Como economizar e não entrar em dívidas em 2017 ! - O tacho da Pepa

10 de janeiro de 2017

Como economizar e não entrar em dívidas em 2017 !

Notaram que esse ano estou toda trabalhada nas formas de organização,
 economia e que tais ?

Na verdade, economia sempre foi uma coisa muito presente aqui em casa.

Minha mãe sempre foi uma administradora nata . E olha que nunca ganhou rios de dinheiro. Mas o que ela fazia com o pouco que ganhava era surpreendente.

Quando meu pai faleceu minha mãe ficou com os pepinos que a viuvez precoce proporciona,  e além disso como eu e Vi éramos menores á época o dinheiro do inventário que cabia a nós duas teve que ser depositado em juízo para que resgatássemos quando completássemos 18 anos.  Claro, era óbvio que a mãe não podia administrar o dinheiro, tinha que jogar pro estado que fez o que ? Comeu tudinho, quando completamos 18 anos e fomos atrás, o dinheiro tinha desvalorizado de uma forma tal e se quiséssemos pegar a merreca, teríamos que contratar um advogado que pasmem, cobraria 5 vezes o valor que tinha lá depositado.

Mas eu entendo, o estado estava preocupado que minha mãe ia torrar tooooooda aquela fortuna e nos resguardou !! (#ironiadetectada)

Bom, mas voltando ao assunto economia , minha mãe sempre foi trabalhadeira e não tinha preguiça, tínhamos parentes que trabalhavam em restaurante e sempre traziam carne moída, mas eles não consumiam porque gostavam de bife. Pois uma vez por semana minha mãe despencava daqui da zona norte para o extremo da zona sul para pegar quilos e quilos de carne. ( e naquela época não tinha metrô não...)

E se existiu na terra alguém que detestasse sair de casa, essa era minha mãe, mas nunca ela reclamou, pra ela era uma benção poder economizar naquilo e poder investir no que realmente era importante.

Houve uma época, antes do meu pai falecer que passamos (eu ainda estava por vir, rsrsrs) por um perrengue daqueles, de não ter dinheiro pra comprar pão todo dia e minha mãe fazia polenta pra comer com café com leite...pão , era só no domingo.

No terreno ao lado de casa, ela plantava mandioca e dessa mandioca fazia uma sopa espetacular (meus irmãos falam dela com água na boca) só com mandioca e um caldinho de carne... depois que eu cresci, minha mãe tentou várias vezes reproduzir o sabor,
 sem sucesso ! Ela sempre disse que aquele sabor era o tempero que Deus colocava !

Ás vezes as pessoas acham que as conquistas das outras é pura sorte. Ou que caiu do céu !

Quantas vezes minha mãe ouviu : - Ah, mas o Virgílio deixou você muito bem  Olga  !!! 

Hãhã !!! Só ela e Deus sabiam ! 

Por isso economia pra mim e Vi é uma coisa normal, não é uma coisa extraordinária, um sufoco ! Quando queremos algo, investimos nisso e sacrificamos algo. Não nascemos e não somos ricas. Mas economizamos, sabemos o valor do nosso dinheiro e principalmente sabemos nunca se gasta o que não se tem !

Então se você quer seguir essas dicas que nos fazem ter uma vida tranquila, assiste o vídeo , quem sabe alguma dica não faz seu ano ficar mais tranquilo também ??



Espia a cara de piedade ! Dá um jóinha no vídeo e se inscreve no canal !!! Nunca te pedi nada , rsrsrsrsrs 

Bjus 1000

8 comentários

  1. Oi, sou eu a Marisilda Nietto, ainda não arrumaram essa coisa. Adorei, você disse tudo, eu ainda tenho mania de revistas, adoro ler, mas estou deixando aos poucos de comprar, sou aquela que quando saí tem que voltar com algo nas mãos, meu marido implica muito comigo, mas sei que ele tem razão. Tínhamos uma vidinha até que boa, mas agora com a demissão e vivendo apenas com o salário de aposentado, não é fácil, eu trabalhava, mas fui obrigada a largar para me tornar dona de casa, era o sonho do meu marido e de minha sogra. Odiei, jamais teria saído do meu trabalho por vontade própria, mas fazer o que né. Adoro teus posts teus vídeos, e quanto ao celular eu vivo muito bem sem isso! beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! São esses pequenos detalhes que fazem a diferença no orçamento. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lia! Nossa, como eu me lembrei da minha mãe nesse post! Era igual à sua...também perdi meu pai cedo e minha mãe teve a responsabilidade de criar 5 crianças! Sorte que minhas irmãs já eram mocinhas e foram trabalhar, mas ganhavam pouco e ajudavam como podiam, mas minha mãe sempre plantou frutas em nosso quintal, assim tínhamos frutas o ano todo. Lembro que quando não tinha pão ela fazia umas panquecas de farinha de mandioca e comíamos com café pra ir pra escola ou trabalho...ela foi uma guerreira, aprendi muito com ela e também aprendi a reaproveitar e economizar muito com ela. Vou assistir o video também. bjossss

    ResponderExcluir
  4. Já conferi o vídeo e ameiiiii!!!
    Sua mãe deve ter sido uma mulher admirável, um verdadeiro exemplo de força e fé.
    Beijinhos meninas.

    ResponderExcluir
  5. Amei !!! É isso aí !!!! Esse mundo de hoje tem muito apelo, e quem tem criança sofreeee!!!!! Difícil economizar, mas temos de ter foco. Eu faço minhas economias, mas confesso que às vezes enfio o pé na jaca .., 😞

    ResponderExcluir
  6. Cada vez mais admiro sua mãe, que me lembra a minha...Tem história pra mais de metro de viver com pouco e agradecer por isso. Somos abençoadas por termos orgulho delas!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Penso exatamente assim como tu explanaste. Achei perfeito. Tbm combinamos quanto à compra de revistas. Antes, era semanal. Agora só compro uma antes de viajar para ter o que fazer nas longas horas dos deslocamentos. Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Essa tua expressão está mesmo um barato. Bjo Lia

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.