14 quilos em uma semana ?? Existe isso ? - O tacho da Pepa

20 de setembro de 2015

14 quilos em uma semana ?? Existe isso ?


Como disse num post anterior, meu irmão fez uma cirurgia . E foi uma cirurgia bariátrica.

Eu sempre fui contra, pelo fato de achar que gordo não tem problema no estômago. O problema está na cabeça.

E digo isso por mim também, sou gorda mas meu problema não está no meu estômago. Ele está no psicológico. É um vício. Quem come demais é viciado tanto quanto um viciado em drogas.

Alguém trata um drogado cortando seus dedos ? Seu nariz ? Não né, o tratamento tem que ser psicológico, porque envolve funções cerebrais.

Com o gordo funciona do mesmo jeito. 

Não é falta de vergonha na cara, não é acomodação, não é preguiça e nem todo o blá blá blá que vira e mexe a gente ouve. Principalmente dos "ex gordos" (vamos combinar ? não tem gente mais chata do que ''ex'' : ex gordo, ex fumante, ex drogado, ex marido... não péra, srrsrsrs).

Ex gordo tem o discurso pronto :

- É só cortar isso aquilo e fazer exercício ! E ter foco, determinação !!

Sim, sim, concordo. Na teoria é lindo, mas na prática a coisa muda de figura e muda muito.

Tanto assim que a maioria dos que emagrecem voltam a engordar. 

Mas voltando ao meu irmão, sobrou pra mim a tarefa de cuidar de toda a dieta.

A primeira semana são só líquidos, dois litros no total, entre energético, suco, caldo de legumes, caldo de carne e chás.

Se foi bom ? Sim ele emagreceu 14 quilos.

Essa semana ele entrou no modo papinha de bebê  (pense : não tive filhos e me sobra esse pepino pra descascar, mas vamos lá né ? #ossosdoofício)

Mas quando eu digo que gordo tem que tratar a cabeça, eu falo com conhecimento de causa.

Agora ele precisa comer com talher de sobremesa, num prato de sobremesa e uma porção minúscula de comida. Não pode beber líquido durante a refeição, não pode comer assistindo televisão,lendo ou se distraindo, e porque ?

Porque a pessoa precisa mudar hábitos. Foram hábitos ruins que a engordaram... não foi simplesmente o comer...

E como ele sofre de teimosia aflitiva (ele é teimoso e eu fico aflita, srrsrs) cismou que que comer vendo televisão...


Subi no tamanco e fiz a loka !!!

Pra que se submeter a uma cirurgia desse porte, que é uma coisa para o resto da vida , porque dieta, a gente faz três, quatro, cinco meses, enjoou, cansou é só parar... mas e fazer cirurgia e depois engordar tudo de novo ? 

Eu confesso, vivo fazendo dietas... emagreço, engordo... mas tô ali, me cuidando comendo saudável, cuidando da pressão... mas nunca passou pela minha cabeça a cirurgia. 

Se eu tivesse grana eu contrataria uma academia de ponta e um personal trainer, porque eu adoro comer, então teria que gastar muito, srsrrsrsrs

Mas porque tô contando isso ?

Ah gente o bloguito é minha vida, precisava contar, rsrsrs e depois ando tão em falta com minhas visitas que achei que precisava dar uma satisfação para vocês que estão sempre presentes na nossa vida.

E daí vocês me contam nos comentários se querem que eu conte mais sobre esse assunto.

Foto não vai rolar, porque né ? É imagem de terceiro e eu não posso usar, srrsrsrs


Bjus 1000 e essa semana eu retomo a vida blogueira #promessa !!

24 comentários

  1. oii Lia ,que barra hein amiga "sobrou pra mim ,o bagaço da laranja " kkkkk tá parei kkkkkkk
    Então amiga ,sobre esse assunto ,sou bem contra a cirurgia tbm sabe ,trabalhei anos em hospital que tratava na maioria da parte gástrica ,e portanto fazia muitas cirurgias diárias ,vi de td ,cirurgia que foi um sucesso e outras q nem tanto . Porque é como vc falou ,o obeso precisa tratar o psicológico ,antes de qualquer coisa ,parar de pensar como gordo .Daí a pessoa se submete a uma cirurgia dessas super invasiva ,sofre horrores e depois engorda td de novo .Acho q cirurgia só em último caso . Espero q seu irmão ,seja um dos casos de sucesso ,desejo uma boa recuperação pra ele e muita paciência pra vc hihi
    Bjocas e boa semana proceis
    Sonitcha

    ResponderExcluir
  2. saue, e muita cois aboa pro seu mano, tomara que ele emagreçao pensamento tbem, desejo tudo de bom, e muiota paciencia ,porque doentinho teimosinho aiaiaiaiaiaiaime segura papai...kkkkbjkas amiga e claro que fico triste qdo nao vejo nadica por aqui,mas eu to sempre lá pelo face e fico sabendo de voces dua s. bjkas a guria do sul .......

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante seu post e concordo com tudinho que você falou, de ponta a ponta, sem tirar nem por. Meu irmão é gordo desde pequeno e fica bravo só de ouvir falar que tem que emagrecer, então ninguém dá pitaco, rsrsrsrs
    Já meu filho mais velho é alto pra chuchu, mas está bem acima do peso, aliás tão acima que o médico disse que topa fazer a bariátrica nele pelo convênio. Eu nunca disse nada sobre isso porque tenho muito medo. Sacomé, a gente ouve histórias legais como a do seu irmão mas ouve histórias trágicas também, né! Mas acho que ele está meio decidido e ele não gosta de ser gordo. Ele se esforça pacas, mas na hora que bate a ansiedade já era. Vamos ver, se vai ou não fazer. Agora está correndo todos os dias quando sai do serviço e comendo super bem, só salada e uma carninha no almoço, frutas no meio do dia, etc. Essas coisas saudáveis. Bem, me alonguei demais. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Lia querida concordo com você,as pessoas acham que tem receita pronta para os problemas dos outros, falar é fácil...tenho uma cunhada obesa (150 kg) ela é uma bomba relógio,tem tudo que é doença, mas devora um pudim em minutos, vive falando em fazer cirurgia, mas é bem como você disse primeiro tem que mudar os hábitos e tratar a cabeça! espero que a recuperação do seu irmão seja breve,ainda bem que ele tem você e a Vi, beijos querida!

    ResponderExcluir
  5. Há esqueci....pode continuar nos informando sobre o caso! Beijinhos mil e boa sorte com seu paciente!

    ResponderExcluir
  6. Saudades de vc minha linda.
    Concordo que precisamos tratar primeiro o psicológico, e confesso que ri com a "idéia " de cortar o nariz ou dedos de dependentes químico.
    Continue nos contando, acredito que possa ser algumas verdades que falta eu ouvir para mudar. Estou péssima Pq nunca estive tão gorda como estou (80kg 1,54m).
    Bjos e força ai.

    ResponderExcluir
  7. Linda sentindo saudades...ohhh a visita no meu blog bem precisa...RS...desencanei geral ..rs...agora visita física é outra coisa...RS....adorei o post...se cuide t tá... Descanse ...que essas obrigações cansam demais... Bjs pra vcs e melhoras para o Mano...

    ResponderExcluir
  8. Linda sentindo saudades...ohhh a visita no meu blog bem precisa...RS...desencanei geral ..rs...agora visita física é outra coisa...RS....adorei o post...se cuide t tá... Descanse ...que essas obrigações cansam demais... Bjs pra vcs e melhoras para o Mano...

    ResponderExcluir
  9. Olá Lia!
    Desejo sucesso ao seu irmão e força pra ti e pra Vi. Tenho amigas que se submeteram a cirurgia e deu certo, mas fizeram terapia antes. Pode bater na mesma tecla quantas vezes quiser. A leitura é interessar. Sem contar que meu cérebro lê com a sua voz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. É claro que eu quero que continue contando essa história... ainda vem muita luta pela frente,mas tudo no seu tempo.
    Beijão Lindinha!

    ResponderExcluir
  11. Muita paciência e força para você nessa empreitada. Não é fácil cuidar de doentes, ainda mais teimosos. E ele deveria se dar por muito feliz porque, mesmo nos sucos e nas papinhas, ele deve estar comendo e bebendo o que há de melhor, tendo uma cuidadora como você. Acho que entendo muito bem e respeito quem gosta de comer porque vivo o contrário disso. Como para viver e olha lá, o que, também, não deixa de ser um problema. Vamos conversando. Você sempre nos enriquece com sua prosa divertida e bem humorada, mesmo nas situações um tanto difíceis. Beijos.

    Eneida

    ResponderExcluir
  12. Você esta certíssima! De nada adianta fazer uma cirurgia, que para mim é um grande risco, e não cuidar da parte psicológica. Tenho uma irmã que fica colocando a culpa no outros por ela ser assim. Mas seja forte para ajudar seu irmão a não ter feito essa cirurgia em vão. Beijos

    ResponderExcluir
  13. É isso mesmo, Lia ! minha Secretária fez, e sempre me diz : eu tinha de ter operado os olhos e a cabeça e não o estômago...

    ResponderExcluir
  14. OI Pepa!

    É como você diz: "tem que mudar é a cabeça", acho que essa é a parte mais difícil. Agora, cuidar de regime de irmão...ui! Não é pelo irmão não, rsrs, é que homem "precisando de cuidados" é barra! Eles ficam muito "chatinhos". O bonitão aqui de casa vai fazer uma cirurgia na mão semana que vem e vai ficar uns dias em casa...já ando sofrendo por antecipação!
    Que o irmão fique bem!

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  15. Conta mais, sim senhorita! Você tem o dom de mostrar as verdades, com graça e leveza, parece conversa de comadre muito fofa,rsrs...Desejos de melhoras para o paciente e paciência pra vocês!
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  16. Heheheheh.. eu vi a chamada e ri fiz essa postagem e emagreci exatamenta 14 kg em uma semana

    http://enkantosdalena.blogspot.com.br/2015/08/cirurgia.html

    é isso aí da bronca, depois de uma cirurgia dessa o sujeito tem que se puxar, comer na frente da TV é o pior.
    É dificil os primeiros dias , mas depois ele pega no tranco, continua dando dura e com paciência! bjsssss

    ResponderExcluir
  17. Pepa querida,
    Quero saber tudinho e nos minimos detalhes!Essa que gordo não tem problema no estômago e sim
    na cabeça arrasou, vc é D+!!! Uma abençoada semana,fique com Deus.
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  18. Adorei a conversa e quero ver mais sobre o assunto, também ri muito, mas também não consigo ficar sem rir com suas histórias... mas é bem verdade, tem que tratar a cabeça, o psicológico, minha sogra cansou de fazer dieta disso e daquilo e resolveu algo mais drástico, fez uma abdomem plastia, arriscou a vida e a saúde e depois engordou de novo, porque ela faz uma sopa diet e toma todo o caldeirão, entendeu? Pode ser o que for, ela não consegue comer pouco, é viciada em comida calórica, então já viu... Vou te perdoar se você não for no meu blog rsrsrs. Um xeru!

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/
    http://kesartesemimos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Voce fez bem em compartilhar. As pessoas pensam que operar facilita o emagrecimento.
    Cerca de 6 anos atras uma amiga fez e disse que se nãoi fizesse dieta tudo voltaria ao que era.
    Ela se animou e com isso abriu uma delicatessen, cozinha muito bem e foi recriando ao seu modo comidas do tipo "vigilantes do peso". Ficou linda, especialmente após as plasticas! Claro, precisou.

    Um amigão, depois de mais de 2 anos ruminando, felizmente realizou a operação. Eu morria de dó porque os amigos dele o chamavam carinhosamente de "baleia". Ele está se controlando nas porções de comida, já perdeu muitos quilos. Vai ficar gatão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Pepa! continue contando daí que a gente dá pitacos daqui e assim vira papo de comadres rsrs, essa tal de bariátrica não é fácil mas vale a pena trabalho em hospital e vejo muito dessas cirurgias,no geral são bem sucedidas se seguidas a risca!! tenho amigas que fizeram e estão muito bem!! bjss...

    ResponderExcluir
  21. Eita essa onda de gorda e ex gorda eu conheço de monte...kkk...já fui e voltei várias vezes e atualmente estou em alta na fase gorda e tentando mais uma vez ser ex.
    Concordo plenamente contigo que a história é na cabeça e como a cirurgia é no estômago....sei lá, boa sorte pro seu irmão que ele consiga atingir o objetivo dele e manter.
    bjs
    Edi
    Lar de arteira

    ResponderExcluir
  22. Oi Pepa, boa sorte com o maninho, e que ele a ouça com muita atenção, cabeça é tudo e a teoria não é nada fácil na prática, mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi Lia,tomara que dê tudo certo para o seu irmão,que ele consiga alcançar os objetivos dele e enfrentar os desafios. Bjsss.

    ResponderExcluir
  24. Oeeeeee.......affffff.....ē assim mesmo, às vezes temos "bebês grandes" para cuidarem!!!
    Ah...eu gostaria de saber do desenrolar da carruagem do seu irmão, até pq podemos aprender.

    Amei o bolo buquê do mês de outubro!!!
    Bjks

    Sonia

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.