Dieta Coletiva : Só 30 minutinhos vai... - O tacho da Pepa

16 de maio de 2011

Dieta Coletiva : Só 30 minutinhos vai...



No ano de 1995, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estipulou a prática mínima de atividade física para a população mundial. Naquela oportunidade, foi preconizado que as atividades deveriam ser distribuídas em intensidades leves e moderadas. Recomendava-se 30 minutos de exercícios físicos diários, acumulados em períodos de no mínimo 10 minutos e preferencialmente, em todos os dias da semana. Estipulou ainda, que essa recomendação poderia ser de 20 minutos por dia, duas vezes na semana, em atividades vigorosas e intensas.



Uma das formas de acabar com as altas taxas de sobrepeso e obesidade é pela prática habitual de atividade física e aderência a uma dieta saudável. O exercício físico auxilia no combate ao excesso de peso por meio do aumento do gasto energético e a alimentação adequada diminui o acúmulo de gordura corporal.

Mesmo que está informação já esteja bem disseminada entre a população, a maioria das pessoas ainda é inativa fisicamente. Estudos mostram que, mais de 50% da população brasileira não pratica atividade física e possui hábitos sedentários. O comodismo, aliado ao desenvolvimento tecnológico, são grandes incentivadores da redução diária da prática de atividade física.

A vida moderna nos deu mais conforto. Nos proporcionou a troca do trabalho corporal pela utilização das máquinas, controles remotos, entretenimento digital, vídeo games cada vez mais sofisticados. Dessa maneira, fomos deixando de lado os passeios nos parques, o futebol no campinho de terra batida, brincadeiras que proporcionavam lazer, diversão e acima de tudo, nos fazia gastar energia.

Atualmente, em cada três casos de morte, um está relacionado a doenças cardiovasculares. Estes são males que poderiam ser evitados com a mudança de atitude da população. Caso as pessoas gastassem mais energia em resultado do exercício físico. Porém, infelizmente não é isso que ocorre.

Pensando nisso, a Organização Mundial de Saúde decidiu intervir mais uma vez. Dessa vez, tentou clarear as suas intenções. Em 2005, publicou as novas recomendações. Agora com sete novas mudanças, onde as mais expressivas são: Prática de atividade física todos os dias da semana, por pelo menos 30 minutos, podendo ser acumulados em períodos de 10 minutos. Além disso, pessoas que desejam emagrecer, devem exceder esses períodos. A prática de atividades de intensidades mais elevadas devem ser realizadas em dois dias da semana, por pelo menos 20 minutos. Porém, dessa vez essas duas atividades podem ser combinadas, ou seja, dois dias de atividades moderadas (caminhadas, trabalhos manuais) e dois dias de atividades vigorosas (prática desportiva, futebol, basquetebol, corrida).


                     Bora mexer esse corpitcho, só 30 minutinhos vai !!

                 Eu e Vi fizemos uma hora e meia de jardinagem hoje..., já é um começo...

Bjus 1000, lindonas !!!

Fonte : Copacabana Runners

9 comentários

  1. Oi Pepa.... adorei o Post.
    Preciso criar vergonha na cara e me exercitar...kkkk
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lindinha.
    Os beneficios da atividade física são muitos mesmo!!!Até o fim do ano eu fazia 40 min de bicicleta todos os dias,mais agora(por enquanto) não devo me exercitar...espero não perder o costume!!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. 30 minutinhos por dia é o básico né amiga??? Todo mundo tinha que fazer isso, na minha opinião. Andar, correr um pouquinho, etc...faz bem!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. As coisas são tão fáceis, só que onde está a vontade para fazer, já que a preguiça tomou conta? O post mais que tudo é um alerta, vou tentar me exercitar também...

    Bjão procêis!!!

    ResponderExcluir
  5. Se não der prá sair,coloca uma música bem animada e dança...
    Jardinagem é pesada!Tive um jardim enorme prá tomar conta,acho que foi ele que me manteve em forma por muito tempo...Agora, no apê só sentada costurando, por isso embalofei,rsrs...
    Bjs,Ana.

    ResponderExcluir
  6. Ai, ai, ai, quando leio que tem que fazer exercicios me doi a consciencia... Não faço nada! Tenho que acordar e me mexer! Sempre arrumo desculpas esfarrapadas....
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Acabo de mandar meu marido caminhar...e eu aqui no blog!!Mas amanhã vou pra aula de step e recupero!!Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Pepinha,

    Se pensarmos bem, 30 minutos é tão pouco, né? Mas o suficiente para colocarmos mil e um obstáculo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Pepa, adorei o post e é isso mesmo, exercícios são tudo de bom, além de deixar nosso corpinho em forma, nos dão ânimo e nos fazem esquecer os problemas por alguns minutinhos. Estou fazendo caminhadas todos os dias, pelo menos 40 minutos por dia, quando o maridão não vem almoçar em casa me arrisco em caminhar 1 hora, é maravilhoso, já estou vendo os resultados, muito mais ânimo e já perdi alguns gramas. Só que hoje não pude praticar meu exercício diário, choveu o dia inteiro, e está um frio danado também, mas agora a noite o tempo melhorou, já vi a Lua e algumas estrelas no ceú, tomara que amanhã seja um lindo dia de Sol e eu possa voltar a minha rotina de caminhadas. Ótima semana!!! Bjus.

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.