Geração Óleo de Rícino. - O tacho da Pepa

17 de junho de 2021

Geração Óleo de Rícino.

 




 
Queridas e queridos essa semana eu fui tomar vacina contra Covid19, tomei a AstraZeneca.

Tenho observado algumas pessoas falando contra vacinação, contra algumas vacinas, tentando tumultuar, criar assombrações onde não existem.

Tomo vacina desde que nasci e já estou beirando os sessenta anos e continuo tomando vacina.

Você que esta lendo isso deve estar pensando: onde entra o óleo de rícino nessa historia?

Houve um tempo em que as pessoas sem acesso a médicos, remédios e afins, quando tinham algum problema de saúde no trato digestivo tomavam óleo de rícino.

Eu tomei muito óleo de rícino.

Era a coisa mais horrível que tenho lembrança, aquele óleo viscoso como óleo de carro, com um odor nauseante.

Quando a gente aqui em casa ficava doente do estomago, enjoado, sentindo calafrios já começava a rezar para outros "remédios"  como Boldo, Losna e até lacto purga surtirem efeito.

Mas nosso "destino" estava traçado, óleo de rícino goela abaixo, literalmente, minha mãe fechava nosso nariz e empurrava na nossa garganta a dose necessária para nossa cura.

E quando o óleo de rícino começava a fazer efeito, duas horas depois, a gente renascia, voltava o brilho nos olhos , a disposição, vigor.

Hoje em dia o óleo de rícino é famoso para embelezar as madeixas.
Quando alguém tem um problema digestivo vai no médico do SUS ou particular e se trata com medicamentos menos torturantes.

É o progresso da ciência facilitando a vida das pessoas, minimizando sofrimentos, deixando lembranças melhores.

Podemos acompanhar o progresso da ciência ou continuar tomando óleo de rícino, mas dificilmente alguém que tomou óleo de rícino duvida dos avanços da ciência, pelo contrário, esperamos ansiosos por ela.

Lembrete, todo domingo a tarde estamos postando vídeos novos no nosso Canal no Youtube.


Tchau,Vi

10 comentários

  1. Confesso o meu desconhecimento total do que é o óleo de rícino. Também já tomei a 2ª dose da vacina astrazeneca. Não senti alteração nenhuma. Mesmo zero.
    .
    Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Oi Vi querida, bom dia!
    Na minha casa não entrou óleo de rícino, mas p/aumentar a imunidade (eu acho kk) quando meu pai teve tuberculose num estágio muito grave, eu tinha 7 anos e meu irmão 9, a coisa torturante era tomar todos os dias pela manhã, 1 colher de sopa de EMULSÃO DE SCOTT (óleo de fígado de bacalhau), logo em seguida engolir 1 gema de ovo que não estourava, descia redondo kkk e logo após 1 copo de leite, amiga isso era uma tortura muito "torturante", mas acho que ajudou muito a aumentar a imunidade e tomamos também a abençoada VACINA BCG e + alguma medicação pq já tínhamos tido contato com ele, fomos então p/a casa da minha avó e lá ficamos isolados do meu pai por muito tempo mesmo e hoje eu lembrei que essa fase triste foi muito parecida com a atual.
    OBS:
    Na época a tuberculose era quase tipo o COVID, dependendo da gravidade a morte era certa e lembrando disso hoje aqui com você, me enchi de esperança de que assim como a tuberculose o COVID também há de deixar de ser essa tragédia pelo mundo...
    Bjssss e que vcs tenham um dia maravilhoso é o que desejo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom,Vi! Quem não lembra do óleo de rícino e do óleo de fígado de bacalhau.... Chego a ter náuseas de pensar... Por isso, viva a ciência!E ainda TANTOS que a ignoram... Adorei! beijos, chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Vi, que alívio, né! Mesmo sabendo que ainda não estamos 100% seguros, tendo que continuar com os cuidados, ficamos mais confiantes.
    Eu tomei na terça às 14h, não senti nada até pela manhã de ontem, aí deu uma febrinha baixa, um ligeiro peso na cabeça, tomei um lisador e à noite já estava bem melhor, hoje acordei 100%.
    É ridículo que com tanta informação alguns ainda duvidem da eficácia das vacinas. Nós da geração, óleo de rícino, vimos muitas pessoas morrerem de doenças que hoje já não matam, nem aleijam...Espero que o Brasil não retroceda, sempre há preocupação com negacionistas da Ciência trabalhando para a desinformação, a cobertura de vacina anda caindo no país, todo cuidado é pouco...
    Odiava o chá de losna, mas amava o Biotônico Fontoura hehehe
    Eu não sabia que óleo de rícino era de mamona, amava fazer bolinhas de sabão com o caule e guerrear com as bolinhas.
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem. Eu vou levar a primeira vacina , na segunda -feira.
    No meu tempo também tomava "óleo de fígado de bacalhau" era tal e qual como o descreve. Se calhar é o mesmo. Que horror.. Mas tinha que ser!
    *
    Pensamento que enaltece ...
    -
    Beijos e uma tarde!

    ResponderExcluir
  6. Vi,eu também já vacinei essa semana, aqui tomei da Pfizer.Nenhuma reação graças a Deus.
    E tomei também oleo de ricino...rsrs...ou melhor azeite de mamona, que fazia minha vó. Quando tinha alguma grávida na família, ela já preparava o óleo.Todos os netos tivemos o umbigo curado a moda antiga, com óleo de ricino e pó de fumo,sobrevivemos todos e ficamos com o umbigo bonitinho...rsrs...Óleo de ricino vale prá tudo.Besitos e tenha um fim de semana abençoado.

    ResponderExcluir
  7. Na casa da minha mãe era 1 x por semana oléo de rícino, na outra oléo de figado de bacalhau, depois sadol e para fechar o mês leite de magnesia....sem contar no ovo quente toda manhã.... (ganhei uma aversão de gema moles...rsrs).
    Sobre a vacina, sou das pessoas que conviveu com crianças que tiveram sequelas da poliomelite, então minha mãe não deixava a gente reclamar de vacina, tomava tanta vacina (geração 1970 quando foi criado o programa nacional de vacinação em 73), a coisa era tamanha que lembro até hoje que tinha ido com mais 4 crianças da vizinhança no padeiro e passava pelo posto de saúde a gente viu uma fila e perguntou se nós precisavámos tomar a enfermeira falou que sim entrou todo mundo na fila, e encheram de recomendações para contar em casa que a gente já tinha tomado, mas nem precisou pois no interior essas coisas correm....rsrs Quando minha mãe chegou do trabalho falou que já sabia do feito.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante essa partilha e me levou ao passado, tomando óleo de rícino à força, mas no fim ficava nova em folha rsrsrsrs
    Xeros no coração!

    ResponderExcluir
  9. E tinha também o óleo de fígado de bacalhau, lembro até hoje do frasco, rsrs . Geração do chazinho, remédio natural. Chegamos longe, e vamos alongando a história da vida. Que bom que já está vacinando, ficamos mais seguras.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.