Energia nuclear é sustentável? - O tacho da Pepa

17 de março de 2011

Energia nuclear é sustentável?

Oi Girls (e boys), Vi, escrevendo..

Queridas amigas, como passaram a semana diante de noticias triste?


Gostaria de chegar e dar um "salve" cheio de muita alegria, mas venhamos e convenhamos, na atual conjuntura mundial não dá para não ficar chateado.

Esse problema no Japão me trouxe a memória certas fases da minha vida onde na minha infância minha mãe me colocou e meus irmãos mais velhos para estudar japonês em uma escola só de japoneses, éramos seres de outro planeta, pois três branquelos no meio da japonesada.

Depois quando me formei, por ter formação em eletrônica, fui trabalhar na Nec, uma empresa muito importante no Japão, aqui não era tão famosa, mas novamente estava cercada por japoneses.
Origame
Particularmente, gosto desse povo, trabalhador, honesto, com valores morais e éticos.

Não estou falando dos desviados, aqueles que são a vergonha da raça, mas daqueles que mesmo morando há muito tempo no Brasil fazem questão de perpetuarem seus valores.

E pensar que agora eles revivem os horrores do desastre nuclear, e fiquei pensando até que ponto é viável fabricar energia sobre algo que não temos o total controle e pode causar tanta destruição?

Bonsai
O Brasil apesar da sua grande extensão territorial, da sua riqueza de recursos, onde pode gerar energia através da água, vento, do lixo, tem três usinas nucleares, a terceira em fase de construção.


Flor de cerejeira
 Lendo o artigo sustentabilidade no site Quero viver bem, onde afirma que: - Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista quatro requisitos básicos: ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito, devemos aproveitar esse episodio trágico para analisar se vale à pena ter essa forma de energia em nosso pais.


Ikebana
 Amigas, existem coisas que jamais teremos o controle sobre elas, mas existem outras que dependem das nossas escolhas, se escolhermos corretamente teremos uma vida tranqüila, mas se nossas escolhas forem erradas, colheremos frutos amargos, e isso acontece em todos os aspectos da nossa vida.
Vou me despedindo de todas queridas, maravilhosas, e também dos queridos, pois já observei alguns garotos no Blog e vou deixando meu carinho especial.


Meu carinho
 Beijos, bom final de semana


Tchau, Vi..

14 comentários

  1. Infelizmente não tivemos a escolha de ter usinas nucleares no Brasil. Tão triste saber que os homens estão se autodestruindo, destruindo seu planeta e suas diversas formas de vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa Vi, que legal saber que vc estudou em escola japonesa...eu tbm, aliás minha avó era a profª da escola, mas não estudei por muito tempo (até os 9 anos), depois ela se mudou com a escola para o interior e eu fiquei, mas isso me deu uma boa base e quando fui para o JP, eu consegui relembrar muita coisa, principalmente a escrita.
    Agora quanto a energia nuclear, falo como Gestora Ambiental, não o risco não vale a pena, pois o lixo radioativo não deve e nem pode ser reaproveitado, desta forma o armazenamento além de perigoso, sua decomposição é lenta.
    O JP já esta pagando o preço e o preço pode ficar cada dia mais caro.

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Diante de tantas tragédias ,a gente acaba revendo alguns conceitos não é mesmo?
    Sempre achei desnecessário essa história de usina nuclear,afinal temos tantas outras alternativas mais seguras e tão eficaz quanto,mas não nos é dado escolha,infelizmente ficamos à mercê da ganância do homem não é mesmo?
    Agradeço a Deus por morar em um país onde apesar de tudo de errado que acontece temos uma certa segurança ,pois não temos furacões,terremotos e outras coisitas.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Precisamos das usinas pra viver neste mundo urbano e maluco, mas eles precisam se prevenir melhor pra evitar estas catastrofes.
    ale

    ResponderExcluir
  5. Oi Linda ,vim convidar você para participar e divulgar (caso ache interessante, é claro) a promoção que A DESIGNER DE JOIAS fez em parceria com a AMIGA DA MODA, pois divulgando você terá maiores chances de ganhar....
    Venha conhecer as Joias que fazem parte da promoção.....Espero por você!!!

    Amei seu Blog e já sou sua seguidora. Bjos

    ResponderExcluir
  6. oi vi
    SABE QUE HOJE MESMO ESTAVA FALANDO SITO AQUI EM CASA-
    com tantos recursos, porque fazer desta maneira??
    se já houve tragédias por conta dito porque um povo tão inteligente continua fazendo isto com seu povo - e agora aquele governante fica falando quenãovai acontecer nada alarmante, mas não é isto que estã mostrando, é apavorante a ideia de que isto possa acontecer , tantas tragédias juntas, se tivessem energia de forma natural ...
    aqui no Brasil já tivemos tragédias pro conta disto!
    e falam do fim do mundo...mas diante destes fatos todos, fico imaginadno que não acabará o mundo assim de uma vez , vai ser lenta e dolorosa por conta das nossas escolhas -
    bj vi e um bm fimdisemana pra ti

    ResponderExcluir
  7. Oi, Pepa!

    Vim te convidar prum sorteio no BlogArte!! São 4 infusores de chá fofíssimos, da loja Villa Pano! Passa lá pra participar!

    Beijins,
    Andrea Guim

    ResponderExcluir
  8. Olá Vi... realmente esta um colapso... o mundo pedindo socorro... sabe quem vai acabar com o mundo os próprios seres humanos... abusando da natureza de forma desordenada...
    E muito triste vermos tamanha tragédia... e não se mudar nada... embora não sei se a mais tempo...
    Infelizmente pessoas inocentes pagam o preço...
    Tenha um Bom Dia...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Vi,

    Se ao menos tivesse prevenção e conscientização constante, talvez amenizasse situações de horror.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. É Vi, com essa tragédia toda ficamos aqui com o coração na mão pensando que nossas vidas depende da cabeça de líderes muito competitivos e que não pensam muito adiante. Espero que tudo acabe logo, pois tenho uma sobrinha com 2 crianças que estão morando por lá. Agora é rezar e esperar com o coração na mão. Bjus.

    ResponderExcluir
  11. É, amiga, temos escolha. Nosso Brasilzão tem muitos recursos naturais ainda. Eles não tem, infelizmente. Por isso temos que preservar o que temos para não chegar nesse extremo e correr riscos. Espero que na semana que vem tenhamos notícias melhores sobre o Japão.
    Bom fim de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi,Vi!Vc chegou no ponto da questão...Outros países já estão revendo a questão da energia nuclear.Importantíssimo abrir debate sobre isso!
    É o futuro que estamos plantando hoje...Tenho até sonhado com as imagens dessa tragédia que abateu o Japão.Admiro essa gente contida e guerreira...Vão ter que começar de novo, que Deus os ajude!
    Bjs,Ana.

    ResponderExcluir
  13. Oi coração.
    Pois é,estas coisasque andam acontecendo com as temporada de chuvas nos intristece o coração.
    Este povo é forte e corajoso,logo estarão em alta.
    Mas adorei saber que voce estudou a linguagem japoneza.
    Feliz dia doa artesão.
    Acompanhado de bom fim de semana.
    Bjtos.Nile.

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.