O que é a tal da hermenêutica? - O tacho da Pepa

17 de janeiro de 2019

O que é a tal da hermenêutica?

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo.. 


Queridas e queridos acredito que  a maioria, já ouviu aquela famosa frase de filmes policiais: você tem o direito de permanecer calado, tudo que você disser, poderá ser usado contra você.

Imagens: Pinterest
E é ai, que mora o perigo, a tal da hermenêutica.
"Hermenêutica é uma palavra com origem grega e significa a arte ou técnica de interpretar e explicar um texto ou discurso.
É um ramo da filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode se referir tanto à arte da interpretação quanto à prática e treino de interpretação. A hermenêutica tradicional se refere ao estudo da interpretação de textos escritos, especialmente nas áreas de literatura, religião e direito."

Muito usada no campo religioso, também é muito utilizada no campo jurídico, vemos aqui no Brasil que os advogados de defesa, não se preocupam em provar a inocência do seu cliente, mas em encontrar uma interpretação da lei, que permita deixar seu cliente impune.

No campo religioso, explica as muitas religiões que tem por base a Bíblia, mas por causa da interpretação de cada religião, existem varias doutrinas diferentes.


Mas o que isso pode interferir na nossa vida cotidiana?

Vejamos, estou escrevendo esse texto, com um objetivo e quem ler pode interpretar de forma totalmente diferente do meu objetivo.

Quem já observou confusões na internet pelo que uma pessoa escreveu, ou falou e como foi interpretada?
Esse tipo de confusão tem se tornado corriqueira, parece que não falamos a mesma língua, tamanha dificuldade de compreensão.

Mas assim como na religião, no campo jurídico, que a forma de interpretar é um jogo de interesses, muitas vezes a pessoa que interpreta o que falamos ou escrevemos, diferente daquilo que desejamos transmitir, também tem interesses escusos, não é só o desejo de ampliar conhecimento.


Esta se tornando uma dificuldade exercer a liberdade de expressão, pois tudo que dissermos, poderá ser usado contra nós, em algum momento da nossa vida.

Ter opinião, ou não ter, pode ser um perigo.

Vou me despedindo de vocês

Obrigada pelo carinho e Atenção ..
 muitos beijos ..
Meu carinho para vocês:
Tchau,Vi

4 comentários

  1. Gostei do tema e da explicação...E, tens razão: cada vez mais as pessoas entendem como QUEREM entender... Isso é fato e os mimimis aumentam então! beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Vi, além da interpretação ser difícil, o único que sabe da intensão das palavras ditas é o emissor, então nunca saberemos a real intensão. Simplesmente soltam o verbo/veneno e esperam o resultado da provocação (ou não, pode ser paranóia)
    Estou sem paciência, qdo a coisa é repetitiva demais chuto o balde, já saí do Facebook para me livrar dessas chatices.
    Seria mais divertido interpretar poesias, histórias, letras de músicas, filmes, obras de arte ou até sonhos para quem gosta...Abaixo o mimimi, vamos apreciar as postagens de boas ou passemos batido! :D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu ando do tipo que só observo, larguei de mão ficar dialogando na internet. Bju meninas.

    ResponderExcluir
  4. Se tiver que desenhar, estou fora, rsrs Todo mundo parece o advogado, interpreta segundo seu benefício. Cada vez mais difícil...
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.