Qual a sua idade? - O tacho da Pepa

5 de maio de 2011

Qual a sua idade?

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..

Queridas, e queridos, gostaram do titulo?
Podem ficar tranquilos pois não estou querendo bisbilhotar a idade de ninguem, até porque a net é magica, transforma todos em crianças lindas...kkkk

Mas se tem uma coisa que as mulheres escondem a sete chaves é a idade!
(e tem homens fazendo isso também..)
Creio que essas atitudes provem de uma sociedade preconceituosa, onde velhice é sinônimo de incapacidade, doença, desatualização, e etc.
Passou dos 40, alguns já acham que são “velhos”, e nesse caso isso é no sentido pejorativo.
Tanto é assim,  que pessoas com mais de 40 anos encontram muita dificuldade em se recolocar no mercado de trabalho e a cada ano que passa a dificuldade aumenta.
Outro aspecto do preconceito contra o envelhecimento é querer que as pessoas aparentem o que não são.
A pessoa tem 50 anos, mas é obrigada a aparentar ter 30 anos para não ser discriminada, obviamente que esse preconceito dá lucros à indústria de cosmética, estética e medica.

Pois na busca desenfreada de se enquadrar em padrões preconceituosos muitos recorrem a cirurgias estéticas deformantes e acabam se transformando em ser meio alienígena meio humano.


Outra questão que envolve o envelhecimento é a mobilidade, a tendência é perder mobilidade com o passar dos anos, e nossa sociedade não esta adaptada e nem se adaptando para esse fato.
Pois as construções são dotadas de muitas escadas, quando o correto seria rampas e no transporte publico (ônibus) as escadas tem degraus muito altos.



 Precisamos urgentemente mudar esses conceitos, pois conforme o ultimo senso a população brasileira esta envelhecendo.
Copiar modelos de sociedade onde pessoas com mais tempo de existência são tratados com respeito, e são úteis a sociedade.
Muitos passam exercer funções de professores e mestres, observando a grande experiência profissional e de vida.

Se nossa sociedade respeitasse e aceitasse o envelhecimento, pessoas não sofreriam pressão para lutar contra o tempo, mas a aceitar isso com naturalidade e assim tendo uma vida mais saudável, pois o envelhecimento envolve muitas mudanças físicas e superar isso sem pressões psicológicas, sem medo de ser rejeitado, já facilitaria muito a vida dessas pessoas.
E pensando em melhorar a vida de quem esta envelhecendo, o site da Nutry, Quero viver bem, mantém o portal Melhor idade, onde tem muitas informações
sobre saúde, beleza, nutrição, condicionamento fisico e etc. 



Obrigada pelo carinho e atenção... muitos beijos..
E meu carinho para vocês:



Tchau, Vi

19 comentários

  1. É verdade.....tudo isso pode não fazer sentido agora, mas com o tempo fará e muito.....por isso esses texstos são de máxima importância....bjs e parabéns

    ResponderExcluir
  2. Pois é..... vc tem toda a razão. E quando a pessoa quer envelhecer normalmente, ela é vítima de preconceitos mil; 'onde já se viu deixar os cabelos grisalhos aparecerem?....... tem que tingir'. Por que? Por que tenho que encher minha cabeça de tinta, se tenho recordações lindas dos cabelos brancos de minha avó? Eu não quero parecer mais jovem. Tenho 48 anos e algumas rugas aparecendo.... causadas pelo stress que tenho vivido nos últimos 3 anos, e não pela idade. Mas são minhas rugas e vão ficar aqui!
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amiga! Você tocou em um ponto básico, o Brasil está cuidando pouco de seus idosos e pessoas com necessidades especiais, em minha opinião. Aqui na minha cidade mesmo, a vida de pessoas com dificuldades de locomoção por exemplo, é muito difícil. Os prédios e construções mais novos já estão voltados para uma melhor acessibilidade. E o preconceito tanto quanto na idade quanto na deficiência é realmente muito grande. Aceitar o diferente é muito difícil para as pessoas "normais". Mas, falar e exigir mudanças é um grande passo, para a mudança, né? Gostei muito de sua dica, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Vi,
    Como a nossa sociedade ainda tem preconceitos aos mais velhos. Não dão a devida importância. Me dá uma dor no coração quando leio que essas noticias de desrespeito aos mais velhos.
    Tomara que saibamos melhorar isso.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Boa sacada Vi..como sempre vc nos presenteia com belos textos que nos fazem pensar e analisar o futuro..essa questão do preconceito com o idoso deve ser levado a sério..obrigada e ótimo dia!!

    ResponderExcluir
  6. Vi,
    Isso se dá não somente com a maioridade, adolescentes, mocinhas de 18, 20 anos, já estão nos cirurgiões plásticos mudando seus corpos. A sociedade está nutrindo isso, invertendo os valores.
    Recebi um e-mail, outro dia, que falava que o maior mal que os idosos irão enfrentar, daqui há alguns anos, será o alzheimer e poucos estão preocupados com isso, então teremos velhas com peitões de dar inveja a qualquer adolescente e velhos extremamente viris. Sem saberem pra que serve tudo isso... cômico se não fosse trágico.
    Beijão!
    Helck

    ResponderExcluir
  7. Sinto-me homenageada com o assunto de hoje!Já passei dos 40 faz tempo...Não me sinto velha, só experiente!Não tive tempo na vida para ter crise dos 30,40 ou 50...Sempre atarefada, tentando fazer o melhor!Assim como a juventude, a velhice não chega de repente, vai se aproximando ao longo dos anos.Precisa é estar preparada física,mental e espiritualmente...A sociedade só ajuda quando respeita...Resgatar antigos valores da educação familiar é fundamental!
    Bjs,Ana.

    ResponderExcluir
  8. Vi,tenho 45 anos e sou chamada de senhora..af!!Sou tão jovem,né??Mas não esquento com isto, respeito cada fase da vida!!Tento me manter em forma física e mental...e é claro,curto todos os momentos de minha vida...até este de estar aqui refletindo!!!BOA reflexão,amei tudo que vc falou!!Bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. Nunca me preocupei com a idade, até me dar conta que em poucos anos terrei 40, ai bateu o desespero, quero academia urgente para ter um bom condicionamento e muitos amigos pra manter a sanidade, acho que isso já basta!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Oi Vi,

    O Brasil é um país que, por incrível que pareça, não está preparado para a terceira idade, e olha que não são poucos e a tendência é aumentar o número de idosos. Pensamentos imediatistas, nada de planejamento de médio e longo prazo, por isso todas essas dificuldades que começam desde já.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Vi
    Você tem razão:temos um país despreparado e preconceituoso.
    Eu quero muito envelhecer com saúde,envelhecer bem.
    Vivemos em uma sociedade repleta de cobranças,onde ser jovem,magro,rico e bonito é o que importa. Sociedade cruel,desumana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. oi amiga sabe que nunca me preocupei com idade né mas quando entrei na casa dos 30 aí comecei á rever muitas coisas e uma delas é ter uma alimentação menos adolescente ...mas não fico me cobrando...levo a vida numa boa o importante é ter saude e ser feliz
    amiga fiz um franguinhoooooo dilicioso passa lá para ver e tem promoção tirolez e sazon
    www.artesdasadhia,blogspot.com
    bjus

    ResponderExcluir
  13. Oi Vi
    Estou completando hoje 39,mas confesso não sentir esse peso,sou feliz é que importa,pulo,brinco,e nem percebo a idade que tenho.
    A vida é a gente que pinta,e a minha ,é muito colorida...Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Oi amoreco.
    Gostei muito do texto e da sua iniciativa.Parabéns.
    Tenho atualmente 58 anos e fui promovida a gerente de contabilidade,sinceramente esta promoção foi devido a minha capacidade,pois todos me tacham de velha.
    Criou alguns artitos como se diz francamente.
    Mas ela é uma velha!!!
    Eu só respondo quando ouço os coxichos,aguardem que voces chegaram lá.
    Abaixo ao preconceito !!!
    bjtos no coração.
    Nile.

    ResponderExcluir
  15. Oi Pepinha!

    Bella, viver bem como vivo aos 46 anos e maridão com 60, e nenhum tem doença crônica, é uma maravilha! E maridão ainda pratica esportes radicais... O que dá medo de envelhecer no Brasil, é a falta de respeito com o cidadão da terceira idade, se pudesse envelheceria no japão, lá quem envelhece bem, é mestre ou sábio, aqui é CADUCO ou ESCLEROSADO, entre outros codinomes...

    Aff! Dá até p/ ficar preocupada... Porém vamos celebrando um dia de cada vez!

    Beijoooooooooooo

    ResponderExcluir
  16. Oiii Vi queridaaaa...
    Sabe que sempre que atendo idosos tenho um cuidado especial e muito carinhoso com eles... qdo o atendimento acaba eles me agradecem como se isso não fosse normal na rotina de exames que fazem...
    Sei de profissionais que olham a data de nascimento na ficha e já começam a reclamar para atender... que horrível né?!
    Fico feliz em fazer diferença no cuidado com o idoso...
    bjuuu e qjuuu

    ResponderExcluir
  17. Oi Pepa, vim te convidar para conhecer o meu Blg e participar do sorteio de joias da minha autoria que iniciou ontem.Ficaria muito honrada em ter a sua participação.
    Ameu seu Blog e já estou seguindo....
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Flor, boa noite, que honra ter a sua presença no meu bloguinho....e quanto à cozinheira prometo fazer uma e assim que sair do forno,.....te aviso e veremos como ficará.....beijokas e ótimo final de semana!!!!

    ResponderExcluir
  19. Confesso que detesto essa história de ter que envelhecer naturalmente. Deixar cabelos brancos, nunca usar um ácido para clarear a pele, jamais tomar o cuidado de usar roupas mais alegres, se deixar engolir pelo peso da idade. Credo, acho que é uma preguiça sem fim.

    O corpo é como se fosse a nossa casa, que cuidamos, pintamos, decoramos, arejamos, reformamos para vivermos sempre bem e com conforto. Acho esta analogia casa/corpo perfeita e devemos lembrar disso, evitando o abandono pessoal.

    beijoooo

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.