Turbinando a memória. - O tacho da Pepa

13 de janeiro de 2012

Turbinando a memória.

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo.. 


Queridas e queridos, vocês já imaginaram como seria se lembrar a roupa que vestiu há dez anos, ou exatamente o que comeu há quinze anos? 



Você pode pensar que seria maravilhoso ter uma memória tão boa, mas nem tudo é um mar de rosas, tem seu lado negativo, como se lembrar de momentos extremamente tristes que causaram muito sofrimento não seria nada agradável. 


Existem doenças raras e essa é uma delas e tem o nome de síndrome hipertiméstica. Ao ler sobre atitudes positivas para manter uma boa memória, descobri a existência dessa síndrome. (Fonte)


Outras doenças raras e curiosas: 


*O menino que não dorme um problema chamado de "Má-formação de Arnold Chiari" 



*A mulher que é alérgica à água, "Urticária aquagênica" 



*A garota que desmaia a cada vez que ri catalepsia e narcolepsia associadas.(fonte1)

Mas não quero comentar sobre doenças, isso foi só curiosidade, e sim falar sobre coisas que devemos fazer para prolongar nossa memória.

Eu acho super legal quando a gente conversa com alguém de 80, 90 anos e a pessoa esta super lúcida.


E como sou muito esquecida, ou distraída, achei melhor começar a mudar minhas atitudes. 

Eis algumas atitudes que devemos mudar:


- Exercitar o cérebro

Um dos caminhos mais indiscutíveis para manter as recordações intactas é ler e estudar. "A memória mantém-se graças ao uso. E a leitura é uma forma de exercitá-la. 


- Malhar
O exercício tem um impacto positivo incontestável no nosso organismo. E, para nossa capacidade de recordar continuar a toda, ele é mais do que um aliado.




- Domar o diabete
Prevenir a doença do sangue doce pode trazer benefícios que vão além de preservar a memória.



- Parar de fumar

Entre outros distúrbios, o tabaco também pode afetar a forma como guardamos os fatos. Quem fuma fica mais suscetível a desenvolver problemas no sistema circulatório, como a aterosclerose. 




- Perder ou manter o peso

Para aqueles que estão com as medidas ideais, ficar de bem com a balança é a pedida certa




- Controlar a pressão
A hipertensão não só fustiga o peito: ela, mesmo que indiretamente, passa a borracha nas rememorações mais íntimas. O estrago se assemelha ao do cigarro.





- Fugir da depressão .
A tristeza que não tem hora nem dia para chegar ao fim acelera o apagão mental. "O indivíduo deprimido começa a dar ênfase às recordações ruins", explica Ivan Izquierdo. Além disso, hormônios como serotonina e noradrelina, envolvidos na química do lembrar, deixam de atuar como deveriam.(fonte2)


*Caso vocês queiram saber mais, coloquei os links dos sites que obtive as informações. 

Então meninas, que tal nesse ano de 2012 mudarmos algumas atitudes para podermos preservar a nossa memória? 
Eu preciso malhar e perder peso, mas perder peso quando se tem um dragão faminto no estomago (kkkkk) parece uma missão impossível. 

Alguma de vocês sofre da síndrome do dragão faminto no estomago?

Ele sofre dessa síndrome

Então queridas vou me exercitar! 
Obrigada pelo carinho e atenção... muitos beijos..
E meu carinho para vocês:



Tchau,Vi
 

34 comentários

  1. Uma coisa muito boa para exercitar o cérebro é fazer palavras cruzadas... Quanto ao dragão faminto, eu tenho ele e a família dele todinha dentro do estômago.......kkkkkkkk
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho que malhar!!! Cadê a coragem??? Minha preguiça é maior que a vontade de malhar. Aliás, não tenho nenhuma vontade de malhar. Só preciso! kkkkkk...Malhar a lingua, serve???
    Adorei o post!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Oi Vi QUERIDA!Sabe, eu até que tenho uma boa memória para lembrar fatos do passado,mas esqueço com facilidade onde coloquei as chaves, o celular, a caneta...enfim, preciso exercitar!Faço parte de um grupo de teatro e tenho enorme dificuldade me decorar as falas, sempre peço um papel pequeno com poucas falas, em uma peça fiz o Dunga, o anão mudo, foi muito engraçado...BJS!!

    ResponderExcluir
  4. Tudo isso ajuda muito a se manter saudável...Mas que existe um genezinho da memória, existe! Sogrinho contava fatos cheios de detalhes, vividos há décadas,rsrs...O gene passou intacto para o bisneto, dono de memória invejável!
    O meu dragão não mora no estômago e sim na cabeça,rsrs...Como por ansiedade, vontade de morder mesmo,kkk...
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
  5. Oi Vi é isso mesmo não podemos parar de exercitar...gosto muito de palavras cruzadas, ler...só aquilo que me interesse e olhe lá!!!
    Quanto ao dragão, sou de lua tem tempos que como muito uma coisa, depois já mudo pra outra...e assim vai...
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
  6. Pelas dicas, e estou no caminho. Meu dragão faminto está sendo adestrado no VP...
    Acho que o que mais preciso focar agora é controlar os momentos de tristeza, e para isso é necessário equilíbrio.
    Estou em busca, também.
    Muitos beijos, querida Vi.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho a síndrome do dragão faminto associada à síndrome da preguiça de malhar. Toda semana fico adiando a dieta e os exercícios. Não estou muito acima do peso, mas se abusar já era...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Vi, Pepa...Adorei!
    Obrigada por compartilhar.

    Vi acho que vc poderá gostar deste post: http://cafeecetim.blogspot.com/2012/01/responsabilidade-voce-tem.html#links

    Bjus
    hptt://cafeecetim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vi,
    eu também preciso perder peso; quase já não tenho roupas que me sirvam e o guarda-roupa cheio de peças nas quais já não entro... =(
    Mas e a tal da síndrome do dragão faminto no estomago? O que fazer a respeito? rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Assumo que cuido bem do meu dragão, com comidas gostosinhas e refri, o que me garante um peso considerado pelos outros acima do IMC (eca!!).
    Se vcs falarem palavrão de novo (malhar) passo-lhes pimenta na boca. de preferência acompanhada de uma feijoada.

    ResponderExcluir
  11. Oi Vi, nossa menina tô precisando então exercitar, perder bastante peso, e eu sofro da síndrome do dragão tbm viu? e depois do parto do Pedro tive depressão, e faço uso de um medicamento, se não fizer choro o dia todo é incrível, acho que vou procurar uma academia, e ver se como menos tbm, seu post foi um alerta brigadim e bjim...Cris

    ResponderExcluir
  12. Vixi, Vi, eu tb adoro comer, mas não tenho tendência pra engordar. O meu problema é exercício físico. Gosto de caminhar, mas sou meio preguiçosa. Mas adoro ler, fazer palavras cruzadas e sudoku tb são excelentes. Nossa, cada doença estranha, né? A gente tem é que agradecer todo dia tudo o que temos de bom, principalmente saúde. Bjs e um bom fds.

    ResponderExcluir
  13. Oi Vi, boas dicas, dessas eu leio muito,não fumo, só não pratico exercicios, o resto tá ok, e cada doença estranha né? imagina ter alergia a água.
    Bjos.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  14. dragao faminto no estomago é comigo rsrsrs bjo bjo

    ResponderExcluir
  15. Sempre que penso na minha velhice, peço a Deus para ter lucidez.
    Sei que posso ter muitos outros problemas, mas sempre penso que quero ser uma velhinha lúcida, bem informada.
    Já faço certos exercícios pra memória há mto tempo. Já li que os 3 melhores exercícios são: ler, fazer palavras cruzadas e jogar cartas. Eu só não sou mto chegada em palavras cruzadas. Das dicas que vc deu, sou como vc, estou acima do peso e não me exercito. Precisamos mudar isto.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  16. Olá queridas meninas, tudo bem?

    Adorei o texto desse post

    Caminhar eu caminho diariamente, não
    que eu goste, mais por necessidade.

    Agora o dragão, tento dominar, mais as vezes....

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  17. Oi Pepita!

    Primeiramente quero desejar um Ano MARAVILHOSO pra você e para os seus queridos. Agradeço às suas visitas calorosas no meu bloguito.

    Quanto ao post, ao pensar nas minhas experiências pessoais, já pude observar que nos melhores momentos de minha vida eu estive acima do peso. Quando estou feliz, eu como. Sinto muito prazer em comer (acho que temos isso em comum...).

    Na realidade estar fora do peso é tão relativo...Por que existem questões de padronização estética (midiática) e existem padrões de saúde e deste padrão eu nunca saí. Só um pneuzinho aqui, uma barriguinha ali, tudo controlado.

    Fora que sobre a questão estética estou satisfeita e graças a Deus meu marido também...rs, o que não significa que não serei sempre cuidadosa com a minha aparência e minha saúde. Então eu tenho um dragão feliz na minha cabeça e sou mais feliz qdo ele me visita.

    Se o ato de ler exercitar a memória, céus! Vou me lembrar de tudo nos mínimos detalhes, porque não vou sequer ao banheiro sem um livro nas mão, mas confesso que preciso aprender a ler jornais, mas a maioria das pessoas que leem jornais são em algum grau amarguradas, a tirar pelo meu pai que de vez em quando me trinca com seu mau humor, mesmo sendo uma pessoa fantástica, é realista e pessimista demais para o meu gosto.

    Então é isso, viva o equilíbrio em todos os aspectos de nossas vidas.
    Vou parando por aqui pois já estou com vontade de fazer um post com este tema.

    Beijocas, minha querida!!!!

    ResponderExcluir
  18. Afff. Vi....gosto de caminhar, ler e fazer curzadinhas, mas malhar mesmo, affff não gosto não!!!! caminhar só já tá de bom tamanho, hehehehe......

    Bjks querida e obrigada por compatilhar.

    Sonia

    ResponderExcluir
  19. A única coisa que, neste 2012, consegui fazer foi ligar para um professor de teclado para saber o preço das aulas de música! rssssssssss Mas eu chego lá!
    Bjssssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Vi... tudo bem amiga...
    Sabe que sou muito esquecida... de vez em quando faço palavras cruzadas... e sinto que melhora bem o raciocínio... mas parece que falta tempo... preciso me dedicar mais a minha memória...
    Quanto a me exercitar... caminho quase todos os dias na companhia dos meus cachorros... eu amo essa atividade, ver a alegria deles é muito gratificante...
    Sobre o dragão... tenho um... as vezes mas faminto, as vezes mas calmo... o que me leva a ser uma sanfona... as vezes aberta as vezes fechada rsrs...
    Ótimo dia a vocês amiga...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Vi e pepa:
    Tem um selinho especial pra vocês no meu blog,espero que gostem.

    http://florsinhadelis.blogspot.com/2012/01/gerando-gentileza.html

    Bjusss

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Vi, gostei muito das suas dicas.
    Interessantes as doenças que citou na blogagem.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    *Passando para desejar a você e a Pepa um ótimo final de semana, com muitas bençãos.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    *Tem selinho no blog para vocês,basta acessar:
    http://amo-educacaoinfantil.blogspot.com/2012/01/ganhei-e-tem-pra-voce-tambem.html
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    *Agora estou com novo blog, onde publicarei textos semanais, de minha autoria. Visitem, ficarei feliz: http://sonhosepensamentosdabia.blogspot.com/
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    o,,,o Há muitas pessoas
    (’o') que fazem mil coisas
    >,< para ficarem na história.
    (”)(”) Mas pessoas como vocês
    Bastam apenas existir.

    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  23. Meu dragão faminto ADORA frituras e doçuras! Fala sério?! Difícil voltar à forma.. rs! Mas ótimas dicas vc deu!

    Beijos,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Vi gostei das dicas, mas tá difícil domar o dragão e a hipertensão que faz grandes estragos, mas o cérebro é algo que cuido muito, estou sempre procurando atividades que o deixe sempre ocupado. É muito gostoso receber seus posts, abraços carinhosos de Maria Teresa

    ResponderExcluir
  25. VI, que post maravilhoso!!! Meu Deus!!!
    Já pensou ter alergia à água??? Como vive essa pessoa???
    Li uma vez que fazer palavras cruzadas é excelente para manter a memória!!! Será??? Meu marido adooora !!!
    Querida, meu dragãozinho ataca ainda mais nas férias!!! Socooorrrro!!! Como posso acabar com ele???

    beijoss

    ResponderExcluir
  26. Dragão faminto e incontrolável!!!
    tenho meus truques pra não esquecer as coisas, eu falo em voz alta, pq não tenho memória fotográfica, só auditiva, raramente me lembro da cor da roupa de alguém, ou mesmo como estava vestido, a não ser que eu descreva e ouça minha voz.

    Espero estar lucida até os setenta e tra la la, depois disso acho que já vou estar fazendo hora extra. hahahahahahahahahaha

    Vamos marcar sim, temos muito o que conversar da minha vida de escrava boliviana!!!

    Beijão pro cês e feliz 2012!!!

    ResponderExcluir
  27. Que Deus me ajude a nunca ter a doença que faz a gente desmaiar quando ri,senão meu fim vai ser triste e serei sepultada viva,credo!
    Tenho uma memória até boa ,e sofro às vezes com isso,pois me lembro de coisas que eu gostaria de esquecer,mas mantenho na memória,e nos mínimos detalhes!
    Se falha,é por distração.
    Eu também preciso perder peso,e o meu dragão não é faminto...


    é sem vergonha mesmo!

    Beijo e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  28. Vi,

    Eu ando meio esquesita, sou esquecida, dores no joelho, enfim ... além da velhice, claro ... estou acima do peso!

    Mas, é importante sim, a gente se exercitar. Infelizmente, eu odeio exercícios... suar não é comigo...hahahahahahahaha ....

    Mas, abordou um assunto certíssimo.
    Tô com vc nessa!

    Ahh .. qto ao dragão ... dá uma olhadinha lá no meu bloguinho ....

    Um beijo Vi / Pepinha!!!!

    ResponderExcluir
  29. Ah, esse dragão aí tem andado comigo há um tempão! Ninguém merece, mas estou tentando mudar. Em 2012 vai ser diferente. Abraços!

    ResponderExcluir
  30. Olá Vi...Dicas valiosas essas.
    Tá eu confesso sou sedentária, rsrsrs uma preguiça medonha de fazer atividade física.
    As vezes abro a geladeira e fico um tempão parada até lembrar o que quero.
    Falei do Tacho lá no blog e até peguei uma fotinha, mas foi só uma tá rsrsrsrs.
    Beijos e tenham um bom fim de semana.
    Vanessa

    ResponderExcluir
  31. Fiquei orgulhosa de mim. Leio, pratico esportes, presto atenção no que como e leio seu blog.
    Pronto e basta.

    ResponderExcluir
  32. Muito bom o post! Essas dicas farão bem não só para a memória, mas para o humor, funcionamento dos órgãos, etc.. Bejios Paula

    ResponderExcluir
  33. Oi Pepa, adorei as dicas. Bo mais um motivo para eu domar o dragão faminto que abrigo no meu estômago.

    QUanto ao livro que a Ana Luiza recomendou, eu também adoro os livros teens e espero que ela continue postando as dicas dela á no blog. Acho que essa semana vai ter uma.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.