Napoleão - Porque tem esse nome ? - O tacho da Pepa

5 de janeiro de 2016

Napoleão - Porque tem esse nome ?

Isso eu não sei, rsrsrsr

Mas tenho certeza que é um dos meus doces preferidos (de janeiro, que fique claro, srsrsr e olha que estamos no dia 05...)


Eu vi a receita numa daquelas revistas antigas Claudia Cozinha... e desde que vi decidi que queria muito fazer (sim, sou uma mulher decidida, rsrsrs)

Ele é lindão assim e mega fácil de fazer. Eu não faço mais massa folhada em casa. Dá um trabalhão e tem uma massa no mercado que é maravilhosa , não tem jabá não... eu já testei um monte de massa folhada e nenhuma é igual a Arosa. 

Ela fica crocante e folhada assim. Linda ! E sem sabor residual de conservante.

Quando for fazer, procure a Arosa ou faça a sua em casa. Se não a sua receita vai ficar comprometida.

O creme é uma mistura de creme de confeiteiro e creme chantilly  (tem como ficar ruim ? )

 A receita do creme você encontra aqui.

A cobertura é um ganache de chocolate branco, mas pode ser uma chuvinha de açúcar de confeiteiro.



Napoleão 
( se você souber porque tem esse nome me conta ?)

Ingredientes :

Massa folhada laminada
 1 receita de creme de confeiteiro 
100 gramas de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly sem açúcar
Ganache de chocolate branco ( 350 gramas de chocolate branco e 100 ml de creme de leite de caixinha, mistura os dois leva ao banho maria até derreter e deixa esfriar um pouco para utilizar)

Preparo :

Corte a massa folhada em retângulos , forre uma assadeira com papel manteiga e disponha os retângulos sobre ela. Leve á geladeira por 30 minutos.
Pré aqueça o forno a 200 graus e coloque a assadeira no forno bem quente (pra dar aquele susto e a massa estufar) abaixe para 180 graus e deixe até ficar douradinha e bem estufada.

Deixe esfriar sobre uma grade . 

Enquanto isso, misture o creme de confeiteiro (frio) com o chantilly. Reserve na geladeira.

Faça o ganache e reserve.

Montagem :

Separe cuidadosamente a placa de massa em três partes.
Coloque o recheio e uma camada de massa, mais uma camada de recheio e mais uma de massa, não aperte para que o creme não escorra.
Coloque a cobertura delicadamente sobre cada doce e enfeite com chocolate meio margo derretido.
Ou dispense o ganache e use só açúcar de confeiteiro.

Ele é melhor se consumido até quatro horas depois de feito, já que a massa vai perdendo a crocância... mas se você é como eu e adora pizza amanhecida, pode guardar que vai ficar déli do mesmo jeito, rsrsrs


Esse ano estou com uma lista enorme de receitas que quero testar... (upalêlê... a balança que me espere, srsrrs) e a novidade é que vou postar receitas inéditas na Fanpage do blog, então se você ainda não curtiu, curte já... tem uma receita de salada árabe lá, de babar !!!

E não perca, domingo tem desapego de Aniversário do Tacho, já são 6 anos... e vocês são parte disso, se quiser ver um preview dá uma olhadinha no nosso Instagram...

Bjus 1000 !!!


14 comentários

  1. Oi Lia ! Aqui, no Rio Grande do Sul, esse doce, chama-se Mil folhas, os recheios podem ser diversos; doce de leite, nata com morango enfim possibilidades sem limites. É doce pra se lambuzar. É crocante, tem cremosidade. Tudo de bom. Mas qual era a pergunta mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Que lindo ficou e delicioso, óbvio, não? Olha só, conheço esse doce há anos, pela minha tia que fazia e me deu a receita! Fiz e amava, só parei e nunca mais fiz por dar muito trabalho fazer a massa, assar e montar. Boa dica essa da Arosa e nesse Natal falei para minha filha que essa massa é a melhor, pois a receita dela melou usando outra marca porque aqui onde moro não achamos a arosa! Bom ver isso , muito bom! Beijos e um ano novo, muito rico!

    ResponderExcluir
  3. meu deus!uma delícia mesmo!vontade de experimentar!
    beijinhos
    http://adeliadanielablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É delicioso, Lia. Mas eu conheço como mil folhas. Tem até uma versão com creme de chocolate. Mas não posso nem pensar. Preciso perder 15 ks.
    Bjus, feliz 2016.

    ResponderExcluir
  5. Sennnnn oooorrrr! Amo esse doce de paixão. Ficou mega lindo. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gente, nunca comi esse doce kkkk.... Mas parece maravilhosos!!! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que delícia isso deve ter ficado!!!
    Nunca comi com ganache, só aquele com creme e açúcar que já é maravilhoso, imagino esse...Lembro que logo que me casei havia uma doceria perto de casa e vendia doces fantásticos, engordamos um bocado no tempo que morávamos lá perto...Engordar por comer coisas deliciosas realmente nem dá peso na consciência hehehe
    Beijos de novo!

    ResponderExcluir
  8. Humm imaginei aqui essa delícia bem na minha frente!!!
    Encontrei essa explicação do doce Napoleão:O Imperador Napoleão Bonaparte, um líder à frente de seu tempo, tem uma passagem curiosa em relação à gastronomia. Não era um apreciador da boa comida francesa. Reza a história que, quando em combate, supervisionava pessoalmente a preparação da comida e alimentava-se junto com sua tropa, rapidamente e de pé.

    Bonaparte é considerado o primeiro líder militar a se preocupar com a qualidade alimentar de seus comandados. Percebeu que podia conquistar as pessoas pela boca e sabia como ninguém agradar a nobreza, ao exigir pratos esteticamente bonitos em fabulosos almoços e jantares. Assim se deu a valorização da gastronomia francesa, sendo Paris a capital mundial da gastronomia.

    O doce Napoleão lembrava a sobremesa francesa mil folhas, ou mille-feuille, composta por massas folheadas e creme, deveras popular na França. A massa folheada é muito utilizada tanto na cozinha francesa como na italiana, em uma infinidade de recheios e coberturas doces ou salgadas. Acredita-se que tenha origem húngara, mas são os franceses os detentores dos créditos de sua criação.
    um beijo grande para vocês duas!!

    ResponderExcluir
  9. Lia, quando vi esta postagem no Face, me lembrei na hora de um programa que assisti há pouco dias no canal GNT, que se chama Rainha da Cocada, cuja apresentadora, Raiza Costa, ensinou a fazer este doce. Ela inclusive fez várias alusões ao Napoleão, dá uma olhadinha, busquei o link pra vc: http://gnt.globo.com/receitas/receitas/mil-folhas-recheado-com-creme-patissier.htm

    ResponderExcluir
  10. Eu de dieta e você com essa delicia :P
    Parece maravilhoso,eu quero rsrsrs
    Eu não sei o porque desse nome kkkk mas a explicação que a Phabiana deu me parece certa!
    Beijos
    http://simplesedocebyleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que receita de doce maravilhosa, rs

    http://cafeeconversas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Isso faz bem a qualquer hora, rsrs...Sou bem formiguinha, ando atrás de doce sempre.Aqui conheço como mil folhas, adooro!
    Beijos, Ana

    ResponderExcluir
  13. O NOME NAPOLEÃO VEM DA BATALHA DE WATERLOO, PORQUE O "IMPERADOR" NAPOLEÃO BONAPARTE QUERIA TER SUA PRÓPIA SOBREMESA COM O CREME MAIS FINO,CREMOSO E DELICIOSO, DAÍ O NOME NAPOLEÃO

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.