A cara da riqueza. - O tacho da Pepa

11 de novembro de 2021

A cara da riqueza.

 


Queridas e queridos assistindo dramas de época Chinês, observei que as personagens que representavam a nobreza raramente se locomoviam e quando faziam eram amparadas por servos.

Depois descobri o motivo desse comportamento, na dinastia Song, século X, surge uma moda peculiar, os pés de lótus.


Os pés de lótus era uma forma de diferenciar os ricos dos pobres, as moças que eram de famílias abastadas tinham que ter pés pequenos, no máximo com 10 centímetros.

Como ricos e pobres nascem com os mesmos pés, como fazer que pés normais fiquem tão pequenos?

As filhas de famílias abastadas desde os 3 anos de idade eram submetidas a uma tortura física, para impedir que os pés se desenvolvessem  e  que viessem adquirir a forma da foto baixo:


Essas meninas quando chegavam na fase adulta estavam incapacitadas, tinham problemas não só nos pés, mas na coluna, quadris e etc.

Talvez isso explique nos dramas que assisti o porque das diversas esposas dos imperadores terem tanta dificuldade de engravidarem e conseguirem ter filhos.

Esse costume horrível acabou com a revolução comunista em 1949.


Mas quantos costumes opressores estão espalhados pelo mundo para distinguir ricos de pobres?

Hoje em dia as pessoas tem que ter o corpo, a cara de uma determinada socialite americana extremamente rica.

A gente olha pra cara de algumas mulheres e não reconhece mais as fulanas, você olha e vê a tal socialite, se o cirurgião for bom, pois se ele for um "açougueiro", fica parecendo que a pessoa foi contratada para interpretar um personagem do filme Sexta-feira 13.


A gente pensa que o problema é ficar mais bonita.
Mas muita gente bonita começa a se transformar em outra pessoa para se adequar ao padrão "Lótus", ter a cara da riqueza, porque não basta ser bonita, inteligente, tem que ter a cara da riqueza.

E o padrão cara da riqueza sempre vai ser algo impossível de ser alcançado pelos reles mortais, porque como diz aquele ditado antigo: criam-se dificuldades para VENDER facilidades.

Alguém sempre estará lucrando (vendendo facilidades) com esses padrões, estilos, modismos e etc.


Tchau, Vi


7 comentários

  1. Meu Deus...O que eu faria com os meus pezinhos delicados?rs... Nunca me submeteria! E quanto às plásticas, lembras de um tempo que todas que se submetiam tinham a mesma cara :a da mulher do presidente,rs...E outras que num simples botox, ficam como se tivessem sido picadas por marimbondos,rs... beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Triste visão de quem quer ser - ou quer fazer alguém - bonito e belo
    .
    Cordiais saudações.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha ouvido falar nesta coisa das chinesas terem de ter os pequenos e que faziam algo, mas não tinha conhecimento desta prática horrivel, ficavam com pés deficientes. Ainda bem que já acabou.
    Estes padrões de beleza e riqueza é uma tristeza, as pessoas não têm noção e se escravizam em função de estereótipos criados.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Vi, eu já tinha visto um documental dos pezinhos,um horror. Quanto a cara da riqueza,"num guento", muita aparência e "aparecença" nas redes. Falando não só de cara e corpo, mas de modas na decoração, gente jogando pela janela uma cozinha nova, prá ter uma cozinha do Instagram.Gente construíndo piscina em corredor lateral de casa, prá dizer que tem.Coisas sem noção.Mas como diz um ditado espanhol "Luxo vemos, dívidas não sabemos"...rsrs...
    Besitos

    ResponderExcluir
  5. A tendência é ficar todo mundo igual, como se houvesse uma fôrma perfeita, rsrs . Lamentável, pois a graça é sermos diferentes, cada um com sua marca pessoal.
    Sobre os pezinhos, lembrei das mulheres girafas da África, que em suas tribos ainda usam anéis de metal para esticar o pescoço. Ignorâncias de tradição duvidosa...
    Beijinhos, Vi!

    ResponderExcluir
  6. Coisa boa vir aqui
    e aprender tanto!
    Brigadissimo.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.