Aprendi fazer brigadeiro aos 45 do primeiro tempo... - O tacho da Pepa

14 de julho de 2019

Aprendi fazer brigadeiro aos 45 do primeiro tempo...


Sim, sim, sim eu não sabia fazer brigadeiro ! Eu sei que a maioria das pessoas aprendem a fazer brigadeiro logo que saem das fraldas, mas eu aprendi aos 45 anos de idade.

Não que isso seja um demérito, mas era um tipo de falha, rsrsrsrs como assim não saber fazer o doce mais brasileiro de todos ?

Verdade seja dita : eu nunca me empenhei em aprender, fiz duas três vezes, deu errado... próximoooooo, com tanto doce pra fazer vou me preocupar com isso ?

Mas estava com vontade de comer bolo de brigadeiro, e os que comprei não
 me satisfizeram .  Então, a única saída foi aprender e comer o meu bolo desejado.


Foi difícil ? Óbvio que não né ? Acho que bastava aplicar as instruções direitinho.



Ele ficou perfeito, consistência linda, ideal pra rechear e cobrir e ainda consegui enrolar alguns pra decorar. 
 

O bolo ? Ficou com o sabor que eu queria. Eu não sei explicar o que eu queria, mas esse sabor me satisfez plenamente. Sei lá, ando estranha ultimamente, rsrrsrsrsrsrs

Quando eu dizia que não sabia fazer brigadeiro todo mundo falava : -Ah vá, mentira que você não sabe fazer brigadeiro ! 

Pois é !!!

Mas agora eu sei ! E ainda trago a receita desse bolo lindo, gostoso e perfeito ! Porque brigadeiro eu não sabia fazer, mas nasci modesta, srrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Bolo Brigadeiro

Usei a massa do Peteleco, porque esse bolo sempre dá certo, fica úmido na medida e pronto !

(Como eu sempre gosto de inventar modinha, já fiz o Peteleco na versão Fibras, espia aqui .)


Bolo 

3 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
3 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras de água morna
2 colheres de chá de fermento em pó

Preparo


Pré-aqueça o forno .
Unte forma retangular ou redonda e enfarinhe, se preferir use chocolate em pó. Reserve. Em uma tigela peneira os ingredientes secos (farinha, açúcar, chocolate em pó, fermento )  e reserve. Aqueça a água (atenção: não ferva, ela deve estar morna), misture os ovos e o óleo.Faça um buraco no meio dos ingredientes secos e adicione aos poucos os líquidos.Coloque na forma já untada e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos ou até que o bolo esteja assado. (Espete um palito no bolo – ele deve sair seco.)

Brigadeiro :

2 latas de leite condensado
200 gramas de chocolate meio amargo (o de tablete )
50 gramas de chocolate em pó (usei um de 50 % cacau)
1 caixinha de creme de leite 

Preparo :

Em uma panela sobre fogo médio cozinhe leite condensado, chocolate e chocolate em pó até chegar no ponto de brigadeiro, isto é quando começar a desgrudar do fundo da panela.
Desligue o fogo e adicione o creme de leite e misture bem. Transfira para outro recipiente para não continuar cozinhando. Deixar esfriar.

Daí é só desenformar o bolo, cortar e rechear. Eu usei metade da receita para rechear, coloquei o bolo na geladeira e a outra metade deixei em temperatura ambiente para não ficar muito difícil para cobrir o bolo .

Cobri, espalhei granulado e coloquei uns brigadeiros pra mostrar mesmo que aprendi, srrsrssrr

Pronto : brigadeiro excluído da listinha, agora falta ovo frito, aprender a andar de patins... rsrsrsrsrsrs

E você ? Tem alguma coisa que todo mundo sabe fazer, menos você ?


Bjus 1000

4 comentários

  1. Mas brigadeiro é uma coisa muito difícil de fazer! Se passar do ponto, fica duro . Se não chegar no ponto, fica molenga. Assim como ovo frito com a gema mole ( odeio Gena mole, então esse item nem faço questão mesmo de aprender) kkkkk. Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mas me diz uma coisa, eu (que também erro nos brigadeiros, ou ficam moles demais ou ficam "torrados") soube que tem um lance aí que a panela adequada tem tudo a ver com um bom resultado na receita dos brigadeiros, que tem que ter uma panela de fundo grosso, pererê, pororó...o que me diz a respeito?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Tem muitas coisas que não sei fazer, mas brigadeiro já dei conta. Claro que não é como o seu, receita gourmet! Fiquei imaginando a delícia, que as fotos estão sensacionais! Parabéns!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Que atire a primeira pedra quem sabe fazer de td...kkkk...brincadeirinha, mas no meu caso tenho sim, algumas coisinhas que talvez por ter quem faça bem, nunca me atrevi, como por exemplo usar furadeira...pra uma arteira parece ser básico, né....mas como o marido tá sempre disponível e gosta da coisa sempre acabo deixando pra ele...outra coisa que tb deixo por conta é aquele delicioso ovo frito com a gema mole...adoro e o do marido é bem melhor que meu..kkk...e assim vamos dividindo as tarefas. Arrasou no bolo e no brigadeiro. bjs

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.