Amamentação e a propaganda enganosa. - O tacho da Pepa

13 de agosto de 2015

Amamentação e a propaganda enganosa.

Oi girls and boys, Vi, escrevendo ..

Queridas e queridos minha mãe contava para nós que quando ela engravidou da Cristina (irmã mais velha), tinha uma campanha contra a amamentação, dizendo que transmitia doenças para crianças etc e tal..

Foto: Mommy Expresso
Mas ela ficou desconfiada daquela campanha, pois coincidentemente havia uma propaganda massiva em favor do uso do leite em pó.

Minha mãe amamentou os quatro filhos, ainda me lembro de Pepa mamando.

Mas muitas mulheres por causa daquela campanha deixaram de amamentar.

Sempre ouvi inúmeros motivos alegados por algumas mulheres para não amamentarem, como terem pouco leite, sentirem dor, não terem bico, e algumas por questão estéticas, não querem que seus seios fiquem flácidos..

Foto: okmagazine
Hoje em dia existe uma campanha  pró amamentação, obviamente que não precisaríamos fazer campanha pró amamentação, se há décadas não tivesse existido uma campanha contra.

O que eu quero dizer, é que precisamos ficars atentos a certos "conceitos", "verdades", que querem empurrar por nossa garganta..

Por que ás vezes essas "verdades"  visam a satisfazer algum interesse, que não são os nossos.

E quem sai no prejuízo somos nós.

Hoje é comprovado cientificamente o quanto amamentar faz bem para saúde física e mental da criança.

Foto: Pinterest
E quantas crianças foram privadas disso por causa da ganância de um grupo?

Existem muitas informações manipuladas pela indústria, que ás vezes nos levam acreditar em mentiras.

E a maior prova disso no nosso país foi a propaganda de cigarro que durante décadas "vendia" a mensagem que quem fumava era bem sucedido, lindo, saudável, pegador e etc.

Recentemente vem surgindo pessoas relatando problemas com anticoncepcionais, que era a "panaceia" de todos os males, se você for a um dermatologista reclamando de espinhas, talvez ele receite algum anticoncepcional.

Foto: Pinterest A
Acredito que quando o prejuízo é só financeiro ainda dá para relevar algumas propagandas enganosas, mas quando envolve saúde, creio que a punição deveria ser severa.

Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e Atenção ..
 muitos beijos ..
Meu carinho para vocês:
Foto: Pinterest B

Tchau,Vi






13 comentários

  1. Bom dia!
    Sinto saudades de amamentar...coisa boa, momento mágico de ligação e amor!
    Na primeira gravidez eu trincava os dentes e seguia firme em cada mamada, pois os bicos não estavam preparados e sofri um pouco no começo, mas passou. Já quando meu menino nasceu (sempre digo que o segundo filho tinha que vir antes do primeiro em matéria de experiência, hehehehe) eu já sabia o que fazer, não fazer e amamentei mais e mais, até que minha produção depois de uns meses . não satisfazia mais o meninão gorducho e tive que complementar. Mas foi maravilhoso, e só me arrependo de não ter a máquina fotográfica que tenho hoje para ter registrado os momentos!
    Beijos querida, ótimo post, temos que ficar atentas!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Amamentar é um momento mágico, damos saúde e amor cúmplice aos nossos filhos.
    Essas "modas" devem ser bem estudadas por todas as pessoas.
    Ótimo tema para uma postagem, parabéns.
    joturquezzamundial
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Como sempre, você falou tudo! Acho que a mídia, diante do poder de influência que tem, não deveria veicular certas informações a troco apenas de benefícios financeiros próprios.
    Pedro Miguel, meu filhote vai completar um aninho depois de amanhã. Infelizmente, ele "largou" o peito antes dos nove meses. Morro de saudade de amamentar.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente muitas mulheres, e homens, acham que amamentar é "feio"!! Absurdo, mas realidade! Amamentei por quatro anos ininterruptamente! E foi uma coisa da qual nunca me esqueço, além da saúde de meus filhos, a proximidade com eles nos tempos mais tenros fez com que nunca nos afastássemos! Amei amamentar e minha filha segue o meu padrão! Graças a Deus!

    ResponderExcluir
  5. Temos mesmo que estar de olhoi vivo e faro fino! propagandas enganosas estão prontinhas pra bobos pegar! bjs, chica

    ResponderExcluir
  6. Vi,
    Acho que por conta dessa propaganda contra amamentação, minha mãe não deu leite materno para nenhum dos filhos, dizia que não tinha leite, doia muito, pedrava. Mandava logo o médico dar injeção para secar. Absurdo isso! E os médicos ainda aceitavam numa boa! Isso de propaganda é mesmo bem eficiente, e nunca sabemos se para o bem ou mal!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Vi,

    Antes de mais nada, aquela fotinha da mulher maravilha foi tudo de bom!

    E não só o pouco do muito que mencionou. Podemos falar das cesáreas que são preferencias dos... medicos, claro! Já ouvi muitas vezes que cesárea causava menos trauma na criança, não deformava a cabeça. Bom, certo ou errado, tudo que é natural é melhor. Porque a natureza é sábia.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu amamentei as minhas três filhas. Uma mamou mais, outra menos, mas em nenhum momento me preocupei com moda, estética ou campanhas. Uma parou de mamar cedo porque eu tomava remédios fortes que causavam efeitos colaterais preocupantes. Quando foi a vez da segunda, parei com os remédios e segui amamentando. E a terceira foi a q mais curtiu. Não vou mentir q não dói no começo. Dói, no meu caso fez um calinho, ardia e queimava quando o leite "descia" e com o tempo foi ficando bem tranquilo. O mais importante de todas as campanhas é o ato de pensar, como vc diz, se é benéfico ou não. O ruim é qdo nos induzem ao erro, principalmente às pessoas que tem pouco conhecimento e dificuldade para obtê-lo. Tb acho que qdo a saúde pode ser abalada, as leis deveriam ser bem rígidas e punir. Vender industrializados como sendo melhores pra saúde do que tudo que é natural é uma covardia. E, de novo, industrializados podem ser a salvação para a fome de locais áridos. Tudo é uma questão de bom senso e honestidade. Adorei o post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Vi!
    O filhote Izaias não tem do que se queixar, mamou por 7 meses só do peito e depois alimentos naturais direto na boca, sem chupeta ou mamadeira. Mamou até os quatro anos. O moleque é super saudável, e a mãe é babona rsrsrsrs.
    Vi, nem me fale em cigarro! Meu maridon, está na fila dos que vão morrer por conta do cigarro, diminui o meu trabalho, postagens, comentários etc para cuidar dele, amanhã estarei instalando uma bala de oxigênio no quarto, aqui o clima tá muito seco com queimadas, ele passa mal, as doenças do pulmão em função do cigarro, geralmente são degenerativas, só existem paliativos, a cura é difícil... Mas a vida segue...
    Até hoje vejo aqueles filmes antigos, é cigarro para todo lado, a propaganda foi massiva e até hoje afeta muita gente.

    Meninas, um grande abraço,

    Bjossssss.


    ResponderExcluir
  10. Oi Vi, concordo 100% com sua postagem, lucro é a palavra de ordem que movimenta a economia...Toda atenção é pouco!
    Hahaha...to com vergonha de não ter post novo...fuéin...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Vi querida,
    Sou zero esquerda no quesito amamentação,pois ainda não tenho filhos.e eu mamei até a
    idade de 2 anos kkkkkkk!Graças a Deus fui uma criança super saudável!Ótimo post!Uma
    maravilhosa semana,fique com Deus.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  12. Excelente, Vi! Amamentei meus dois filhotes, com muita alegria. Sabia que era bom para eles e para mim. Sempre valorizei e recomendei a amamentação, pois além dos inúmeros benefícios, são momentos únicos de interação.
    Beijos, Ana

    ResponderExcluir
  13. Orai e vigiai sempre né meninas?!
    bjssss e bom fim de semana para vocês!!!

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.