal(com hífen?) da Vi... sucesso garantido contra gripe e resfriados....fico feliz que a Pepa já esteja melhor.
    Meu niver é dia 24..... e não ligo de falar a idade não.....
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  22. Oi Vi!
    Tadinha, da Pepa! Gripe é fogo! Ainda bem que ela tem você, que foi solidária até na sopa de alho (argh! deve ser forte prá caramba!).
    Já estou esperando o sorteio!
    Cuidado para você não pegar gripe também! Saúde para as duas!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  23. Oi Vi! Ufa, que bom que a Pepa está melhorando... como é ruim estar dodói! Viu qtos sorteios?? Fico passenado na net e participando... Vai que a sorte resolva aparecer neh? Não custa tentar! Participa lá tbm!
    Ahhh, ñ fala assim, eu ADORO os sorteios de vocês.. nunca ganhei, mas um dia eu ganho!
    Sobre a palmilha, funciona sim... quando uma amiga me contou eu duvidei, mas com os frios congelantes que fizeram aqui, eu tava a toa e testei... e não é que funciona? Adorei a idéia e quer saber: pés gelados, nunca mais! rsrsrs e melhor, custa nadinha e a gente recicla,néh?

    Beijos pra vcs!

    ResponderExcluir
  24. Eu tambem adoro sopa, Vi. Todos os tipos. Melhoras para Pepa. Bjus.

    ResponderExcluir
  25. Vi, você disse tudo: descanso para recuperar as energias! Desejo rápida melhora para a Pepa. Um grande beijo e obrigada pela visita! Paula

    ResponderExcluir
  26. Olá vi e Pepa, tudo bem com voces?

    Já sei, fora a gripe da Pepa, está tudo bem,né?

    Essa gripe anda pegando muitas pessoas, acho que é por causa do
    ar tão seco.

    um beijo e melhoras

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  27. Desejo melhoras a Pepa
    vim conhecer seu cantinho ja virei seguidora bjo

    ResponderExcluir
  28. Oiee Vi e Pepita, ah Pepinha naum fica dodoi naum! reage mulher! meninas meus mimos chegaram!!!! eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!
    eu apaixonei! tudo muito fofo e cute ahhh e os cupcakes, e os moranguinhos aaaiimmm
    Meninas me perdoem por naum ter feito o post ainda , mas tomei remedio pra dor de coluna e me atacou o estomago! cura uma coisa e estraga outra...afff...
    Assim que der uma melhorada eu posto ta se Deus quiser amanha
    Obrigada meninas ameiii de coracao viu muito lindos mesmooo obrigada!!!
    beijos minhas flores

    ResponderExcluir
  29. Tem um livro bom sobre isso da Sonia Hirsh, espia (sou fã dela)

    http://correcotia.com/atchim/index.html

    Beijo, melhoras!

    ResponderExcluir
  30. Uau!!! Vi fala na quarta

    Pepa dodói? Que judiação.
    Sei que você é uma irmã solidária, mas não vá querer dividir a gripe ou resfriado com ela. Adoro sopa,sopinha, sopão( não sou muito de canja).Vi se cuida pois no dia festa tens que estar inteirinha e bem disposta para sortear o meu
    nº.
    Cut beijos de vitamina C para a familia do Tacho

    ResponderExcluir
  31. Muito carinho para a Pepita também,tadinha!
    Espero que ela se restabeleça rapidamente!
    Obrigada,Vi ,por cuidar tão bem da Pepa!Bonito de se ver tanta dedicação e carinho!







    Ah ,e se você estivesse cuidando de mim,eu te pediria uma sopa de mandioca...


    daquelas bem "taludas"



    pedaçudas


    para dar "sustância"



    e nutrir meu lindo corpinho!


    sabe fazer?obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Oi Vi e Pepa!!


    Desejo melhoras pra Pepa!!


    Beijos,

    Karen

    ResponderExcluir
  33. Te desejo melhoras.
    um beijo em ti e outro na Pepa.

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.