Sabores inesquecíveis. - O tacho da Pepa

11 de agosto de 2022

Sabores inesquecíveis.

 



Queridas e queridos quando eu era jovem, em setembro completo 60 anos, e antes de ter hérnia de disco, eu cozinhava.

Com a hérnia de disco eu sentia dores, muito cansaço e fui abandonando a cozinha, e a Lia começou a desenvolver seus dotes culinários, eu acho maravilhoso, usufruir de tantas gostosuras sem esforço.

Mas as vezes tenho saudades de algum sabor do passado, minha mãe gostava muito de um bolo de fubá que eu fazia, que só vai fubá na receita, não vai farinha de trigo.

Resolvi fazer a receita aproveitando o forninho elétrico que a outra irmã, a Cris, nos deu de presente.

Deixo a receita para vocês, porque é fácil, rápida e se vocês não podem comer alimentos com glúten, esse bolinho é uma ótima sugestão.

Fiz pequeno, essa massa cabe em uma forma com furo no meio 13x8, se você tem problema com a farinha de trigo, ao untar a forma com margarina ou manteiga, no lugar da farinha polvilhe açúcar, dica que a Lia já deu lá no canal.

Ingredientes:  Fubá: 1 xicara, Manteiga: 2 colheres e meia de sopa  , 2 ovos inteiros, leite para escaldar o fubá, erva doce: 1/2 colher de sopa, Fermento: 3 colheres de 1/4 de colher de chá (3,75ml), Sal: 1 colher de 1/4 de colher de chá , Açúcar: 3 colheres de sopa, obs: se gostar mais doce, coloque mais uma colher de açúcar. 

Eu utilizo colheres medida como a da foto abaixo:


Como fazer: escalde o fubá e a erva doce com o leite fervendo, misture bem, o fubá tem que ficar no ponto de mingau duro, acrescente a manteiga, e deixe esfriar.

Depois de frio o mingau de fubá, bata os ovos inteiros com o açúcar, o sal e acrescente ao mingau, mexa bem até tudo ficar bem misturado, acrescente o fermento, misture novamente, despeje na forma untada, leve para assar, no forno elétrico a temperatura que usei foi 180 graus por 30 minutos. 


Vocês estão vendo que já devoramos metade do bolo, kkkk, para quem gosta de bolo de fubá, pode ter certeza que você vai amar essa receita.

Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e atenção
Meu carinho para vocês
Beijos 



3 comentários

  1. Bom dia de paz, querida amiga Vi!
    Minha tia fazia o bolo assim e eu não tinha a receita certinha. Adoro bolo de fubá sem trigo. Bem original da roça. A erva-doce dá um sabor especial que amo.
    Obrigada pela partilha.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno
    😘🕊️💙💐

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso aspeto que me deixou a salivar
    .
    Abraço virtual de amizade
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.