Quem queremos alcançar? - O tacho da Pepa

6 de fevereiro de 2020

Quem queremos alcançar?

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo.. 


Queridas e queridos pesquisas afirmam que a maioria da população é analfabeta funcional, significa dizer que não compreendem o que leem.

Sem contar os analfabetos que segundo pesquisa de 2017 são 7% da população, isso equivale a 11,3 milhões de pessoas.

As pesquisas só comprovam aquilo que podemos observar diariamente nas redes sociais, e nos exames pré vestibulares.




Não quero entrar no mérito de quem é a culpa desse analfabetismo, mas citei esses dados para comentar sobre algo que esta diretamente relacionado ao analfabetismo.

A dificuldade de comunicação e consequentemente a interação das pessoas.

Quando os políticos querem ganhar votos, eles visitam diversas pessoas, analfabetos, cultos, ricos, pobres e etc, e com todos se mostra simpático, cordial, e fala de maneira compreensível a essas pessoas.

Depois de eleitos, a maioria, adquiri um linguajar mais erudito e a maioria dos seus eleitores já deixam de compreender o que eles falam.




Esse comportamento é muito coerente com os projetos que eles querem implantar ou ajudar aprovar, que na maioria das vezes vai contra aos anseios da população.


Eu citei o exemplo dos políticos, porque é mais comum, mas imagine um leigo que vai em uma consulta médica e o médico começa usar termos técnicos com esse paciente, essa pessoa vai sair da consulta desesperada, sem entender nada.

Juízes e advogados usam muitos termos técnicos, palavras que parecem que foram tiradas do dicionário, parece que é para humilhar as pessoas que desconhecem aquelas palavras.




Eles desconhecem os dados que citei acima, ou fazem propositalmente para excluírem a maioria da população?

Mas esse comportamento também nos é comum, quantas vezes falamos algo e recebemos uma resposta que não tinha nenhuma conexão com aquilo que procurávamos expressar?


Será que consegui expressar corretamente aquilo que pensei, será que usei as palavras que pudessem ser compreendidas pela maioria das pessoas?

Uma palavra que vem sendo muito falada ultimamente e que a maioria dos brasileiros não sabe exatamente o que quer dizer é fascista.




Basta uma pessoa não ir com a cara do outro e já grita como se fosse um palavrão: fascista!

Quem recebe o "adjetivo" pode entende-lo como palavrão ou pode simplesmente desconsiderar por não saber o que aquilo significa.

Já li tantos textos com essa palavra, que já estou perdida sobre o real significado, só não fiquei deprimida por minha ignorância porque no Wikipedia achei esse comentário:


George Orwell escreveu em 1944 que "a palavra fascismo é quase inteiramente sem sentido... quase qualquer inglês aceitaria valentão como sinônimo de fascista". 
Richard Griffiths argumentou em 2005 "que o fascismo é a "a palavra mais usada e mais mal usada dos nossos tempos".'



Quando usamos termos difíceis de ser interpretados, limitamos o alcance das nossas ideias.

As vezes é melhor usar expressões comuns, que possam ser compreendidas pela maioria.

Por exemplo, a maioria das pessoas sabem o que é uma pessoa mentirosa, falsa, traidora, exploradora, enganadora, safada, ladrão, 
autoritária, preconceituosa, e qualquer dessas palavras poderia substituir a palavra fascista em muitos textos que eu li.

Por que não falar uma linguagem popular, que alcance a maioria das pessoas, por que excluir uma parcela significativa da sociedade?


Vou me despedindo de vocês

Obrigada pelo carinho e atenção..

muitos beijos..

Meu carinho para vocês :


Imagens: Pinterest
Tchau,Vi

5 comentários

  1. Nos tempos de tantos mimimis e desamor , nesse tempo em que vemos o nosso país literalmente dividido pelo ódio , coisa que há muito tempo não via e nem queria me envolver, hoje salta aos olhos...Surgiram palavras muito mal usadas e entre elas, o fascista e em contrapartida, o mito( esse antes era algo importante...Hoje? Deus me livre de ditos mitos como o que vemos!!!

    beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Vi! Faz muito sentido seu texto, muito bem observado!
    Esses dias fui chamada de fascista (logo eu, tão proguessista a vida toda) só porque achei uma canalhice os comentários do José de Abreu.
    Até hoje milhões acham que tivemos e estamos ameaçados por um comunismo que nunca se implantou aqui, nem mesmo nos governos de esquerda, que na verdade nem é comunismo onde há oficialmente o comunismo.
    Algumas frases são palavras-chaves de manipulação do povo.

    Nas redes sociais (e não só), a comunicação é um problema, também muitas vezes não entendo respostas e fico lendo, relendo o que escrevi para ver se compreendo...As vezes as pessoas usam postagens comentários para dar indiretas a outras pessoas, só pode, de tão sem sentido.
    A comunicação está cada vez mais difícil e tenho cada vez menos vontade de entrar no mundo virtual, estou adorando cuidar das plantas, da casa, ver séries, ouvir música, artesanato...To ficando véia, definitivamente! :D
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva, vi teu comentário...Não é velhice, é sensatez!!!bjs chica

      Excluir
    2. Chica, queria que a sensatez tivesse chegado há mais tempo, teria evitado aborrecimentos. Neste sentido estou amando envelhecer, dá uma liberdade de visão, sabendo olhar melhor para o que me faz feliz e deixando de lado o que não acrescenta e ainda tira a paz.
      Boa lembrança...mito...de araque (era isso?rs)...Bjs!

      Excluir
  3. Vi, amo seus textos, sempre! Esses dias pensei sobre isso num contexto mais generalizado, será que realmente estamos nos fazendo entender, será que o que eu quero dizer e acho que estou dizendo rsrsrsr é o que chega até o outro? Eu nunca tenho certeza de como isso chega e de como é entendido... Estamos em tempos que ninguém ouve, ninguém lê e muita gente só repete o que está em voga. Nem discordar civilizadamente as pessoas sabem mais. Difícil de reverter mas façamos a nossa parte. Bjs ♥

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.