Torta de morango e dieta ?? - O tacho da Pepa

9 de agosto de 2010

Torta de morango e dieta ??

Eu sei que a maioria de vocês pensa : -"Tá, que ela faz dieta... ou é magrela, daquelas que nem provam o que faz... ou tá mesmo é gordona e fica fingindo... Well, well,well... infelizmente não sou magrela...(ódio!!!, rsrsrsrsrs) por que se tem uma coisa que eu queria ser era magra, daquele tipo - "oh, eu como, e meu corpo continua como aos 20 anos..., mas não sou e desencanei de ficar correndo atrás de teorias da conspiração, de que o mundo é contra meu prato e que se comer uma folha de alface vou engordar (até por que sou honesta e não nego  : Como e como bem, muito bem...) e realmente estrapolei no peso no último ano, but, estou sim fazendo uma reeducação alimentar e há um mês tenho tido a difícil tarefa de me controlar, e pelo resto da vida deverá ser assim, já que dieta é palavra para um tempo, e quem é gordo, gordinho, fofinho..., (qualquer palavrinha diz a mesma coisa) ou já foi, sabe : tem que ficar atento todo dia, então não dá para viver em suspense, naquelas : Hoje eu não como, mas no fim de semana entorno o caldo... se for assim as coisas tendem a continuar iguais... então eu  adotei uma estratégia nova.
Aqui em casa sempre se cozinhou para batalhão, sempre tivemos essa coisa de fazer muito (mas quando eu digo muito é muito mesmo.) Sabe aquela coisa, que depois que todo mundo se empanturra, leva quentinha e ainda sobra para uns três meses ?? Então é assim, rsrsrssr... Não sei se a descendência conta, mas aqui sempre foi assim. As panelas são enoooooormes, tipo de restaurante (é sério, rsrssrsrss) as formas gigantes... então estou comprando forminhas pequenas, e fazendo metade ou até um quarto da receita... assim comemos um pedaço e acaba... nada de ficar sobrando um teco de alguma coisa piscando toda vez que abre a geladeira ou o armário...
Se tem dado certo ?? Bom, em um mês minha cintura diminuiu 3 centimetros, meu quadril ( que sempre foi escandalosamente grande,) 4, mas o mais impressionante foi a barriga : estão preparadas ?? 8, é isso mesmo 8 centimetros.... (sei que vcs estão curiosas para ver, mas ainda estou muito timida... )
Não sei viver longe do fogão, não consigo ver uma receita e não testar, então não teve outro jeito, essa tortinha de morango eu fiz um quarto da receita e renderam sete tortinhas, levei duas para TS, mandei duas para meu irmão e ficaram três, eu comi uma e a irmã as outras duas. Resumo da ópera : nada que abalasse meu empenho.
Tenho comido muita verdura e legume (mas isso eu sempre fiz) tem sido a diminuição mesmo da quantidade que tem dado resultado, não radicalizei em nada e tem dado certo.
É claro que as receitas que mandam muita manteiga ou uma abundãncia de açúcar eu analiso e vejo se vale o sacrificio, tem coisas que não valem a pena, então é melhor comer uma coisa calórica mas deliciosa, do que uma coisa mega calórica sem nenhuma beleza interior (beleza interior =  recheio de doce de leite, rsrsrsrrs)
Eu analiso, e evito chantilis, frituras... mas de resto, vamo que vamo que a vida é bela... mas curta demais, não dá para viver privada, e outra, corpo não é minha ferramenta de trabalho, então não dá prá ficar na neura do corpo perfeito... nesses dias estou que nem o Zeca Pagodinho, (sem a cerveja é claro...) "sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu"....  e vou levando...
Cêis qué a receitinha da tortinha ??

Rumbora:

Massa:
Essa massa serve para todas tortas de frutas, dá até para fazer e depois guardar em pote hermético e só usar quando quiser.

500 grs de farinha de trigo
300 grs de manteiga
150 grs de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
casca ralada de um limão 
Misturar tudo com as mãos sem  sovar muito, e gelar por uma hora.
Depois abrir na forma e assar até dourar por baixo. Deixe esfriar para rechear.

Recheio:
Esse creme é o de confeiteiro e serve para todas as tortas de frutas, fica neutro, mas muito gostoso.

1 litro de leite
500 grs. de açucar
8 gemas
150 grs. de farinha de trigo
1 colher de chá de baunilha

Misture o leite com 250 grs de açúcar e leve para ferver. Misture o açúcar restante com a farinha peneirada, assim que o leite ferver jogue em chuvinha mexendo sempre,( nem precisa ficar com medo que não empelota, pois misturou o açúcar e a farinha) , em seguida acrescente as gemas continue mexendo por cinco minutos até cozinhar as gemas.Acrescente a baunilha e desligue o fogo. Deixe esfriar e utilize.

Sobre esse creme coloque os morangos e a cobertura vitrificada:
1 e 1/2 xicara de água
1 colher de sopa de amido
1 colher de sopa de açúcar
1 envelope de gelatina de morango
1/2 xc de água gelada

dissolva o amido e açúcar com água e leve para ferver em fogo alto.Retire do fogo e acrescente a gelatina e a água gelada.
Leve á geladeira até ficar com consitência de clara de ovo. Pincele as tortinhas e leve á geladeira para endurecer.
Bom por hoje é só, mas logo tem mais...
Bjus 1000

8 comentários

  1. Oi querida.
    Como disse à Fê,ainda bem que ver foto de comida não engorda.Caso contrario vocês já tinham acabado comigo,rs,rs.
    Ficou linda de se ver!!! Mais certamente o melhor é comer ; )
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo seus post...
    Me indentifico mto com eles...
    Adorei a receita e vou controlar tb mais meu pratinho hehehe
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Hum...com o frio que tá aqui...só uma tortinha destas para aquecer!!Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pepa!
    Aqui em casa é o maridão que é do tipo fazer para um batalhão!rsrsrs já eu sou daquelas que fazem de pouquinho só para uma refeição então já viu, estou a cozinhar em casa todos os dias até aos finais de semana ele (o marido) vive brigando comigo dizendo que miséria pouca é bobagem, mas não adianta hábitos da mamãe rsrsrs.
    Quanto a torta de morango deve ter ficado uma delicia, mas tenho que confessar que não gosto de morangos, adoro o cheiro mas na hora de comer não desce acho uma fruta azeda sem açucar rsrsrs, aqui em casa todos gostam vou fazer qualquer dia até porque não sou daquelas pessoas que cozinha só o que gosta. Quanto aos morangos eu tiro na hora de comer rsrsrs.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Anita-Opa, quem sabe...rrssrsrrs. Pena que acabou.

    Beth- Não engorda se vc não for como eu que vai na cozinha fazer né ?? rsrsrrsrs.
    Ficou boa sim, quando eu for ai te levo uma dúzia !!

    Pri- ah, que bom... é tão bom saber que as pessoas gostam daquilo que a gente faz...
    Só controlando mesmo, rsrsrsrs

    Rô-Quer uma ?? Vai ter que vir aqui pegar, rsrrsrss

    Tati- somos duas, eu amo ver aqueles morangos suculentos na feira... mas se não for em alguma coisa doce também não me animo com ele puro, rsrsrs.
    Quer dizer que o maridex é o dono de restaurante ?? Eu estou mudando... só forminhas mini, rsrsrsrs

    Helena Lindinha- Vou pegar sim, assim que tiver um tempinho vou postando todos que já ganhei...
    Bjus 1000 a todas !!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pepa !!!

    Que delícia ... deu até agua na boca ... desculpa a demora para te responder mas em relação ao cortador circular eu paguei R$ 40,00 mas não é da olfa .... por essa marca eu achei muito cara quem sabe depoi squando eu puder ... e esse funcionou super bem... a base de corte eu paguei 100 reais e a régua 38...
    me desculpa tá !!!

    bjoss

    VAN

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.