Dieta Coletiva - Fibras - você precisa delas !!! - O tacho da Pepa

28 de março de 2011

Dieta Coletiva - Fibras - você precisa delas !!!


Ela melhora o funcionamento dos intestinos, deixa a pele mais bonita... e é uma aliada de peso —literalmente. “A fibra é o segredo para emagrecer sem passar fome”, diz Tanya Zuckerbrot, autora do livro The F-Factor Diet (O fator “F” da dieta), sem tradução para o português. Para ter uma ideia da sua importância na luta contra a balança, em um estudo do Departamento de Agricultura americano descobriu-se que as mulheres que aumentaram a ingestão diária do nutriente de 12 para 24 gramas absorveram 90 calorias a menos por dia, comparadas com as que comeram a mesma quantia de comida, mas sem incluir o ingrediente. Só o fato de você acrescentar alimentos duros à sua dieta já colabora para despachar 4 quilos em um ano, sem nenhum esforço. Entenda melhor por que você estará louca se passar mais um dia sem consumir os recomendados 25 gramas nas suas refeições.


Fontes :

1. Encha seu copo com suco tipo néctar(de caixinha, com 20 a 30% de polpa) em vez dos concentrados que precisam ser diluídos em água. Opções como pêssego, pera ou papaia contêm mais de 1 grama de fibra em 250 mililitros.

2.Coma cereais integrais em vez de aveia. Eles têm aproximadamente 2 gramas a mais do nutriente. Aumente o valor nutritivo acrescentando ¼ de xícara de uvas passas picadas à tigela.

3.Polvilhe linhaça moída sobre seu cereal favorito ou a misture num pote de iogurte. Duas colheres de sopa de linhaça equivalem a aproximadamente 2 gramas.

4. Coma pera asiática.Com sabor semelhante ao das outras peras comuns, a fruta de cor avermelhada e formato e textura de maçã conta com 4 gramas.

5. Prefira um copo de leite com chocolate a um cafezinho. A maioria dos achocolatados instantâneos tem cerca de 3 gramas de fibras por xícara.

No almoço

6.Não gosta de farinha integral? Faça seu lanche com pão de centeio. Uma única fatia tem quase 2 gramas de fibras - duas vezes mais do que o pão comum, feito de farinha de trigo.
7. Troque a batata inglesa pela batata doce essa última conta com 2 gramas a mais do nutriente. Não gostou da ideia? Pelo menos coma a casca da batata-inglesa, que sozinha tem 1 grama.

8. Vá de arroz integral nas próximas refeições. Xícara por xícara, ele conta com três vezes mais fibras que o primo branquinho.

9. Adicione folhas verdes ao seu macarrão, como 1/2 xícara de espinafre picado. A verdura irá realçar muito o sabor do molho e aumentar sua contagem em mais de 2 gramas.

10.Utilize massa integral ou de espinafre em vez das de semolina. Uma xícara de cada uma delas tem 5 gramas.

11. Cozinhe a cenoura antes de comer. Assim, você estará passará a ingerir de 3 a 5 gramas por porção, o dobro do que se ingerisse o legume cru

12. Use aveia crua no lugar de farinha de rosca quando preparar seu próximo quibe assado. Adicione ¾ de xícara de aveia a cada 30 gramas de carne moída e você ganhará 8 gramas de lambuja.

No lanche da tarde

13.Estoure pipoca light em vez de abrir um saquinho de batatas fritas. A pipoca tem 8 gramas por pacote.

14. Prefira um mix de castanhas, uvas passas e nozes a uma barrinha de cereais. A maioria das barras tem apenas 1 grama do nutriente, enquanto a mistura tem 3.

15.Consuma amendoim torrado em vez de biscoito light. Em 100 gramas de amendoim há 3,2 gramas de fibras.
17. Se não gostar dele, coma castanha-dopará e ganhe 3,4 gramas.

No jantar

18. Coloque orégano e manjericão na pizza. Uma colher (chá) de cada tempero adiciona 1 grama de fibra.

19. Monte seu hambúrguer com pão com gergelim em vez do pão comum. O gergelim adiciona ½ grama de fibra à sua dieta.

20. Coloque 1/2 xícara de grão-de-bico na sua sopa predileta. Ela camufla 6 gramas do nutriente.

 22. Monte uma salada de soja.Em 100 gramas, há 4,2 gramas de fibras. Acrescente espinafre e ganhe mais 2,4.

23. Aumente o sabor dos ovos com 1/3 de xícara de cebola picada e um dente de alho. Assim, você ganhará 1grama no nutriente. Se quiser outra opção, faça uma omelete dobrada e recheie com ½ xícara de brócolis cozidos para adicionar 2 gramas de fibras.

Na sobremesa

24.Substitua o caldo de caramelo na taça de sorvete por um punhado de frutas vermelhas. Metade de uma xícara de framboesas conta com 4 gramas de fibras e uma xícara de morangos, metade disso.

25.Deleite-se com uma fatia de torta de maçã, de cereja ou de frutas vermelhas. Assim você consumirá de 3 a 5 gramas de fibras. Bolos não chegam nem perto dessa quantidade.



Convencida de que fibras são nossas melhores amigas ???
Eu love fibras , rsrrsrs!!!
 
Bjus 1000 lindonas e vambora comer saudável !!!
 
(Fonte : Revista Women'sHealth)

7 comentários

  1. Adorei as dicas, eu já as estou colocando em minha dieta, e meu intestino melhorou muito, assim como minha pele.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, obrigada pelo bolo light que me deixou de aniversário, hehe
    Estou precisando mesmo de fibras e coisas lights pq na minha primeira semana de dieta eu engordeiiiiiiii!!! Ainda bem que hj é segunda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, já estou imprimindo para colocar em prática...kkkk
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Por conta das necessidades intestinais, já consumo um bocado...

    Pepinha, gostei das informações das quantidades consumida por alimento. Excelente!

    Beijooooooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Adorein principalmente a paarte da pipoca! haahhaamoooooooooooo
    ahh e a linhaça... comprei, começo a usar amanha... testei hj e a gente nem percebe ela na comida...tdo de bom para a saude!
    Amei o post! bjux


    @Drika_Ribeiro

    http://gavetinhasdadri.blogspot.com

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.