Afinal, a Orca é uma baleia? - O tacho da Pepa

23 de julho de 2026

Afinal, a Orca é uma baleia?

Dia mundial das baleias e golfinhos
Queridas e queridos nesta quinta, dia 23, comemoramos mundialmente o dia da Baleia e Golfinhos.
A data foi criada em 1986 pela Comissão Baleeira Internacional para alertar sobre a conservação de animais mamíferos marinhos.
Enquanto pesquisava sobre esse dia, descobri que a Orca não é baleia, ela pertence a família dos Delfhinidae, que incluí todas espécies de golfinhos.
Existem na ordem dos cetáceos, dois grupos, os sem dentes, os Mysticeti, que são da família da baleias, como: baleia jubarte, baleia azul, baleia cinzenta.
E os Odontoceti, que possuem dentes e neste grupo estão os golfinhos, as Orcas, os cachalotes e Belugas.
Simplificando, é aquela velha questão de parentes próximos e parentes distantes.
Mas o mais importante, é preservarmos a espécies ameaçadas de extinção, desde 2019 o Japão voltou a caçar baleias, em 2026 liberou a caça 400 animais (eles agem como se eles tivessem um criadouro de baleias, e pudessem determinar quantas baleias podem ser eliminadas, sem fazer falta para a natureza e meio ambiente).

Por hoje é o que temos
Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e atenção
Meu carinho para vocês
Beijos
                                                    Tchau, Virginia

Um comentário

  1. Há datas para tudo e não sabia dessa!
    Que sejam preservadas todas as espécies sejam golfinhos ou baleias as orcas!
    Ótimo dia, beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.