Exemplos, a importância deles em nossa vida! - O tacho da Pepa

24 de fevereiro de 2011

Exemplos, a importância deles em nossa vida!

Oi Girls, Vi, escrevendo..


Meu carinho para minhas amigas..
Queridas, graças a Deus acabou o horário de verão,

 sei que existem muitas pessoas que gostam, mas eu não consigo me acostumar.
 Amigas tem coisa mais chata que alguém que fura fila, ou não respeita vaga de deficiente, que passa o farol vermelho?

Estou falando sobre essas coisas, para falar sobre um assunto muito importante: exemplos!
Quem já não viu a famosa cena da criança que fala palavrões e quando questionada onde ela ouviu aquilo, a criança responde: meu pai ou minha mãe fala!
No site Quero viver bem encontrei uma matéria que trata sobre esse assunto, e achei muito interessante essa frase que resume a importância dos nossos bons exemplos:
A única maneira de educar um ser humano decente é sendo um.” Esta é uma citação de Eda Leshan
E a questão é muito profunda, pois vai além de questões de civilidade, cidadania, caráter, mas envolve comportamentos afetivos, saúde e etc..
Por exemplo, alguns vícios como de cigarro, bebida alcoólica são adquiridos pela criança ou adolescente de seus pais, ou cuidadores.

Ou filhos que observaram pais sendo violentos com as mães,ou com alguem da familia, têm tendência a seguirem esse exemplo.


E outro bom exemplo é o de uma alimentação saudavel, filhos vão gostar e comer verduras, legumes, e frutas se observarem que seus pais gostam e comem.
E hoje temos diversos produtos no mercado comprometidos com a questão de alimentos saudaveis.

Portanto, não basta falarmos que desejamos um mundo melhor, mas temos que dar exemplos para essa geração que vem chegando.

Gostaram da dica?
Semana que vem eu volto, beijos, bom final de semana..
Obrigada pelo carinho e atenção...
E meu carinho para voces:
Tchau, Vi..

17 comentários

  1. Oi Vi! Bom dia!!

    Olha isso que vc falou é verdade verdadeira! Eu estou sempre muuuuito atenta. Tenho o maior cuidado com o que digo perto do meu filho, como me porto,e até com o que bebo! Alías, nem bebo mais nada alcoólico,e ele tem grande peso nessa minha decisão!

    Agora ...O exemplo da comida...aff...não tem jeito!Sou a maior "NATUREBA" e ele só quer "junk food"!!! è uma luta amiga! Mas eu não desisto!

    Bjs e desejo que tenhas um dia cheio de bons exemplos...rsrrs!!!!

    Paulinha

    ResponderExcluir
  2. Oi,Vi!Horário de verão:SOU CONTRA!Era prá ser economia,mas como águas passadas não movem moinho e nem produzem energia...
    Educação é tudo,Vi!Comparo a educação de um filho ao crescimento de uma árvore:Se vc quiser que cresça saudável, tem que podar os galhos na época certa...Uma árvore cheia de galhos,não dá frutos por falta de sol e nutrientes.Um filho bem educado terá muitas portas abertas no futuro...
    Bjs,Ana.

    ResponderExcluir
  3. Vc tem toda a razão. Eu sofro aqui em casa com as consequências de alguns exemplos que meus filhos tiveram...... dá um trabalho para consertar...
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  4. Oi Vi..adorei o teu texto...parei de beber justamente por conta dos meus filhos..nunca fiz tatuagem pq meu marido já tem uma então..posso dizer sigam o exemplo da mamãe...educação é o que falta no mundo..belo post..sou contra furar fila..passar sinal vermelho, dirigir e beber, trator os outros de forma agressiva etc....beijosss

    ResponderExcluir
  5. Oi Vi! Muito legal o post, isso é muito verdade, eu não tenho filhos mas procuro ser um bom exemplo para meus sobrinhos.
    E q absurdo essa foto do bebê, hein!? Esse mundo está perdido, como se diz.
    Bjsss e ótimo dia*

    ResponderExcluir
  6. Tens toda razão Vi meu marido vive falando que devemos ensinar e dar o exemplo para podermos cobrar depois!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Vi...

    É isso aí, somos o exemplos para eles...então, melhor não vacilar.
    As vezes a gente nem percebe,mas eles estão observando cada passinho, nosso!
    Um dia meu filho chegou em casa e disse: Mãe a professora falou que vc é uma jóia rara!-Eu claro, não entendi e perguntei por que ela disse isso?(sim fiquei feliz com o comentário,rsrsr)
    Ele respondeu que é por que contou pra ela, do dia em que eu recebi um troco a mais e voltei para devolver...eu nem me dei conta de que ele estava observando, mas para ele aquilo foi bacana e ele quis dividir com a professora.Hoje eu sei que se algum dia isso acontecer a ele, ele vai devolver também!
    Beijinho no coração,
    nel

    ResponderExcluir
  8. Olá Vi ,também sou uma daquelas que odeia o horário de verão não tem jeito,meu corpo não assimila a mudança, aí fica difícil né?
    Bom realmente o exemplo é tudo vim de uma família onde meus pais foram exemplos de respeito ao próximo,companheirismo,caráter,enfim muita coisa que nos dias de hoje eu não vejo os pais moderninhos passarem para os filhos, tenho muita pena dessas crianças que crescem ou melhor se criam sozinhas ,pois bons exemplos são inexistentes em suas vidas.
    Se eu conseguir passar pelo menos metade daquilo que os meus pais conseguiram vou ficar muito feliz, estou tentando pelo menos rsrsrs.
    Vi como sempre muito bacana o post, beijocas e uma ótima sexta-feira.

    ResponderExcluir
  9. Falou e disse, amiga Pepa!
    Ontem mesmo eu e maridx fomos deixar os filhos na escola e uma Criatura, sim porque elas existem entre nós!, simplesmente parou o carro na área de transbordo da escola e DESCEU passou uns 15 minutos lá dentro e voltou como se nada tivesse acontecido.
    A área de transbordo não é para estacionar o carro, vc para, coloca as crianças no saguão de entrada e sgue com o carro.
    Resultado: formou-se uma FILa kilométrica, um buzinaço!!!
    Como vc deixa seu filho na escola e já vai dando um exemplo destes????
    Tem gente que acha que a Escola é reponsável pela educação. Como diria meu painho, educação vem de casa. Escola dá estudo, aceita quem quer!!!
    bjs, olha eu de novo com mania de comentário- quase-post!!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Vi, eu detesto horário de verão, que bom que acabou.
    Quanto ao tema do post, acredito que crianças precisam de limites sim, tenho e filhos (2 pré adolescentes), e elas tem horário para dormir, acordar, fazer lição e a internet é regrada, usam no máximo 1 vez ao dia se não tiverem lição de casa e os deveres (me ajudam na louça) estiver cumprido. Não sei se é a fórmula correta, mas acho que elas precisam aprender que o mundo é regido por regras. Educação é função dos pais e cabe a eles impor respeito e limites.
    Como posso dar exemplo aos meus filhos se não sou exemplo? Tudo isso vem do berço.
    Otimo post.

    Bjão

    ResponderExcluir
  11. OI Vi, sou educadora e sempre passo os valores eticos para meus alunos e meus filhos.Nunca menti para meus filhos,dei lugar para os mais idosos sentarem, nunca furei filas, nem tentei subornar o guarda de transito. Parei de fumar, de beber até qdo meus filhos se tornaram adultos, hoje saimos, tomamos um vinho, cervejinha, nada de exageros e eles ão íntegros que dá gosto ver. Nossos filhos são nossos espelhos em tudo mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Vi,

    Realmente, tanto pais como qualquer adulto que conviva com uma criança precisa ficar atento nas próprias atitudes, pois somos o espelho deles.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. OI VI AMIGA DO CORAÇÃO...VC TEM TODA A RAZÃO NOSSOS FILHOS REPETEM O QUE OS PAIS FAZEM ....ISSO É VERDADE POR ISSO PASSO PARA MEUS FILHOS O QUE APRENDI COM MINHA MAMÃE ...AMIGA BRINQUEI ATÉ OS 14 ANOS DE BONECAS E CHAZINHO KKKK
    BJOCAS

    ResponderExcluir
  14. Viiiii, adorei o puxão de orelha. O que falta mesmo é isso, respeito. Se cada um respeitar ooutro tudo melhora. Ainda bem que temos a NUTRY que respeita o consumidor e faz bem à nossa saúde. Bjus.

    ResponderExcluir
  15. Oi Vi.
    Você tem razão mesmo!!!"Faça o que eu digo e não faça o que eu faço",nunca dá certo...
    Não é a toa que dizem que gestos falam mais do palavras!!As crianças aprendem muito mais com aquilo que vivenciam.
    Beijão florzinha.

    ResponderExcluir
  16. Exemplo vale mais que qualquer sermão. Eu dou palestras p/ gestantes carentes e sempre falo isso pra elas.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  17. Estava conversando isso ainda agora com uma amiga, dar boas referências aos filhos é muito mais importante d que qualquer outra coisa.... penso muito nisso e um dia quando tiver filho espero pensar assim tb

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.