#52semanasdegratidão - Como ser grato ? - O tacho da Pepa

15 de janeiro de 2017

#52semanasdegratidão - Como ser grato ?

Falar sobre gratidão pode soar meio piegas, já que a maioria das vezes achamos que somos gratos. 

Ou será que quando vamos fazer nossas orações não falamos sempre :

" Obrigada por tudo que eu recebi hoje ! "

Esse "tudo" é muito relativo, tudo é como se falássemos :

- Tá eu sei que tenho que ser grato, mas eu nem sei porque. Então pra amenizar esse sentimento do - eu tenho que agradecer, mesmo sem saber porque, vamos "tacar tudo dentro de um - Obrigada por tudo !! Pronto, fui grato ! Mas não sei bem porque !

Quando a gente generaliza acaba deixando o verdadeiro sentido da  gratidão de lado.

Então como fazer pra essa coisa da gratidão não ficar só no blábláblá e se tornar um hábito tão importante quando acordar, comer... viver ?

Gratidão geralmente a gente tem pelas coisas boas que nos acontecem ( se bem que ás vezes nas coisas não tão boas, podemos ser gratos, porque elas são como livramentos futuros) só que nessas horas geralmente nos esquecemos de aproveitar os momentos e focar naquilo de bom que está acontecendo. Nos preocupamos com muitas coisas e acabamos perdendo o foco do que realmente importa. Então a primeira dica é : Aproveite o momento !  


Quando a gente está virado no Giraya (Vixe, essa expressão é antiga, rsrsrss) é impossível ser grato.
Você já viu alguém estressado, nervoso, tenso sendo grato ? Não orna ! Gratidão e raiva não combinam nem na mesma frase. A segunda dica é : Relaxe 


Todo mundo espera ganhar na loteria, fazer uma viagem dos sonhos, não ter problemas familiares pra começar a ver motivos pra ser grato. Sei que pode parecer bem desmotivador, mas 90% da população nunca vai alcançar esse patamar. Então nunca seremos gratos ?
Se seu foco for esse, não !! Mas se a intenção é ser grato, comece pelo básico , já experimentou sentir o cheiro de chuva na terra depois de vários dias secos ? É um bom motivo pra ser grato. E comer uma comidinha feita especialmente pra você ? 

Nossa vida não é feita de grandes momentos e sim de muitos momentinhos, e esses momentinhos é que nos formam !
A terceira dica é :  Aprecie o "momentinho"



Se é difícil lembrar de tudo que você pode ser grato, um caderno de gratidão pode ser um bom aliado ! Desafie-se a escrever pelo menos uma coisa boa que te aconteceu no dia. Com o tempo, você vai se tornando mais sensível e atento ás pequenas coisas , e consequentemente mais grato ! Quarta dica : tenha um diário de gratidão.


A Chai te ensina a fazer esse foférrimo !! 

Gostou das dicas ? Tem uma que funciona muito pra você ? Deixa aqui nos comentários, preciso de "armas" para me tornar mais grata, srrsrsrs

Bjus 1000


18 comentários

  1. Adorei as dicas e faz bem um diário de gratidão,ainda que só na mente...bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Adorei...Ando exercitando...Rezar me ajuda...E todas as dicas maravilhosas que deu...Sou grata por que amanhã vou te dar um abração...rs

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde,querida Pepa!
    Gostei da lição de humildade que nos deu, beleza!
    Dicas boas para nos ligarmos no que realmente importa: viver bem o presente... serenamente!
    Bjm muito fraterno e um 2017 abençoado!

    ResponderExcluir
  4. Queria tanto participar dessa blogagem coletiva! Para também exercitar a gratidão. Mas sou péssima com coletivas, pois não me organizo a tempo :/
    Gosto do hino que diz "Conta as bênçãos, conta quantas são/ recebidas da divina mão/ vem dizê-las todas de uma vez/ e verás, surpreso, quanto Deus já fez!"
    É bem isso: pode parecer que não há muito motivo para agradecer, mas se formos colocando um motivo de gratidão atrás do outro (como no diário), é surpreendente o quanto temos para agradecer!
    Gostei muito do que você disse:
    "Nossa vida não é feita de grandes momentos e sim de muitos momentinhos, e esses momentinhos é que nos formam!"
    Amei isto!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Queria tanto participar dessa blogagem coletiva! Para também exercitar a gratidão. Mas sou péssima com coletivas, pois não me organizo a tempo :/
    Gosto do hino que diz "Conta as bênçãos, conta quantas são/ recebidas da divina mão/ vem dizê-las todas de uma vez/ e verás, surpreso, quanto Deus já fez!"
    É bem isso: pode parecer que não há muito motivo para agradecer, mas se formos colocando um motivo de gratidão atrás do outro (como no diário), é surpreendente o quanto temos para agradecer!
    Gostei muito do que você disse:
    "Nossa vida não é feita de grandes momentos e sim de muitos momentinhos, e esses momentinhos é que nos formam!"
    Amei isto!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Essa blogagem realmente está me tornando um pouco mais sensível. Imagino ter um caderno de gratidão então! Gostei da tua participação e das dicas que nos deixou!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Pepa:
    O importante é isso ser grato nas pequenas coisas do dia a dia.
    Uma semana iluminada.
    beijos
    Sônia
    www.lugaresdicasecuriosidades.com - Convido você a seguir meu cantinho

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente tem gente que conhece mais a palavra "ingratidão" esquecendo da mais importante que é a "gratidão". Tem gente que se queixa o dia inteiro, como por exemplo, fulano não me ligou, oh meu Deus, quanta ingratidão, massssssss quando esse fulano liga, a mesma pessoa não diz, oh meu Deus como sou grata por fulano ter ligado p/mim. Esse é só um exemplo de como as pessoas dão mais valor as coisas negativas.
    Eu sou "grata" por não ser uma dessas pessoas. Agradeço sempre a quem me telefona e procuro entender os motivos de quem não me telefona. Resumindo:
    Sou grata a MIM MESMA por ser assim kkk
    Bjssss meninas e um ótimo finalzinho de domingo p/vcs

    ResponderExcluir
  9. Ótima reflexão! As dicas são muito preciosas e já vou correr la pra ver como faz o diário. Acho pode realmente ser um bom começo para aprender a ser grato, começando pelas pequenas coisas diárias. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Recebemos de Deus todos os dias tantos livramentos, amor, e como diz uma prima, delicadezas de Deus, que nosso coração precisa ser sempre agredecido...sempre!!!
    Amei o diário!!
    "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." 1 Tessalonicenses 5:18
    Beijão Lindinha.

    ResponderExcluir
  11. Amei seu post. Tenho que fazer esse caderninho da gratidão. Pequenas coisas acabam se perdendo no dia a dia corrido que a gente leva.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Amei este post!
    Concerteza a partir de agora terei um diário de gratidão!
    As pequenas coisas da vida são que a fazem mais bela e nos dão mais motivos de agradecimentos!
    Bjoooo no coração... amei passar por aqui...

    ResponderExcluir
  13. Costumava escreve minhas gratidões na minha agenda, agora tem a BC.
    É uma boa forma da gente pensar mais devagar e ter consciência do que somos gratos.
    E qdo estamos virado no giraya não tem como ser grato mesmo kkkk.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Cheguei!!! A gratidão está na moda ... assim como o poeta um dia escreveu que o amor está no ar. E são coisas que sempre existiram ou pelos deveriam.Bjs

    ResponderExcluir
  15. Dica boa, eu não tenho diário apenas na mente , já nem lembro de tanta coisa que agradeci, ultimamente agradeço pela minha saúde!
    Gratidão por ter sobrevivido a tempestades nos últimos dois anos.

    Bjsss e boa semana!

    ResponderExcluir
  16. Oi Pepa! Cada dia que passa me sinto mais grata à vida e tudo que nela está contido. Estou viva, em um país complicado, mas não estamos em ruínas de guerra, não passo frio, fome, tenho um teto para chamar de meu, tenho afetos. Como não ser grata ao tomar um banho quentinho e deitar numa cama bem agasalhada depois de comer uma comidinha simples mas cheia de carinho e nutrição? Gratidão nutre a alma.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Lia, amei o passo a passo de como ser grato!
    E ressalto que sim, gratidão sempre! Se não for bom pode ser livramento rsrsr amei isso!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  18. Queridas. A prática da gratidão é memso uma das grandes chaves da felicidade. Quando adotamos esta prática cotidianamente, podemos observar o quanto somos abençoados, o quanto recebemos e quanta fartura de benécies nos acomete. A gratidão é mesmo um belo caminho para prosperidade espiritual. Recebam meu abraço.

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.