10 de outubro de 2024
Dia mundial da saúde mental
Queridas e queridos quando os gestores criam certas datas específicas para algum tema, não significa que os outros dias não devam ser observadas as questões.
Na data específica, tem uma mobilização dos órgãos públicos envolvidos para alertar a população.
Não é só no Brasil, mas no mundo, os índices de pessoas que apresentam algum problema mental tem se elevado, e tem faltado profissionais qualificados para atender a população.
A data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, e tem o objetivo de chamar a atenção para a saúde mental, e importância de se promover um estado de bem-estar emocional e psicológico a todos.
A evolução da ciência e o acesso a informação permitiram a possibilidade de diagnosticar diversas doenças.
Mas muitos dos transtornos modernos são reflexos de uma aceleração da vida cotidiana e consequentemente o surgimento de doenças, como a ansiedade, a dependência química e a depressão.
Manter hábitos de vida saudáveis colabora para o bem estar mental
Algumas atitudes que podem ajudar: Planejar o seu dia, fazer pequenas pausas de 3 minutos para respirar e relaxar, meditar sobre o grau de intolerância frente a situações difíceis, identificar os gatilhos na sua rotina que podem disparar reações de estresse, concilie vida profissional com vida pessoal, ambas devem caminhar sempre juntas.
Quando perceber que algo foge do controle procure do apoio de um especialista, isto também é qualidade de vida.
Prevenir que o estresse e os maus hábitos se instalem na sua vida é sempre o melhor remédio.
Cuide-se bem e promova sua Saúde Mental!
Como já comentei em alguns posts fui diagnosticada com transtorno de personalidade borderline, TPB, e faço tratamento pelo SUS.
Trato no SUS ansiedade e depressão, pois o TPB não é considerado uma doença, mas uma forma diferente de encarar o mundo, e ao tentar se adaptar, o TPB cria esquemas que interferem negativamente no seu bem estar, dai surge a ansiedade e a depressão.
Uma pessoa com TPB não é medicada por ter TPB, diferente de outros transtornos, como por exemplo o Bipolar, que é considerado um distúrbio.
Uma pessoa TPB pode desenvolver outras doenças como bipolaridade, Toc, TDAH e etc., por isso é que se deve passar por um psiquiatra, pois só um médico especialista pode dar um diagnóstico correto.
Vou me despedindo de vocês
É muito importante que seja chamada atenção para a importância da saúde mental! Todos precisamos dela! beijos, lindo fds! chica
ResponderExcluir